A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia – 2ª Ensino Médio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia – 2ª Ensino Médio."— Transcrição da apresentação:

1 Geografia – 2ª Ensino Médio.
Revisão de conteúdos Geografia – 2ª Ensino Médio.

2 As redes da ilegalidade no mundo.
Narcotráfico – produção de drogas no mundo: Drogas sintéticas e precursores, ou seja, substâncias usadas na síntese de uma droga qualquer – mundo desenvolvido, em que a mão-de-obra é de maior qualificação. Drogas orgânicas que dependem do cultivo de plantas que fornecem as substâncias para a produção das mesmas – países de menor desenvolvimento e em desenvolvimento, em que a mão-de-obra é de menor qualificação e ainda reside no meio rural (setor primário da economia)

3 Territórios de cultivo de plantas usadas na produção de drogas.
Produção de coca: Áreas cultivadas: - Peru ha. - Colômbia – ha. - Bolívia – ha. produção de cocaína da Colômbia (199 t ) Peru (325 toneladas) e Bolívia (265 toneladas)

4 Cultivo de papoula O cultivo de papoula para a produção de ópio, heroína e morfina, concentra-se no Sul e Sudeste Asiático, onde existem dois cartéis: o Triângulo do Ouro nos territórios de Myanmar, Tailândia e Laos Crescente do Ouro nos territórios do Afeganistão, Paquistão e uma pequena parte do Irã. O cultivo de papoula para a produção de ópio e heroína não ficou restrito aos territórios asiáticos, mas expandiu-se para outros territórios, como o do México e o da Colômbia. No México o cultivo e a produção ficam no Oeste – Serra Madre Ocidental - estados de Sinaloa, Durango e Chihuahua – denominado de Triângulo Dourado

5 Carteis do ópio

6 Biopirataria É a exploração ou apropriação ilegal de recursos da fauna e da flora (recursos genéticos) e do conhecimento das comunidades tradicionais. Solução – 10ª COP – da Conferência da Diversidade Biológica, que resultou num documento denominado de Protocolo de Nagóia: “os recursos genéticos só podem ser apropriados em um país megadiversos, se tal país autorizar pesquisas em seu território”. “Se tais recursos resultar em um produto para o comércio, os lucros deverão ser repartidos com o país detentor do recurso da biodiversidade que foi pesquisado e transformado em produto comercializável”. Princípio da repartição dos benefícios. “ Se o conhecimento acerca das propriedades do recurso da biodiversidade foi adquirido a partir da observação dos recursos pelos povos nativos, os lucros gerados deverão ser divididos com as comunidades nativas”.

7 Brasil e a biopirataria
Por mais que os povos nativos ou comunidades brasileiras que dependem dos recursos da biodiversidade para sobreviver tenham se empenhado no sentido de ter seus conhecimentos nativos reconhecidos, a OMPI (Organização Mundial sobre Propriedade Intelectual)não reconheceu que os conhecimentos nativos sejam considerados propriedade intelectual e nem o Brasil ratificou o protocolo de Nagoya. O Brasil perde cerca mais de 5 bilhões de dólares por ano com o tráfico de animais, produtos da flora e de conhecimentos das comunidades tradicionais. O Brasil não ratificou o protocolo de Nagoya, em função da pressão da bancada ruralista no congresso, pois há um temor por parte dos deputados desta bancada de que o protocolo possa causar prejuízos ao setor agropecuário, visto que todos os principais produtos do agronegócio brasileiro (incluindo soja, cana e gado) são baseados em espécies de animais e plantas não nativas do Brasil, trazidas originalmente de outros países. O texto do protocolo, porém, diz que ele não se aplica a alimentos e nem é retroativo.

8 Contrabando e Descaminho
Contrabando – entrada ilegal de produtos em território nacional, cuja venda é proibida ou controlada no Brasil. Ex: cigarros, armas, munições, drogas, medicamentos e outros. Descaminho – entrada ilegal de produtos em territórios nacional, cuja venda é permitida no Brasil. Exemplos: televisores, filmadoras, computadores, pneus, perfumes, roupas, calçados, e outros.

9 OMC e a Rodada de Doha. A Rodada de Doha, primeira rodada de negociações no âmbito da OMC fracassou porque os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento mais os países de menor desenvolvimento não chegaram a um acordo sobre a retirada dos subsídios agropecuários concedidos pelos países desenvolvidos. Tais subsídios atrapalham o comércio mundial de produtos agropecuários e causam prejuízos, sobretudo para os países mais pobres.

10 Doha Light Um acordo histórico alcançado pela Organização Mundial do Comércio (OMC), em dezembro de 2013, após o fim das reuniões em Bali, na Indonésia, conseguiu desbloquear a Rodada de Doha - uma série de reuniões iniciadas em 2001, que visam discutir regras para tornar mais ágil o comércio entre os países. Essas negociações estavam paralisadas desde 2008.O brasileiro Roberto Azevedo, que assumiu a liderança do órgão em setembro conseguiu fechar o acordo denominado de Doha Light e registrar sua primeira vitória à frente da organização. O acordo "Doha Light", compreende três pilares: agricultura, com um compromisso de reduzir os subsídios às exportações; a ajuda ao desenvolvimento, que prevê uma isenção crescente das tarifas alfandegárias para os produtos procedentes dos países menos desenvolvidos, e a facilitação de intercâmbios, que pretende reduzir a burocracia nas fronteiras.

11 Neoliberalismo Sistema econômico atual que:
Retira a intervenção do Estado sobre a economia; Diminui o poder dos sindicatos; Realiza a privatização de empresas estatais; Busca diminuir carga fiscal Flexibiliza a legislação trabalhista.

12 Migrações Internacionais
São fluxos populacionais que saem de um país em direção a outro país. Os países que repulsam população são aqueles de baixo crescimento econômico, ou que estão em conflitos, ou ainda que apresentam problemas ambientais. Os países que mais receberam e recebem imigrantes no mundo são os Estados Unidos e países da União Europeia, pois apresentam estabilidade econômica e política.

13 União Europeia É o bloco econômico que mais avançou na integração econômica, pois possui 28 países que se beneficiam das quatro liberdades: livre circulação de mercadorias, pessoas, capitais e serviços. É uma União Econômica e Monetária, pois tem uma só moeda e um só banco central, apesar de nem todos os países serem integrados à Eurozona, como o Reino Unido, por exemplo. O Reino Unido pretende realizar um plebiscito para consultar seus nacionais sobre a possibilidade de sair do bloco. Tal fato preocupa todos os países do bloco, pois se o Reino Unido sair da União Europeia, vai atrapalhar o comércio, visto que o país vai elevar as barreiras tarifárias para os produtos provindos dos outros países do bloco. O países integrantes da União Europeia terão o mesmo tratamento comercial de países fora do bloco que fazem comércio com o Reino Unido, obedecendo ao princípio da Nação Mais Favorecida da OMC.

14


Carregar ppt "Geografia – 2ª Ensino Médio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google