A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reconciliação O Sacramento da Volta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reconciliação O Sacramento da Volta."— Transcrição da apresentação:

1 Reconciliação O Sacramento da Volta

2 Quando você quiser buscar o Sacramento da Reconciliação,
PREPARAÇÃO PARA O SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO Quando você quiser buscar o Sacramento da Reconciliação, busque recolher-se na intimidade do Coração de Jesus e prepare-se:

3 PRIMEIRO Agradeça a Deus dizendo: Meu Deus e meu Pai
eu te louvo e agradeço por me terdes dado a vida e por haver me concedido tantos benefícios, inclusive a Igreja e os sete sacramentos, como também o Sacerdote que em Teu nome me ouvirá em confissão. PRIMEIRO

4 SEGUNDO Reze no intimo do seu coração: Jesus envia-me
a luz do teu Espírito Santo, afim de que Ele me ilumine e me ajude a discernir quais os pecados que cometi contra mim, contra os outros e contra Ti. Ajuda-me, também, a arrepender-me sinceramente de todo o mal praticado. Amém! SEGUNDO

5 e assinalar tudo aquilo de ter praticado ou omitido.
Você poderá percorrer com tranqüilidade as perguntas a seguir e assinalar tudo aquilo que você lembrar-se de ter praticado ou omitido. Se não entender alguma pergunta, consulte alguém da sua confiança. TERCEIRO

6 com cuidado e recolhimento, mentalize Jesus crucificado,
Depois do exame de consciência feito, com cuidado e recolhimento, mentalize Jesus crucificado, coberto de poeira, escarros e sangue, abandonado por todos na sua agonia, udo por causa do nosso pecado. QUARTO

7 amoroso e compreensivo, por isso, Ele espera e acolhe com carinho
Deus é misericordioso, amoroso e compreensivo, por isso, Ele espera e acolhe com carinho quando você se volta para ele. Reflita, portanto, sobre sua vida em relação aos mandamentos de Deus.

8 QUINTO Após um exame de consciência bem feito, procure o sacerdote.
Perante ele, faça a sua confissão, consciente de que é o próprio Jesus que lhe perdoará por meio da absolvição sacramental, que o sacerdote lhe dará QUINTO

9 Amar a Deus, sobre todas as coisas
EXAME DE CONCIÊNCIA 1° Mandamento Amar a Deus, sobre todas as coisas Duvidei da existência de Deus? Reneguei ou abandonei a minha fé? Não rezo todos os dias? Leio livros ou revistas ou outras coisas contrários a minha fé? Zombei da minha religião, da minha igreja ou dos ministros?

10 Desconfiei da misericórdia de Deus?
Queixei-me de Sua providência nas doenças, na pobreza e nos sofrimentos? Zombei das coisas santas? Revoltei-me contra Deus? Freqüentei reuniões, cultos ou organizações contrárias a minha religião? Coloquei as coisas do mundo, tais como riquezas, prazeres, etc., acima de Deus?

11 Não pronunciar seu santo nome em vão
2° Mandamento Não pronunciar seu santo nome em vão Pronunciei o nome de Deus sem nenhum respeito? Roguei praga contra Deus? Ofendi a Deus com palavras? Recusei o auxilio de Deus? Desconfiei de Deus?

12 Pronunciei o nome dos Santos sem respeito?
Blasfemei contra Deus, Nossa Senhora, os santos e a igreja? Jurei falso sem necessidade? Não cumpri as promessas que fiz? Falei das coisas santas sem respeito?

13 Observar o domingo e os dias santos de preceito
3° Mandamento Observar o domingo e os dias santos de preceito Deixo de participar da Missa aos domingos e dia santos? Chego tarde à Missa por minha culpa? Não respeito o lugar sagrado da Igreja? Não rezo com devoção e nem rezo com minha família?

14 4° Mandamento Honrar pai e mãe
Perdi o respeito para com os meus pais, superiores ou idosos? Deixei meus pais tristes? Desejei mal para eles? Zombei das pessoas pobres, idosas e deficientes?

15 Tenho vergonha de meus pais?
Neguei aos meus pais ajuda, sobre tudo em momentos de enfermidade? Não tenho orgulho dos meus pais? Deixei de perdoar a meus pais? Não rezo pelos meus pais?

16 5° Mandamento Não matar Expus minha vida em perigo? Tentei suicídio?
Comi e bebi demais? Embriaguei-me? Usei tóxicos? Injuriei os outros? Deixei de ajudar o próximo em suas necessidades? Alimentei pensamentos de vingança?

17 Tive raiva, ódio, rancor do meu próximo? Desejei o mal para os outros?
Desejei a morte para os outros? Denunciei os outros injustamente? Coloquei a vida dos outros em perigo? Fui ousado na direção do carro? Convidei alguém ao pecado? Espanquei, feri ou matei alguém? Aconselhei ou pratiquei o aborto? Fiquei triste com a felicidade do meu próximo? Dei mal exemplo?

18 Não pecar contra a castidade
6° e 9° Mandamento Não pecar contra a castidade Não cobiçar a mulher do próximo Faltei ao pudor? Cometi pecados impuros comigo mesmo e com os outros? Provoquei tentações ou desejos impuros? De minha boca e de meu coração só saem coisas imorais?

19 Procurei as ocasiões de pecado?
Tive relações sexuais fora do matrimônio? O meu namoro e o meu noivado estão sendo pecaminosos? Fui infiel no namoro e no casamento? Desejei e pratiquei adultério? Andei em motel ou casa de prostituição? Revistas, filmes, sites, bate-papo pornográficos? Malicia no coração?

20 Não roubar e Não cobiçar as coisas alheias
7° e 10° Mandamento Não roubar e Não cobiçar as coisas alheias Tenho roubado alguma coisa dos outros? Cobiço as coisas alheias? Aceitei ou comprei coisas roubadas? Fiquei com coisas achadas, sem procurar o dono? Planejei roubos?

21 Causei prejuízos de propósito para os outros?
Não paguei as minhas dívidas? Enganei o meu próximo? Desperdicei tempo no trabalho?

22 Não levantar falso testemunho
8° Mandamento Não levantar falso testemunho Preguei mentira? Falei mal dos outros? Difamei e caluniei os outros? Fiz mau juízo dos outros? Provoquei e semeei a discórdia e a inimizade?

23 Dei falso testemunho contra o próximo?
Sou critiqueiro, fofoqueiro e mexeriqueiro? Gosto de falar mal dos outros? Não soube reconhecer o mal que fiz para os outros?

24 MANDAMENTOS DA IGREJA

25 Não observei a minha confissão anual?
Minha confissão feita não foi contrita, sincera e sem firme propósito de corrigir-me? Não cumpri a penitência da minha confissão? Não fiz a minha comunhão Pascal? Comunguei sem estar preparado? Não observei o jejum Eucarístico? Comi carne nos dias de abstinência?

26 Vai e não tornes a pecar.”
Não ajudo a minha igreja? Não oferto o meu dízimo? Não amo e não rezo pela minha igreja? Não obedeço às leis justas do estado? Sonego impostos? “Disse-lhe Jesus: Nem Eu te condeno. Vai e não tornes a pecar.” (Jo 8,11)

27 PECADOS CAPITAIS

28 Sou orgulhoso? Sou soberbo? Sou auto-suficiente? Sou vaidoso? Gosto de chamar atenção sobre mim? Sou ativista e não tenho tempo para Deus? Gosto de salvar o mundo e não busco a minha salvação? Não tenho piedade dos outros? Sou guloso? Tenho inveja e ciúme? Tenho ressentimentos e mágoas? Não tenho equilíbrio?

29 Sou ganancioso e materialista? Sou apegado as coisas materiais?
Quero saber mais para poder exaltar-me? Sou impaciente? Tenho ira? Gosto de vingança? Gosto somente do prazer da carne? Sou preguiçoso? Sou omisso? Não sou perseverante? Tenho consciência de eu por meu batismo sou cristão e em todo momento devo ser fiel a minha vocação a santidade?

30 ATO DE CONTRIÇÃO MEU DEUS, EU ME ARREPENDO DE TODO O CORAÇÃO
DE VOS TER OFENDIDO, PORQUE SOIS TÃO BOM E AMÁVEL. PROMETO, COM A VOSSA GRAÇA, ESFORÇAR-ME PARA SER BOM. MEU DEUS, MISERICÓRDIA! AMÉM!

31 Texto – autor desconhecido Formatação: giva_claudino@yahoo.com.br


Carregar ppt "Reconciliação O Sacramento da Volta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google