A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividade complementar 04

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividade complementar 04"— Transcrição da apresentação:

1 Atividade complementar 04
Apresentação 04 RELAÇÕES ENTRE OS CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA, OS TEMPOS E AS TEMPORALIDADES

2 Professoras e professores, sabemos o quanto o ritmo do cotidiano influencia a escola. E será que poderia ser diferente? Vamos pensar sobre o ciclo de formação humana, os tempos e as temporalidades?

3 TEXTO BASE: Currículo e desenvolvimento humano

4 Que marca suas vidas desde tão cedo serão constantes processos de ação-intervenção. Logo chegam à escola como mentes ativas, curtidas em processos de saber-aprender-pensar-agir-interagir. Como é injusto não reconhê-los sujeitos desses processos e pichá-los como débeis mentais, lentos, desacelerados, com problemas de aprendizagem. Até quando? “Por que tantos estudantes com problemas de aprendizagem? É mais fácil apontar para a "falta de capacidade" dos alunos e seus ritmos lentos de aprendizagem.” “Há uma espécie de incongruência na lógica escolar: partir da certeza de que os alunos são desiguais em capacidades de aprender, mas organizar um currículo único, igual, tendo como parâmetros os alunos tidos como mais capazes.” (ARROYO, 2007)

5 “A ação da Criança depende da maturação orgânica e das possibilidades que o meio lhe oferece” (LIMA, 2007, p. 25).

6 “O ser humano aprende somente as formas de ações que existirem em seu meio, assim como ele aprende somente a língua ou as línguas que aí forem faladas” (LIMA, 2007, p. 25).

7 “A criança se constitui enquanto membro do grupo por meio da formação de sua identidade cultural, que possibilita a convivência de sua permanência no grupo.” (LIMA, 2007, p. 25)

8 O sujeito precisa ser reconhecido dentro de seu próprio tempo.

9 Esta perspectiva do tempo é importante: Novas áreas do conhecimento vão se formando por desdobramento de áreas tradicionais do currículo (por exemplo, a Ecologia a partir da Biologia), ou são criadas como resultado de novas praticas culturais, internet e web, ou ainda pela complexidade crescente do conhecimento e da tecnologia (LIMA, 2007, p. 20).

10 “Um currículo voltado para a formação humana precisa ser situado historicamente” (LIMA, 2007, p. 20) .

11 “Um currículo para a formação humana é aquele orientado para a inclusão de todos ao acesso de bens culturais e ao conhecimento, está assim, a serviço da diversidade”(LIMA, 2007, p. 20).

12 “Seres humanos são diversos em suas experiências culturais, são únicos em suas personalidades e são diversos em suas formas de perceber o mundo” (LIMA, 2007, p. 20).

13 “A arte se coloca na escola como um domínio que engloba formas de ação humana necessárias para que o currículo leve, efetivamente, ao desenvolvimento humano na escola” (LIMA, 2007, p. 50).

14 LINGUAGEM E IMAGENS MENTAIS: percepção, memória e imaginação
“A função simbólica é construir significados e acumular conhecimentos. É atividade mais básica das ações que acontecem na escola, tanto do educador como do educando. Quando os elementos do currículo não mobilizam adequadamente o exercício desta função, a aprendizagem não se efetua”. (P. 27,

15 A escola é um espaço de ampliação da experiência humana, devendo, para tanto, não se limitar às experiências cotidianas trazendo, necessariamente, conhecimentos novos, metodologias e as áreas de conhecimento contemporâneas. O currículo se torna, assim, um instrumento de formação humana.

16 As estratégias de ação e os padrões de interação entre as pessoas são definidos pelas práticas culturais. Isto significa que a cultura é constitutiva dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem.

17 Linguagem e Imagens Mentais : Percepção, Memória e Imaginação Desenvolvimento da Função Simbólica
Todo ensino na escola, de qualquer área do conhecimento, implica na utilização da função simbólica.

18 Percepção Isso revela que os sentidos funcionam com interdependência, o que tem uma relevância fundamental para os professores, pois o ensino deve mobilizar várias dimensões da percepção para que o aluno possa “guardar” conteúdos na memória de longa duração.

19 Memória São três os movimentos da memória: o de arquivar, o de evocar e o de esquecer. Ao entrar em contato com algo novo, o ser humano pode criar novas memórias, ou seja, arquiva este conhecimento, experiência ou ideia em sua memória de longa duração. As impressões gravadas na memória de longa duração, a partir das experiências vividas, podem ser “evocadas”, trazidas à consciência. Outras experiências, informações, vivências, imagens e ideias são esquecidas.

20 O desafio da pedagogia é formular metodologias de ensino que transformem esta primeira ação da memória (curta duração) em memórias de longa duração.

21 Referências LIMA, Elvira Souza. Indagações sobre currículo: currículo e desenvolvimento humano. In: BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto/ SEB, Brasília: MEC, Disponível em:   < Acesso em: 20 ago 2015.


Carregar ppt "Atividade complementar 04"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google