A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ismael Antiqueira Costa Daniele Caroline de Souza

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ismael Antiqueira Costa Daniele Caroline de Souza"— Transcrição da apresentação:

1 Ismael Antiqueira Costa Daniele Caroline de Souza
Instrumentalização das fases de análise e projeto da Metodologia de Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos Ismael Antiqueira Costa Daniele Caroline de Souza Profª Orientadora: Avanilde Kemczinski, Dra.

2 Instrumentalização das fases de análise e projeto da metodologia MCOAI
Sumário Problemática / Justificativa Objetivo geral e específicos Fundamentação teórica Trabalhos relacionados Conclusões Referências

3 Instrumentalização das fases de análise e projeto da metodologia MCOAI
Problemática Como adaptar o processo de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para que seja possível produzir OAs que atendam as características pedagógicas? Justificativa Os objetos de aprendizagem são componentes de software que tem como propósito os aspectos educacionais, contando com características técnicas e pedagógicas. A limitação deste trabalho para a MDI são as características pedagógicas. A metodologia busca as duas características, mas a MDI busca as características pedagógicas. Continuo aumento da complexidade na produção de OAs que demandam alguns requisitos diferenciados e a avaliação de suas características pedagógicas.

4 Instrumentalização das fases de análise e projeto da metodologia MCOAI
Objetivos Instrumentalizar as fases de análise e projeto da MCOAI Fazer o levantamento teórico: Metodologias de Construção de Objetos de Aprendizagem; Instrumentos utilizados no desenvolvimento de objetos de aprendizagem e Design Instrucional. Realizar a caracterização das metodologias utilizadas para construção de OAs, levando em consideração as características técnicas e pedagógicas do OA. Instrumentalizar a MDI, Storyboard, Mapa Conceitual e Mapa Navegacional para a MCOAI.

5 Instrumentalização da Matriz de Design Instrucional para a MCOAI
Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos - MCOAI Visão geral, quais são as fases. Por que a MCOAI? Outras metodologias estão com o seu modelo conceitual separados ferramentas computacionais O foco deste trabalho esta na etapa de Análise, e que a instrumentalização que estamos tratando é da MDI para atender as características pedagógicas do OA. Figura 1 – Etapas, papéis e atividades envolvidos na MCOAI (Kemczinski et al 2012) .

6 Instrumentalização das fases de análise e projeto da metodologia MCOAI
Design Instrucional Segundo Filatro (2008), é o processo (conjunto de atividades) de identificar um problema (uma necessidade) de aprendizagem e desenhar, implementar e avaliar uma solução para esse problema. Instrucional System Design (ISD): é o processo de Design Instrucional mais aceito, e divide o desenvol- vimento das ações educacionais em pequenas fases. É uma área da pesquisa educacional que estuda métodos, técnicas e recursos para apoiar os processos de ensino-aprendizagem. Segundo Silveira et al. (2011), a finalidade desta área de pesquisa é a realização de um planejamento sistemático, baseado em princípios científicos de comunicação, aprendizagem e de ensino que melhorem os materiais instrucionais elaborados. Figura 3 – Modelo ISD de DI .

7 Matriz de Design Instrucional
Instrumentalização das fases de análise e projeto da metodologia MCOAI Matriz de Design Instrucional Filatro (2008) propõe a MDI para organizar as informações básicas do processo educacional, dividindo-as por unidade de aprendizagem, que possuem os elementos necessários para o processo de ensino-aprendizagem. Cada unidade de aprendizagem é atômica, possibilitando ser tão extensa quanto um currículo de um curso ou curta como uma atividade de aula. Falar da Loman, Falar da parceria com o grupo de pesquisa do CEAVI Figura 4 – Matriz de design instrucional [Adaptado por (VAHLDICK e KNAUL, 2010)]

8 Instrumentalização das fases de análise e projeto da metodologia MCOAI
Ferramenta Web para Gerenciamento da Produção de Objetos de Aprendizagem - LOMAN A MDI é utilizada por Vahldick e Knaul (2010) na LOMAN, resultado do Projeto de Pesquisa intitulado “Disponibilização de uma ferramenta para gerenciamento do desenvolvimento de OAs”, vinculado ao Grupo de Pesquisa Engenharia e Desenvolvimento de Tecnologia da Informação da UDESC. O GPIE fez uma parceria com este grupo e está adaptando a LOMAN as características da MCOAI. Dentre os trabalhos relacionados e as ferramentas pesquisadas, foi realizado uma parceira com o grupo Grupo de Pesquisa Engenharia e Desenvolvimento de Tecnologia da Informação da UDESC. A LOMAN foi adotada pois é uma ferramenta para gereciamento da Produção de OAs Agora está sendo realizado a adaptação desta ferramenta as características da MCOAI.

9 Instrumentalização das fases de análise e projeto da metodologia MCOAI
MDI da LOMAN Este é o estado atual da MDI na LOMAN Esta é a exibição das colunas da MDI Figura 5 – Matriz de design instrucional da LOMAN (Isolani, 2012).

10 Instrumentalização das fases de análise e projeto da metodologia MCOAI
MDI da LOMAN Hoje a MDI da LOMAN é baseada na metodologia SOPHIA, Como estamos adaptando para a MCOAI (que utiliza o processo ADDIE), muitos aspectos da LOMAN serão adaptados como a Mudança do DI da LOMAN e mudança dos aspectos de características pedagógicas que a LOMAN não atende A partir de agora, é apresentado o meu TCC que está fazendo a adaptação conceitual e computacionais da ferramenta em função da MCOAI. Figura 6 – Matriz de design instrucional da LOMAN (Isolani, 2012).

11 Trabalhos Relacionados
Instrumentalização das fases de análise e projeto da metodologia MCOAI Trabalhos Relacionados Descrição geral da metodologia e das etapas (Design Instrucional) O conceito de DI adotado na metodologia Sistema de Design Instrucional para a metodologia Instrumento para gerenciar o conteúdo abordado pelo OA Que etapa da metodologia aplica-se o DI Se existe um modelo de MDI e se é instrumentalizado Se existe alguma ferramenta de autoria de OAs sugerida para a metodologia

12 Metodologias de Construção de OA: Design Instrucional
Instrumentalização das fases de análise e projeto da metodologia MCOAI Metodologias de Construção de OA: Design Instrucional Metodologias RLO-Specifc ISD Model Sophia CETL LOUCID Cisco System Etapas Análise Projeto Análise necessidade do aprendiz Analise do conteúdo e Objetivos Design Design e Minerar Desenvolvimento Desenvolvimento do Curso Desenvolver, Adaptar e Reusar Distribuição Entrega Entrega e Acesso Disponibilização Construção Avaliação Finalização e Liberação Manter e Reformular Visão geral do DI das metodologias Dividios os trabalhos relacionados em 2 momentos: Visão geral das MCOAs Foco na etapa de Análise (Pessoa e Benitti,2008) (Barrit e Alderman,2004) (Branon,2011) (Boyle, 2006) (Cisco,1999)

13 Metodologias de Construção de OA: Design Instrucional
RIVED ADDIE Inter - OA MCOAI Fase 1 Análise Contextualização Análise Requisitos Fase 2 Design Projeto Arquitetura Fase 3 Desenvolvimento Implementação Desenvolvimento Fase 4 Implementação Submissão Disponibilização Fase 5 Avaliação Avaliação Estas são as metodologias que tem uma maior relação com o nosso trabalho dentro do que compete a Mdi na fase de Análise. Gerenciamento Fase 6 Publicação Teste Avaliação (Rosal et al., 2008) (Torrão, 2007) (Lourenço, 2012) (Kemczinski et al., 2012)

14 Instrumentalização das fases de análise e projeto da metodologia MCOAI
Resultado A maioria das metodologias para construção de OAs levantadas neste trabalho, não especificam a MDI. Quando MDI é utilizada para especificar o OA na metodologia, este processo normalmente é feito de forma manual, não faz uso de uma ferramenta (computacional). O foco da MCOAI é instrumentalizar a MDI aplicando uma taxonomia para especificação das unidades de aprendizagem, buscando atender as características pedagógicas do OA e integrar a MDI aos demais instrumen- tos do processo de concepção do OA: Mapa Conceitual, Storyboard e Mapa Navegacional.

15 Matriz de Design Instrucional: Objetivos e Atividades
Instrumentalização das fases de análise e projeto da metodologia MCOAI Matriz de Design Instrucional: Objetivos e Atividades Filatro (2008) destaca que os objetivos de aprendizagem são compostos por um verbo que indica ação e um componente de conteúdo que aponta uma mudança de comportamento observável. Ela sugere a utilização da taxonomia de Bloom para auxiliar o processo de preenchimento da MDI. A coluna atividades define o conjunto de ações que os alunos realizarão para chegar aos objetivos. De acordo com Filatro (2008) as teorias de aprendizagem apresentam estratégias e atividades com o propósito de apoiar os processos de aprendizagem.

16 Especificação dos Objetivos da U.A. na MDI
Instrumentalização das fases de análise e projeto da metodologia MCOAI Especificação dos Objetivos da U.A. na MDI Cada objetivo está relacionado a tipos de competências (domínio cognitivo da taxonomia de Bloom) a serem obtidas naquela unidade instrucional. Figura 5 – Estrutura para especificação dos objetivos da unidade de aprendizagem.

17 Especificação das Atividades da U.A. na MDI
Instrumentalização das fases de análise e projeto da metodologia MCOAI Especificação das Atividades da U.A. na MDI Ao descrever as atividades na MDI são utilizados verbos de ação, por este motivo o processo está associado aos verbos da taxonomia de Bloom. Por fim, o resultado será um conjuntos de ações para alcançar os objetivos, compondo diferentes estratégias de aprendizagem. Figura 6 – Estrutura para especificação das atividades da unidade de aprendizagem.

18 Especificação da Avaliação da U.A. na MDI
Instrumentalização das fases de análise e projeto da metodologia MCOAI Especificação da Avaliação da U.A. na MDI Ao preencher a coluna de Avaliação na MDI, será apresentado uma estrutura dividida entre os tipos de hierarquia de competências da taxonomia de Bloom relacionadas aos tipos de questões para a avaliação e uma lista de instrumentos de avaliação (sugeridos por Laaser et al. (1997) e Filatro (2008)). Figura 7 – Estrutura para especificação para a avaliação da unidade de aprendizagem.

19 Instrumentalização das fases de análise e projeto da metodologia MCOAI
Protótipo de tela MDI Ao preencher a coluna de Avaliação na MDI, será apresentado uma estrutura dividida entre os tipos de hierarquia de competências da taxonomia de Bloom relacionadas aos tipos de questões para a avaliação e uma lista de instrumentos de avaliação (sugeridos por Laaser et al. (1997) e Filatro (2008)). Figura 8 – Prototipação de tela da MDI.

20 MDI e a sua relação com os instrumentos da MCOAI
Instrumentalização das fases de análise e projeto da metodologia MCOAI MDI e a sua relação com os instrumentos da MCOAI Após finalizar o processo de preenchimento da MDI, determinadas informações irão ser fornecidas para os outros instrumentos da MCOAI na etapa de Projeto, estes são o Mapa Conceitual e o Storyboard. Por causa da estrutura proposta nas colunas da MDI (Objetivo, Atividade e Avaliação), o Mapa Conceitual irá utilizar os elementos contidos nestas colunas para apresentar um modelo inicial ao professor conteudista. Figura 8 – Mapa Conceitual elaborado a partir da MDI.

21 Integração da MDI ao Storyboard
Instrumentalização das fases de análise e projeto da metodologia MCOAI Integração da MDI ao Storyboard Já para o Storyboard, as informações contidas nas unidades de aprendizagem (objetivo, atividades, conteúdo e formas de avaliação) servirão como base para a elaboração dos roteiros, de tal forma que cada roteiro esteja associado a uma unidade de aprendizagem. Para o processo de criação das cenas do Storyboard é necessário que as informações preenchidas na MDI sejam exibidas afim de destacar as informações pedagógicas que podem ser úteis neste processo. Figura 9 – Relação da MDI com o Storyboard.

22 Instrumentalização das fases de análise e projeto da metodologia MCOAI
Considerações A adaptação da LOMAN para a MCOAI propõe uma estrutura para a MDI que envolve a especificação e o correto sequenciamento das estratégias didático-pedagógicas, das unidades instrucionais, dos objetivos partindo de uma taxonomia que favoreça as características do OA, dos eventos instrucionais, e das questões de avaliação com as respectivas ferramentas de avaliação. A MDI é uma ferramenta que instrumentaliza a fase de Análise da especificação do OA Realiza a integração com as demais ferramentas da fase de Projeto. Que irão efetivamente completar a documentação de especificação para a implementação deste OA. Próximos passos é a implementação para a MDI. Para este trabalho adota-se o conceito de Objetos de Aprendizagem Interativos (OAIs) como são denominados segundo Carvalho (2009), como Objetos de Aprendizagem cuja aplicação na qual a experiência é realizada mediante a manipulação dos controles gráficos ou físicos que, por sua vez, modificam os parâmetros do sistema permitindo a exploração interativa do assunto ou conceito.

23 Referências Bibliográficas
Instrumentalização das fases de análise e projeto da metodologia MCOAI Referências Bibliográficas ASSIS, L. S. de; ABAR, C. A. A. P. Concepções de Professores de Matemática quanto à Utilização de Objetos de Aprendizagem: um estudo de caso do Projeto RIVED-BRASIL. Boletim GEPEM, v. 49, p. Em edição-ju/dez 2006, 2006. Carvalho, D. S. A. Objetos de Aprendizagem Interativos: Ferramenta de Apoio a Disciplinas Teóricas São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie [Dissertação de mestrado]. FILATRO, A. Design Instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008 GAGNÉ, R. M.; BRIGGS, L. J.; WAGER, W. W. Principles of Instructional Design. Nova York: Holt, Rinehart and Winston,1974. LOISELLE, J. A exploração da multimídia e da rede internet para favorecer a autonomia dos estudantes universitários na aprendizagem. In: Alava, Séraphin (Org.). Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed. 2002 KEMCZINSKI, A.; COSTA, I. A. ; WEHRMEISTER, M. A. ; HOUNSELL, M. S. ; VAHLDICK, A. . Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro. 23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2012). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2012. MACEDO, C. M.Scudelari. Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Estado de Santa Catarina (UFSC), 2010. PESSOA, M. C.; BENITTI, Vavassori, F. B. Proposta de um processo para produção de objetos de aprendizagem. Hífen, v. 32, p , 2008. .

24 Referências Bibliográficas
Instrumentalização das fases de análise e projeto da metodologia MCOAI Referências Bibliográficas RAMOS, A. F.; SANTOS, P. K. dos. A contribuição do Design Instrucional e das Dimensões da Educação para o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem. In: XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2006, Campo Grande, MS. Anais do XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. p. 1-8 SANTANCHÈ, A. ; LAGO, A. ; DOURADO, P. ; FERREIRA, P. . Ferramentas e Ambientes para Objetos de Aprendizagem. In: XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação -- SBIE 2008, Fortaleza. Anais XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação -- Mini-cursos, p Santos, P. K. dos e Leite, L. L. O Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para Educação a Distância Ancorados pelas Dimensões da Educação, Revista Educação por Escrito – PUCRS, v. 1, n. 1. Silveira, S. R.; Candotti, C. T.; Falkembach, M. G.; Geller, M. Aplicação de Aspectos de Design Instrucional na Elaboração de Materiais Didáticos Digitais para Educação a Distância. Revista Design, Educação, Sociedade e Sustentabilidade. Porto Alegre: Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), v. 3, n.3, 2011. SMITH, P. L.; RAGAN, T. J. Instructional design. 3. Ed. New Jersey: Willey/Jossey-Bass Education,2005. Vahldick, A. ; Knaul, J.C. . Ferramenta para Gerenciamento da Produção de Objetos de Aprendizagem. In: XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2010, João Pessoa. XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.

25 Instrumentalização das fases de análise e projeto da metodologia MCOAI
Muito Obrigado!


Carregar ppt "Ismael Antiqueira Costa Daniele Caroline de Souza"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google