A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRUTURAS DA PERSONALIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRUTURAS DA PERSONALIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRUTURAS DA PERSONALIDADE
II UNIDADE

2 Id – O Id é a fonte da energia psíquica de uma pessoa, de origem orgânica e hereditária e que, segundo Freud, estava ligada principalmente à libido, isto é, o impulso sexual.

3 O Id se apresenta na forma de instintos que impulsionam o organismo, estando relacionado a todos os impulsos não civilizados, de tipo animal. O Id não tolera tensão, se a tensão atinge certo nível o Id age no sentido de descarregá-la.

4 Id é regido pelo princípio do prazer, ou seja, sua função e procurar o prazer e evitar o sofrimento. Localiza-se na zona inconsciente da mente, por isso não conhece a realidade objetiva, a “lei” ética e social, que nos prende perante a determinadas situações devido às pressões do mundo externo.

5 Ego – Este termo significa “eu” em latim
Ego – Este termo significa “eu” em latim. O Ego é o responsável pelo contato do psiquismo com a realidade, o mundo externo ao indivíduo. O Ego atua de acordo com o princípio da realidade, estabelecendo o equilíbrio entre as reivindicações do Id (inconsciente) e as exigências do superego com relação ao mundo externo.

6 Ego é o componente psicológico da personalidade, cujas funções básicas são a percepção, a memória, os sentimentos e os pensamentos. Localiza-se, portanto, na zona consciente da mente.

7 Superego – Atua como censor do Ego
Superego – Atua como censor do Ego. É o representante interno das normas e valores sociais que foram transmitidos pelos pais através do sistema de castigos e recompensas impostos à criança.

8 Ele é estruturado durante a fase fálica, quando ocorre o Complexo de Édipo (também chamado de “Complexo de castração”. É nesse momento que a criança começa a internalizar os valores e as normas sociais.

9 São nossos conceitos do que é certo e do que é errado
São nossos conceitos do que é certo e do que é errado. O Superego nos controla e nos pune (através do remorso, do sentimento de culpa) quando fazemos algo errado, e também nos recompensa (sentimos satisfação, orgulho) quando fazemos algo meritório.

10 O Superego procura inibir os impulsos do Id, uma vez que este não conhece a moralidade. O Superego é, portanto, o componente moral e social da personalidade. As principais funções do Superego são inibir os impulsos do Id (principalmente os de natureza agressiva e sexual) e lutar pela perfeição.

11 Deste contínuo relacionamento entre estas três forças da mente humana é que surgem os conflitos e distúrbios psicológicos, pois o Superego é repressor e moral, enquanto que o Id é movido pela busca incansável do prazer, e o Ego fica tentando arbitrar os inevitáveis conflitos entre o que a pessoa quer fazer e o que ela deve fazer.

12 Os três sistemas da personalidade não devem ser considerados como fatores independentes que governam a personalidade. Cada um deles têm suas funções próprias, seus princípios, seus dinamismos, mas atuam um sobre o outro de forma tão estreita que é impossível separar os seus efeitos.

13


Carregar ppt "ESTRUTURAS DA PERSONALIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google