A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISTRIBUIÇÃO DE POISSON

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISTRIBUIÇÃO DE POISSON"— Transcrição da apresentação:

1 DISTRIBUIÇÃO DE POISSON

2 Distribuição discreta de probabilidade aplicável a ocorrências de um evento em um intervalo especificado. TAXA

3 EXEMPLOS: usuários de computador ligados à Internet
Clientes chegando ao caixa de um supermercado. Acidentes com automóveis em uma determinada estrada . Número de carros que chegam a um posto de gasolina. Número de aviões sequestrados em um dia.

4 Número de falhas em componentes por unidade de tempo.
Número de requisições para um servidor em um intervalo de tempo t. Número de peças defeituosas substituídas num veículo durante o primeiro ano de vida.

5 Em todas estas situações, temos um conjunto de ocorrências que satisfazem as seguintes condições:
O número de ocorrências de um evento em um intervalo de tempo (espaço) é independente do número de ocorrências do evento em qualquer outro intervalo disjunto. Ocorrências independentes umas das outras e a probabilidade de duas ou mais ocorrências simultâneas é praticamente zero.

6 O número médio de ocorrências por unidade de tempo (espaço) é constante ao longo do tempo (espaço).
Ocorrências distribuídas uniformemente sobre o intervalo considerado. O número de ocorrências durante qualquer intervalo depende somente da duração ou tamanho do intervalo; quanto maior o intervalo, maior o número de ocorrências.

7 Portanto: A variável aleatória X é o número de ocorrências do evento no intervalo. O intervalo pode ser o tempo, a distância, a área, o volume ou outra unidade análoga.

8 Esta distribuição representa a probabilidade de que um evento ocorra um nº especificado de vezes em um intervalo de tempo (espaço), quando a taxa de ocorrência é fixa:

9 x = valor da v. a. node ocorrências do evento em um intervalo
λ= taxa de ocorrência do evento x (nº esperado de eventos) e ≈2,71828 (constante natural)

10 EXEMPLO: Uma central telefônica tipo PABX recebe uma média de 5 chamadas por minuto. Qual a probabilidade deste PABX não receber nenhuma chamada durante um intervalo de 1 minuto?

11 Reforçando.... A distribuição de Poisson exige que:
A variável aleatória X seja o nº de ocorrências de um evento em um intervalo. As ocorrências sejam aleatórias . As ocorrências sejam independentes umas das outras. As ocorrências tenham a mesma probabilidade sobre o intervalo considerado.

12 Os parâmetros da distribuição de Poisson:
Média = λ Desvio padrão = √λ

13 A distribuição de Poisson DIFERE DA Distribuição Binomial em dois aspectos:
A binomial é afetada pelo tamanho da amostra n e pela probabilidade p, enquanto a Poisson é afetada apenas pela taxa de ocorrência (média) λ. Em uma binomial, os valores possíveis da variável aleatória X são 0, 1, 2, ..., n (limite máximo), enquanto que em uma Poisson os valores possíveis de X são 0,1,2,3 ... (sem limite superior)

14 OBSERVAÇÃO FINAL: Podemos utilizar a Distribuição de Poisson como uma aproximação da Distribuição Binomial quando: “n” é grande e “p”, muito pequeno. n ≥100 e n.p ≤10 (regra empírica) Ao utilizarmos Poisson como aproximação da Binomial, podemos achar o valor de λ pela fórmula: λ= n . p

15 Exercício 1: No estudo de átomos de Césio durante 365 dias, átomos deterioraram-se para átomos. Determine o número de átomos médio que se deterioraram por dia. Qual a probabilidade de, em qualquer dia, 50 átomos se deterioram?

16 Exercício 2: O governo de uma ilha informou que durante um período de 20 anos, 196 turistas faleceram. a) Qual a média do número de turistas que faleceram por ano? b) Qual a probabilidade de nenhum turista falecer no próximo ano? c) Qual a probabilidade de 4 turistas falecerem no próximo ano?

17 Exercício 3: 5% das televisões fabricadas têm defeito:
Qual a probabilidade de duas em cem televisões ( escolhidas aleatoriamente) terem defeito? Qual a probabilidade de duas em cem televisões ( escolhidas aleatoriamente) terem defeito, utilizando a aproximação da distribuição de Poisson à distribuição Binomial?

18 Exercício 4: Um jogador joga na roleta duzentas vezes e aposta sempre no número sete. A probabilidade de ganhar em cada jogada é 1/38. Qual a probabilidade de perder nas duzentas vezes?


Carregar ppt "DISTRIBUIÇÃO DE POISSON"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google