A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula Roteiro -corrigir exercicio da aula passada

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula Roteiro -corrigir exercicio da aula passada"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 12-05-10 Roteiro -corrigir exercicio da aula passada
- A família de aluno com dislexia -seminário sobre os aspectos afetivos da DAs

2 A família do aluno com dislexia
Os problemas de aprendizagem afetam toda família. A expressão de uma predisposição genética depende muito da presença de um entorno facilitador. A importância do luto da criança imaginada para não acontecer exigências impossíveis.

3 A família do aluno com dislexia
Como decorrência do fracasso escolar pode aparecer sintomas de hiperatividade( para manipular o entorno), ansiedade ou depressão. A avaliação do funcionamento familiar é muito útil para orientação da mesma.

4 A família do aluno com dislexia
A abordagem psicoterapêutica visa : o desabrochar global da criança, em vez de tratar a disfunção. Definir de forma realista as expectativas dos pais e informar corretamente sobre os problemas( compreender o papel das difunções cerebrais, saber sobre as perturbações comportamentais e afetivas, identificar o impacto familiar, escolar e social.)

5 A família do aluno com dislexia
No atendimento das crianças disléxicas é essencial : A detecção precoce, Aporte de medidas reeducativas, e/ou/farmacológicas, evita o ciclo vicioso do fracasso, Melhorar a auto-estima, Reconstruir a própria imagem,

6 A família do aluno com dislexia
Construir o prazer na leitura/escrita, Despertar o desejo de saber, Aumentar a tolerância à frustração, Valorizar setores de atividades que a criança é bem sucedida.

7 Aspectos afetivos e as Dificuldades de aprendizagem
Aspecto afetivo como importante elemento a considerar no processo de aprendizagem . (problemas de auto-imagem, ansiedade excessiva, momento de luto, etc. Todas teorias concordam com isso.

8 Teoria psicogenética Para Piaget toda conduta , afetiva ou cognitiva é adaptativa. Em relação a aprendizagem : Afeto-interesse-assimilação- forma individual de aprender (visual, cinestésica, auditiva,etc), acomodação- equilibração O afeto pode estimular ou retardar o desenvolvimento intelectual, direciona os interesses dos indivíduos,é a motivação para o ato de conhecimento. O processo afetivo e cognitivo são de naturezas diferentes.

9 Enfoque psicanalítico
O motor da vida é a pulsão sexual. Parte do desejo de saber mais sobre a sexualidade é sublimado e outra parte reprimido, deslocados para outros elementos socialmente aceitos(não ligados a sexualidade),

10 Enfoque psicanalítico
Para Freud, a energia sexual sublimada é que alimenta a inteligência. Os impulsos afetivos e sexuais são o motor do desenvolvimento psicológico.

11 Teoria fatorialista Ênfase no estudo das diferenças individuais de inteligência. fala de uma capacidade geral ou inteligência, através de enfoque correlacional, na tentativa de demonstrar as semelhanças e diferenças entre os indivíduos. São usados testes e avaliações.

12 Bibliografia Sisto,F.F. Dificuldades de aprendizagenm no contexto psicopedagógico. Cap 5 Selma de Kassia Martineli. Estienne, F. Dislexias descrição, avaliação, explicação, tratamento. Pg 216. O papel da família.


Carregar ppt "Aula Roteiro -corrigir exercicio da aula passada"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google