A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UCSal – Bacharelado em Informática Banco de Dados Profa. Semíramis Assis 2015.2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UCSal – Bacharelado em Informática Banco de Dados Profa. Semíramis Assis 2015.2."— Transcrição da apresentação:

1 UCSal – Bacharelado em Informática Banco de Dados Profa. Semíramis Assis 2015.2

2 Transações Conjunto de comandos DML sobre uma ou mais tabelas de um ou mais esquemas, finalizando com uma confirmação (Commit) ou retrocesso (Rollback). É executada ou de forma completa ou nada. Possui início e fim definidos.

3 Transações No MySql a transação é definida da seguinte forma:

4 Propriedades ACID Definem as propriedades fundamentais para garantir que os dados estarão consistentes após a execução de uma transação: Atomicidade – Ou a transação é executada por completo ou nada é executado. Consistência – Garantia que o banco de dados estava consistente antes e permaneceu após a execução da transação. Isolamento – Não interferência de uma segunda transação até que a primeira transação seja finalizada. Durabilidade – Garantia que os dados permanecerão intactos até uma nova modificação nos mesmos,ou seja, que eles não sumam ou sejam alterados sem motivos aparentes.

5 Execuções Concorrentes Principais vantagens: Redução do tempo médio de resposta para uma transação se completar, pois transações curtas não precisam esperar transações longas se completarem. Paralelismo entre as diversas atividades de CPU pode ser explorado para aumentar o throughput (vazão de transações executadas em determinado tempo) do sistema. Principal desvantagem: Mais complicado assegurar as propriedades ACID do que em transações sequenciais.

6 Execuções Concorrentes Escala de execução 1: Escala de execução 2:

7 Introdução à SQL Inclui operações de definição de dados e operações de manipulação de dados; Primeiro passo após a definição do modelo de dados é a execução dos comandos de definição de dados (criar tabelas, relacionamentos, etc); Após a estrutura criada, inicia-se o processo para popular as tabelas (através dos comandos de manipulação de dados).

8 Introdução à SQL Exemplo de comando DDL para criação de tabela. Exemplo de comando DML para popular a tabela anteriormente criada. Consulta ao dado inserido.

9 Introdução à SQL Basicamente, existem três tipos de operações sobre os dados de uma tabela: Restrição – Quando se restringe os dados pesquisados através de condições na cláusula WHERE; Projeção – Quando apenas alguns campos de uma tabela são selecionados; Junção – Quando mais de uma tabela está envolvida na pesquisa e temos acesso a campos de ambas tabelas.

10 Introdução à SQL Os três tipos de operações sobre dados de uma tabela.

11 Introdução à SQL Exemplo de criação de tabelas do modelo Lógico.

12 Introdução à SQL Uma instrução INSERT pode ter seus dados obtidos a partir de uma instrução SELECT:

13 Introdução à SQL Atualização de dados pode ser feita através do comando UPDATE: Após um novo select:

14 Introdução à SQL Remoção de dados é feita através do comando DELETE: Após nova consulta:

15 Introdução à SQL Visões Caracteriza uma “tabela virtual”, criada por um comando DDL, contendo campos específicos para facilitar a vida do programador, principalmente na confecção de relatórios. Importante quando se tem modelos físicos complexos, com tabelas grandes, e é necessário obter um conjunto de informações limitado em cima deste modelo.

16 Introdução à SQL Exemplo de como uma visão é criada.

17 Exercício! Utilizando as tabelas da imagem anterior, criar duas visões diferentes: Selecionar o FNOME, PNOME, COR e FCIDADE no qual o STATUS seja maior ou igual a 20 e cuja cidade possua alguma peça com peso maior que 10kg. Selecionar o FNOME, PNOME e JNOME cuja cidade seja Londres.

18 Ferramenta Visual Paradigm – Criação de modelos conceitual, lógico e físico. Disponível em: http://www.visual- paradigm.com/solution/freeumltool/. Gratuito para uso não comercial.http://www.visual- paradigm.com/solution/freeumltool/

19 Dúvidas?


Carregar ppt "UCSal – Bacharelado em Informática Banco de Dados Profa. Semíramis Assis 2015.2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google