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Gerência de Projetos de Software

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Apresentação em tema: "Gerência de Projetos de Software"— Transcrição da apresentação:

1 Gerência de Projetos de Software
CST EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA Gerência de Projetos de Software Aula 2 – Introdução aos conceitos de Projeto Joseane Alves Freire

2 O que é um projeto? Tem início e fim bem determinados É um esforço TEMPORÁRIO para criar um produto, serviço ou resultado ÚNICO O resultado é algo diferente em algum aspecto

3 O que é um projeto temporário ?
Começo e fim definidos O fim é alcançado quando: Os objetivos são atingidos (SUCESSO) Fica claro que os objetivos não podem ou não serão atingidos (INSUCESSO) A necessidade que originou o projeto não existe mais (INSUCESSO) Não é necessariamente curto

4 O que é um projeto único? Algo que nunca havia sido feito (consideradas todas as suas características) A presença de elementos repetitivos não muda o caráter único O produto, serviço ou resultado pode ser único mesmo que pertença a uma categoria maior Por exemplo: Prédio de escritórios

5 O que é um projeto? É um empreendimento não repetitivo (temporário), com uma seqüência bem definida de eventos com início e fim, conduzido por pessoas, para se obter um novo produto, serviço ou resultado (único) que se caracteriza por: Possuir objetivo e requisitos claramente definidos (Escopo); Obedecer ao orçamento aprovado (Custo); e Ser concluídas em prazo especificado (Tempo). Custo Tempo Escopo a tríplice restrição

6 Exemplo de Projetos Desenvolvimento de um novo produto/serviço.
Desenvolvimento de um novo modelo de veículo. Construção de um prédio. Uma campanha para um cargo político. Desenvolvimento ou aquisição de um sistema. Uma edição de um jornal ou revista

7 O que são operações? São um conjunto de ações cujo resultado, em um dado período, contribui para o atendimento de uma necessidade administrativa ou operacional da organização

8 Operações Caracteriza-se por: Exemplos
Ter objetivo que pode ser medido qualitativa e financeiramente Atividade contínua (não ser limitada no tempo) por dar condições para o funcionamento normal de uma organização Exemplos Administração de recursos humanos Compras, contabilidade, contratos

9 Operações X Projetos São semelhantes, pois são:
Executados por pessoas. Restritos a recursos limitados. Planejados, executados e controlados.

10 O que são programas ? São um grupo de projetos designados a alcançar um objetivo estratégico mais abrangente

11 Programas Caracteriza-se por: Exemplo:
O termo é mais utilizado em governos Tal como o projeto é limitado no tempo, mas sua duração é bem maior (anos e anos) Os projetos constituem a execução do programa para atingir os seus objetivos Por terem um longo período, podem incluir operações Exemplo: NASA (Exploração de um novo planeta) BRASIL (Acabar com o analfabetismo)

12 Projetos X Programas

13 O que é o Gerenciamento de Projetos ?

14 O Gerenciamento envolve...
Planejamento Definição e previsão de requisitos, cronograma, recursos, esforço e custos Organograma do projeto e alocação da equipe Infra-estrutura necessária (ambiente, treinamentos, etc.) Estrutura de comunicação Problemas (levantar riscos)

15 O Gerenciamento envolve...
Monitoramento e Controle Acompanhar, avaliar, monitorar, resolver Realização das atividades (progresso do projeto) Riscos e custos Qualidade dos artefatos Motivação e coesão da equipe Problemas e conflitos (tomar ações corretivas)

16 O Gerenciamento envolve...

17 Escritório de Projetos
Um escritório de projetos (Project Management Office, PMO) é um corpo ou entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio.

18 Escritório de Projetos
Principais funções Gerenciamento de recursos compartilhados entre todos os projetos administrados pelo PMO; Identificação e desenvolvimento de metodologia, melhores práticas e padrões de gerenciamento de projetos; Orientação, aconselhamento, treinamento e supervisão; Monitoramento da conformidade com as políticas, procedimentos e modelos

19 Escritório de Projetos
Padrões de gerenciamento de projetos por meio de auditorias do projeto; Desenvolvimento e gerenciamento de políticas, procedimentos, formulários e outras documentações compartilhadas do projeto (ativos de processos organizacionais); Coordenação das comunicações entre projetos.

20 Stakeholders Partes interessadas
São pessoas e organizações ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses podem ser afetados como resultado da execução ou do término do projeto. Ex.: Gerente de projetos interno e externo Consumidor (usuário final e seu cliente) Parceiros Equipe Patrocinador Concorrentes

21 Definir interessados no projeto
Quem são? Indivíduos e as organizações envolvidas diretamente e também aqueles que, de alguma forma, serão afetados por sua existência. Esses agentes ou atores podem manifestar ou sofrer influências relativas ao projeto tanto ao longo de seu planejamento, como em sua realização e mesmo após sua conclusão.

22 Principais interessados no projeto

23 Sucesso em um projeto Um projeto tem sucesso quando atinge ou supera as expectativas de seus principais stakeholders.

24 O Gerente de projetos Responsável por:
montar ou influenciar a montagem da equipe do projeto considerando habilidades e conhecimentos técnicos e humanos; garantir que a equipe tem todas as condições necessárias para desenvolver o seu trabalho; gerenciar o trabalho em equipe e administrar os relacionamentos interpessoais e organizacionais; servir de ligação entre os níveis de gerência e a equipe do projeto; analisar constantemente a melhor alternativa para alcance do objetivo do projeto; gerenciar a expectativa dos diversos stakeholders.

25 Principais habilidades do gerente de projetos
Liderança Estabelecer direções, alinhar pessoas, motivar e inspirar. Comunicação Reportar o progresso do projeto, decidindo quem, quando, de que forma e a quem reportar o desempenho do projeto. Negociação Discutir com o objetivo de se chegar a um acordo. Ocorrem em torno de diversas questões, em diversos momentos e vários níveis do projeto.

26 Principais habilidades do gerente de projetos
Solução de Problemas Entendimento do problema, análise das causas e encaminhamento de uma solução viável. Definir as causas dos problemas e analisá-los visando identificar soluções que melhor se adequem ao momento. Influência na Organização Habilidade para fazer as coisas acontecerem na organização. Deve-se conhecer o mecanismo de poder e de política da empresa (no sentido positivo).

27 Principais habilidades do gerente de projetos
Versão atual PMBOK Conhecimento: o que é gerenciamento de projetos? Desempenho: o que é capaz de realizar enquanto aplica seu conhecimento em gerenciamento de projetos? Pessoal: qual seu comportamento na execução do projeto? Atitudes; Características de personalidade e liderança; Capacidade de orientar a equipe do projeto X atingir objetivos X equilibrar restrições

28 Conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos
O Guia PMBOK® é o padrão para gerenciar a maioria dos projetos na maior parte das vezes em vários tipos de setores da indústria. Descreve os processos, ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos usados até a obtenção de um resultado bem-sucedido.

29 Visão geral do PMBOK Composição INTEGRAÇÃO Áreas de Conhecimento RH
Aquisições RH Riscos Comunicação Tempo Custo INTEGRAÇÃO Qualidade Escopo Áreas de Conhecimento

30 Conhecimento de Gerenciamento de Projetos - Guia PMBOK®
Introdução (Capítulo 1) Definição do ciclo de vida do projeto (Capítulo 2) Cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos (Capítulo 3) Nove áreas de conhecimento (Capítulos 4 a 12).


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