A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ZOOS HUMANOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ZOOS HUMANOS."— Transcrição da apresentação:

1 ZOOS HUMANOS

2 No final da década de 1800 e princípio da de 1900, os europeus (não só, mas principalmente) criaram “jardins zoológicos humanos" em cidades como Paris, Hamburgo, Antuérpia, Barcelona, ​Londres, Milão, Varsóvia, S. Louis (EUA) e Nova Iorque. Eram populares exposições humanas onde os brancos iam para ver pessoas negras, mas não só, que estavam em exposição. Os negros eram normalmente forçados a viver atrás de grades e em jaulas semelhantes aos animais num zoológico de hoje. Grande parte dessas pessoas eram sequestradas e levadas das colónias, para serem expostas nestes zoos humanos. Muitas delas morriam frequentemente, algumas ao fim de um ano de cativeiro. Um grande número de visitantes assistia a estas exposições em cada cidade, diariamente. Por exemplo, a Feira Mundial de Paris contou com uma Village Noir (zoológico humano que exibia pessoas negras) e 34 milhões de pessoas foram atraídas para a exposição em apenas seis meses.

3 As pessoas eram apresentadas como peças de museu (também conhecido como “Exposição Etnográfica”).

4 Africanos, asiáticos, índios e muitos outros, foram muitas vezes enjaulados e exibidos num 'habitat natural' improvisado. Estas exposições humanas eram muito populares e mostradas em feiras mundiais onde europeus e americanos assistiam às dezenas de milhão - de Paris a Hamburgo, de Londres a Nova Iorque, de Moscovo a Barcelona.

5 É um período vergonhoso para os europeus e não só
É um período vergonhoso para os europeus e não só. Pessoas ganhavam dinheiro sequestrando outras para as mostrarem a outras, tratando-as como animais. O último africano desapareceu dos Zoológicos Humanos europeus em No entanto, a última Village Noir foi mostrada na Expo Mundial de Bruxelas em 1958. Seguem-se várias fotos mostrando a horrível realidade dos negros e não só, que foram forçados a viver nestes jardins zoológicos humanos.

6 Uma mãe africana é mostrada com o filho numa Village Noir.
BRUXELAS - Uma criança negra é “alimentada” pelos visitantes brancos... Uma mãe africana é mostrada com o filho numa Village Noir.

7 Os zoos humanos eram tão populares na Alemanha que, mesmo o estadista germano-prussiano do final do século 19 Bismark, participou na inauguração de um. Negros africanos são mostrados a participar no tiro com arco em St Louis-EUA (1904) num evento organizado por brancos chamado "Exposição dos Jogos Olímpicos Selvagens."

8 Uma jovem de 20 anos de idade, da África do Sul conhecida como Sarah "Saartjie" Baartman, foi recrutada para “trabalhar” num zoológico humano em Paris por causa de uma característica genética conhecida como esteatopigia (nádegas protuberantes). Foi a mulher mais famosa do povo khoisan a ser exibida como aberração em eventos na Europa do século XIX. Saartjie foi para Londres em 1810 e viajou por todo o Reino Unido exibindo as suas dimensões corporais «inusitadas» (segundo a perspectiva europeia). Mediante um pagamento extra, os seus exibidores permitiam aos visitantes tocar-lhe as nádegas, cujo invulgar volume parecia estranho e perturbador ao europeu da época.  Os brancos iam ao zoológico para ver as suas nádegas, bem como as de outras mulheres negras nuas.

9 Uma foto de Ota Benga (um pigmeu africano) em 1906, supostamente no Jardim Zoológico de Bronx.

10 Um dos muitos jardins zoológicos humanos em França.
Pigmeus foram “convidados” para dançar durante inúmeras exposições para entreter os visitantes em jardins zoológicos na Alemanha e Inglaterra. Um dos muitos jardins zoológicos humanos em França.

11 Durante a Feira Mundial de 1914 na Noruega, os africanos eram exibidos como se fossem animais.
Em 1906, esta réplica de fábrica congolesa foi construída em Marselha como parte de uma exposição colonial. Famílias congolesas foram trazidas para nela trabalhar.

12 “Uma aldeia da Somália” em exposição no Luna Park, em St
“Uma aldeia da Somália” em exposição no Luna Park, em St. Petersburg - Rússia.

13 Oromos - depreciativamente tratados por Gallas - povo que vive numa região da Etiópia e no norte do Quénia.

14

15 Uma “village noir” em França.

16 Na Feira Mundial de Paris em 1931, foi uma parte da exposição tão bem sucedida que atraiu 34 milhões de pessoas. Sudaneses

17

18

19 Tuaregues

20 Cinco índios da tribo kawésqar (Tierra del Fuego, Chile) foram sequestrados em 1881 e transportados para a Europa para serem mostrados num zoo humano. Todos eles morreram um ano depois.

21 Nativos Selknam, também chamado Ona (povo indígena ameríndio que habitava a parte nordeste do arquipélago da  Tierra del Fuego, hoje extinto, exterminado por grandes fazendeiros argentinos e chilenos com a complacência dos respectivos governos), a caminho da Europa em 1899 para serem exibidos como animais em zoológicos humanos.

22 A Natureza fez-nos diferentes, mas não ser igual não significa superioridade nem inferioridade.
Albert Jacquard


Carregar ppt "ZOOS HUMANOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google