A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução Shiatsu é uma técnica de terapia ocidental em que se é utilizado uma pressão especifica em áreas denominadas de meridianos. Pode ser feita de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução Shiatsu é uma técnica de terapia ocidental em que se é utilizado uma pressão especifica em áreas denominadas de meridianos. Pode ser feita de."— Transcrição da apresentação:

1

2 Introdução Shiatsu é uma técnica de terapia ocidental em que se é utilizado uma pressão especifica em áreas denominadas de meridianos. Pode ser feita de diversas formas através das pontas dos dedos, cotovelo e até com o joelho.

3 O que é ? Idioma Japonês: Shi-dedo, Atsu- pressão Shiatsu é "pressão com os dedos", esta técnica é de origem japonesa e baseia-se na pressão não apenas dos dedos mas também dos cotovelos, joelhos e mãos sobre os pontos da acupuntura para trazer de volta o equilíbrio da energia do organismo.

4 Teoria Yin-Yang A teoria do Yin-Yang, divisão do mundo em duas forças ou princípios fundamentais, interpreta todos os fenômenos em opostos complementares. Utilizando as leis de relação entre essas energias procura-se equilibrar essa dualidade e obter harmonia entre elas.        A fim de obter o re-equilíbrio foram desenvolvidas diferentes técnicas para eliminar energia em excesso, desbloquear energia estagnada, distribuir energia harmoniosamente, e absorver maior quantidade e qualidade de energia.

5

6 Como é feito ? Na prática, o Shiatsu utiliza técnicas de pressão, percussão, fricção, vibração, pinçamento e imposição de dedos e mãos em pontos e áreas específicas do corpo, além da movimentação de articulações e manipulação de estruturas músculo-esquelético com o objetivo de atuar na circulação "energética" através das técnicas de tonificar, sedar, regular, purificar e aquecer e, assim, promover a homeostase orgânica, psíquica e sobretudo energética.

7 Os estilos do Shiatsu Há muitos estilos de shiatsu. Alguns vem de tradições familiares de várias gerações no Japão, e também da China. Alguns outros foram desenvolvidos a partir das grandes escolas de Medicina Tradicional Chinesa. Esses possuem uma visão mais tecnicista do shiatsu. Dos últimos 30 anos para cá surgiram estilos mais modernos, surgidos com o intuito de resgatar no ser humano antigos valores, reaproximando os praticantes (o que recebe e o que aplica a técnica). É uma forma mais humanista de encarar a terapia corporal. Os estilos podem diferenciar em método, mas seu objetivo é sempre o mesmo, ou seja, equilibrar a energia.

8 Shiatsu Express O Shiatsu Express surgiu da necessidade dos tempos modernos, de se obter o máximo de benefícios com o mínimo de tempo para isso. Através da aplicação de pressões e movimentos derivados das práticas orientais como a Tui-Ná, a Quiroprática e principalmente, o Shiatsu, o "Express Terapeuta" atua nas energias do corpo, promovendo relaxamento e uma indescritível sensação de leveza, aliviando dores e deixando a mente fresca e preparada para as atividades do dia, ou para uma boa noite de sono.

9 Shiatsu de Alongamento e zen shiatsu
Consiste em um trabalho de alongamento de músculo esquelético e articulações e pressões ao longo dos meridianos, ambos são similares no processo de manipulação. Shiatsu Pés descalços Como o próprio nome diz, utiliza-se mais os pés que as mãos.

10 Os Meridianos  Os meridianos são os fluxos de energia vital(ki) no corpo. Os mais bem conhecidos são os 12 meridianos da acupuntura. Os Cinco Elementos (Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira) possuem, cada um, um par de meridianos, um yin e o outro yang, exceto para o Fogo, que possui dois pares. Cada meridiano está associado a um órgão ou função psicofísica particular.    Ao pressionar um ponto situado num meridiano, não estamos apenas estimulando os nervos e tecidos locais mais influenciando também o fluxo de ki ao longo de todo meridiano. Se uma área está dolorida demais para ser tocada, trabalhamos em áreas subseqüentes ao longo dos meridianos que cruzam a área dolorida.

11 Governador Coração > Canal Yin
> Fluxo de energia do corpo para a mão. > Órgão yang ativo das 7 as 9 horas da noite.

12 Aquecedor Triplo > Canal Yin
> Fluxo de energia da mão para o corpo. > Órgão Yang Ativo das 9 as 11 horas da noite.

13 Os Tsubos   Os pontos de acupuntura, ou Tsubos, são lugares no meridiano onde Ki pode ser mais facilmente atingido e manipulado. Foi provado que esses pontos possuem uma resistência elétrica menor do que as áreas circunjacentes. Os tsubos funcionam como amplificadores, passando ki de um ponto par outro.

14 Kyo e Jitsu Num meridiano desequilibrado, Ki pode estar deficiente(Kyo) como em excesso(jitsu). Quando um meridiano Kyo e pressionado, o paciente percebe o ato como algo que lhe faz bem, porque estamos fornecendo energia Ki para uma deficiência. As áreas Jitsu estão enrijecidas ou tensas.

15 A ciência do Shiatsu Situava-se ainda entre o misticismo da acupuntura e moxabustão, quando o método Shiatsu foi apresentado ao Ocidente pelo Professor Toru Namikoshi (filho mais velho do fundador deste estilo: o Mestre Tokujiro Namikoshi), como um método terapêutico liberto de ambiências orientais e completamente baseado nas investigações médicas sobre o Sistema Nervoso Autônomo; em que se diz que: “uma reacção ocorre invariavelmente em algum lugar do corpo ao aplicar-se a este, um estímulo”.

16 Por outras palavras, quando se aplica um estímulo por pressão a reacção excitante passa ao longo das Fibras Centrípetas (nervos sensoriais) e chega ao centro das mesmas, em seguida passa pelos Nervos Eferentes (nervos motores) e é recebida pelo sistema Autônomo, do qual faz parte o Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático, então o mecanismo reflexo (biofeedback) simples ou complexo ocorre na periferia (Sistema Nervoso Periférico). Ao contrário dos reflexos dos nervos motores, que não têm expressão de valor clínico, os reflexos do Sistema Nervoso Autônomo são clinicamente importantes. Alguns pontos de pressão, nem sempre coincidem com os pontos Meridianos, chamados em Japonês “Tsubo” e mesmo com os próprios Meridianos Clássicos. São pontos próprios de boa electro-condutividade assinalados pelo Professor Namikoshi

17 Em que se baseia ?  1. A terapia do Shiatsu não é fundamentada no modelo biomédico ocidental, ela é baseada numa concepção oriental onde acredita-se que a cura não deva ser feita através da doença. 2. Busca-se o fenômeno que a provocou, naquele doente, deixando claro que cada paciente é um, e único na sua individualidade. 3. Para a Medicina Chinesa, os pontos doloridos no nosso corpo, são pontos de bloqueio de energia vital e sua desarmonia energética, em excesso em determinados meridianos, ora deficiente em outros, é a causa das doenças.

18 Indicações - Tratamento do estresse; - Reequilíbrio dos centros de energia (Yin/Yang); - Harmonização interior; - Relaxamento geral; - Revitalização; - Desenvolvimento da consciência e sensibilização corporal; - Manutenção e prevenção da saúde; - Eliminação de toxinas; - Alívio de dores; - Eliminação do "peso" sobre os ombros e nuca, etc.

19 Tratamento do Estresse

20 Harmonização interior

21 Alívio de dores

22 Contra Indicações - Febre; - Infecções; - Doenças contagiosas; - Fraturas; - Varizes; - Câncer ainda sem tratamento. - Alguns pontos na grávida são abortivos (é importante que o terapeuta tenha conhecimento), mas pode trazer alívio de dores musculares.

23 Mudanças no Individuo O Shiatsu desperta o indivíduo para uma nova consciência de si próprio. Proporciona integração consigo mesmo e desenvolve uma grande sensação de equilíbrio, leveza, vitalidade e bem estar .

24 Quem pode fazer ? Qualquer pessoa, sem limites de idade ou sexo, inclusive bebês. Os idosos sentem-se muito bem pois, em sua maioria apresentam problemas de coluna, músculos e articulações . Indivíduos que trabalham no estresse das cidades grandes têm no Shiatsu um grande aliado para problemas de tensão e fadigas musculares. Já as mulheres grávidas apesar de necessitarem de bastante atenção devido aos pontos contra-indicados têm sua circulação de retorno, inchaços e dores musculares melhoradas com a terapia do Shiatsu.

25 Conclusão Concluímos que o Shiatsu, que é uma ótima forma de equilibrar as energias dispersadas durante o dia além de incentivar a autoconsciência do paciente nos momentos de relaxamento profundo, acalmando a mente e relaxando o corpo.

26 Bibliografia www.portalverde.com.br www.zens.com.br
Mcgilvery C., Mehta M., Reed J. Enciclopédia de Aromaterapia, Massagem e Ioga. Ed. Edelbra 1993.

27 NOME: Camila de Moraes Nº 07
NOME: Carolina Novaes Sandalo Nº 10 NOME: Heleno Vieira de O. Barros Nº 19 NOME: Leandro de Andrade Nº 28 NOME: Polyana Lima Ferreira Nº 34


Carregar ppt "Introdução Shiatsu é uma técnica de terapia ocidental em que se é utilizado uma pressão especifica em áreas denominadas de meridianos. Pode ser feita de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google