A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Mundo da Guerra Fria Esquema e conceitos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Mundo da Guerra Fria Esquema e conceitos."— Transcrição da apresentação:

1 O Mundo da Guerra Fria Esquema e conceitos

2

3 Conceitos da Unidade 6 Apartheid (pág. 144):
Sistema de segregação racial em que os antigos colonos europeus detinham em exclusividade os direitos civis e políticos. Estes direitos eram negados aos Asiáticos e, sobretudo, aos Africanos que, assim, continuavam dominados pela lógica colonial. Descolonização (pág. 144): Luta contra o sistema de domínio dos colonos europeus sobre os territórios e povos de África e da Ásia.

4 Conceitos da Unidade 6 «Estado Providência» (pág. 154):
Designação dada aos Estados que, a partir da crise dos anos 30, passaram a assegurar aos seus cidadãos pensões de reforma, subsídios de desemprego, etc. (por exemplo, os Estados Unidos, com o New Deal). Após a Segunda Guerra Mundial, este modelo evoluiu na Europa para um sistema universal, que pretendia assegurar serviços gratuitos (mas pagos pelos impostos) desde o nascimento até à morte de cada cidadão. Guerra Fria (pág. 140): Situação de tensão entre os Estados Unidos e a União Soviética, apesar de não entrarem diretamente em guerra.

5 Conceitos da Unidade 6 Keynesianismo (pág. 158):
Política económica inspirada nas ideias de John Maynard Keynes, que defende a intervenção do Estado na economia, estimulando o crescimento desta através do investimento público e das despesas sociais. Multinacional (pág. 148): Grande empresa com origem e sede num país desenvolvido, mas com investimentos e negócios espalhados por muitos outros países.

6 Conceitos da Unidade 6 Neoliberalismo (pág. 158):
Política económica oposta ao intervencionismo do Estado, defendendo a redução da despesa pública e o papel da iniciativa privada como motor da economia. Segregação racial (pág. 156): Discriminação das pessoas de cor de pele ou grupo étnico diferente. No Sul dos Estados Unidos afetava os afro- -americanos, descendentes de antigos escravos. Terciarização (pág. 154): Crescimento do setor terciário da economia (comércio e serviços) até integrar a grande maioria da população ativa.

7 Conceitos da Unidade 6 União aduaneira (pág. 152):
Espaço que abrange vários países e no qual é abolido o controlo da circulação de pessoas e mercadorias nas fronteiras internas. Urbanização (pág. 154): Processo de difusão do modo de vida urbano, associado ao crescimento da população urbana. Vanguardas artísticas (pág. 156): Grupos de artistas que partilham tendências novas e se assumem como pioneiros na introdução de inovações.


Carregar ppt "O Mundo da Guerra Fria Esquema e conceitos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google