A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O MAPEAMENTO E A ANÁLISE DA PERCEPÇÃO E IMPACTOS DO ACESSO ABERTO À LITERATURA CIENTÍFICA ENTRE USUÁRIOS FINAIS DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA Nelson Sebastian.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O MAPEAMENTO E A ANÁLISE DA PERCEPÇÃO E IMPACTOS DO ACESSO ABERTO À LITERATURA CIENTÍFICA ENTRE USUÁRIOS FINAIS DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA Nelson Sebastian."— Transcrição da apresentação:

1 O MAPEAMENTO E A ANÁLISE DA PERCEPÇÃO E IMPACTOS DO ACESSO ABERTO À LITERATURA CIENTÍFICA ENTRE USUÁRIOS FINAIS DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA Nelson Sebastian SILVA JEREZ¹; Ariadne Chloë FURNIVAL² - ¹ Bolsista Iniciação Científica FAPESP; ² Orientadora Curso de Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação, Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar INTRODUÇÃO Este trabalho se propõe pesquisar como o acesso aberto (Open Access) à literatura científica revisada por pares é percebido e compreendido pelo público em geral, dito leigo, e como ele usa, acessa e entende a informação encontrada dessa forma. Procura-se também identificar de qual maneira essa literatura atende às necessidades informacionais desses usuários. A temática principal é o movimento do Open Access, entendido como acesso digital às publicações de comunicação científica, livre de outras restrições quaisquer que não aquelas provenientes da própria conexão à Internet. No escopo desta pesquisa, não utilizamos o termo “leigo” como nos referindo simplesmente a alguém “ignorante”, mas sim a aqueles que não possuem domínio técnico ou saber formal na determinada área em questão, dado que o leigo em um assunto pode muito bem ser um expert em outro campo. REFERÊNCIAS ATLAN, H. et al. Seremos mais inteligentes no ano 2000 do que na época de Sócrates? In: PESSIS-PASTERNAK, G. A ciência: deus ou diabo? 1ª. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2001. p. 226. BERLIN Declaration on Open Access to Knowledge in the Sciences and Humanities, 22 Outubro 2003. Disponível em:. Acesso em: 5 Outubro 2012. BERTRAM, D. Likert Scales. are the meaning of life:, [2007?]. Disponível em:. Acesso em: 5 Outubro 2012. BETHESDA Statement on Open Access Publishing, 20 Junho 2003. Disponível em:. Acesso em: 06 out. 2012. BOYCE, P. B.; DALTERIO, H. Electronic Publishing of Scientific Journals. Physics Today, v. 49, n. 1, Janeiro 1996. p. 42-47. BUDAPEST OPEN ACCESS INITIATIVE. BOAI declaration, Budapest, 14 Fevereiro 2002. Disponível em:. Acesso em: 01 out. 2012. CASE, D. O. lnformation Behavior. Annual Review of Information Science and Technology, 2003. p. 293-327. DODDS, R. E.; TSEËLON, E.; WEITKAMP, E. L. C. Making Sense of scientific claims in advertising. A study of scientifically aware consumers. Public Understanding of Science, v. 17, n. 2, p. 211-230, Abril 2008. FISHER, K. E.; JULIEN, H. Information Behavior. Annual Review of Information Science and Technology, v. 43, n. 1, 2009. p. 1-73. FURNIVAL, A. C. M. O acesso aberto à literatura científica e as necessidades e usos informacionais do público leigo. In: KERBAUY, M. T. M.; ANDRADE, T. H. N. D.; HAYASHI, C. R. M. Ciência, Tecnologia e Sociedade no Brasil. São Carlos: Alínea, 2012. p. 97-123. HARNAD, S. et al. The green and the gold roads to Open Access. Nature Web Focus, 2004. Disponível em:. Acesso em 06 Out. 2012. KITZINGER, J.; BARBOUR, R. S. Introduction: the challenge and promise of focus groups. In: BARBOUR, R. S.; KITZINGER, J. Developing focus group research. Londres: Sage, [1999]. Cap. 1, p. 225. LÉVY, P. A inteligência coletiva, por uma antropologia do ciberespaço. In: PESSIS-PASTERNAK, G. A ciência: deus ou diabo? São Paulo: Editora Unesp, 2001. p. 226. LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, v. 140, 1932. p. 1-55. LOPES, B. P. et al. A percepção sobre o interesse e os meios de informação na temática C&T, 2012. No prelo. LYMAN, P. Digital Documents and the Future of the Academic Community. Association of Research Libraries, [1997?]. Disponível em:. Acesso em: 5 Outubro 2012. MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 6ª. ed. São Paulo: Atlas, 2007. MATTEL, M. S.; JACOBY, J. Is there an optimal number of alternatives for Likert-Scale items? Effects of testing time and scale properties. Journal of Applied Psychology, v. 56, n. 6, 1972. p. 506-509. MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999. MEDICAL LIBRARY ASSOCIATION. The Medical Library Association Task Force on Health Information Literacy, 2003. Disponível em:. Acesso em: Maio 2013. MILLER, J. D. Public Understanding of, and Attitudes toward, Scientific Research: What We Know and What We Need to Know. Public understanding of science, v. 13, n. 3, Julho 2004. p. 273-294. MUELLER, S. P. M. A comunicação científica e o movimento de acesso livre ao conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n. 2, Maio/Agosto 2006. p. 27-38. NIEMELÄ, R. et al. A Screening Tool for Assessing Everyday Health Information. Libri, v. 62, n. 2, Junho 2012. p. 125–134. PALMER, K. L.; DILL, E.; CHRISTI, C. Where There’s a Will There’s a Way?: Survey of Academic Librarian. College & Research Libraries, v. 70, n. 4, Julho 2009. p. 315-335. PANITCH, J. M.; MICHALAK, S. THE SERIALS CRISIS: A White Paper for the UNC-Chapel Hill Scholarly Communications Convocation, Janeiro 2005. Disponível em:. Acesso em: 05 Outubro 2012. PESSIS-PASTERNAK, G. A ciência: deus ou diabo? São Paulo: UNESP, 1995. RUSSEL, B. O conhecimento humano: sua finalidade e limites. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1958. SAVOLAINEN, R. Everyday life information seeking: Approaching information seeking in the context of “way of life”. Library & Information Science Research, v. 17, n. 3, 1995. p. 259-294. VOGT, C. et al. Percepção Pública da Ciência: uma Revisão Metodológica e Resultados. In: PAULO, F. D. A. À. P. D. E. D. S. INDICADORES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SÃO PAULO 2004. São Paulo: Fapesp, 2005. Cap. 12, p. 1-28. WILSON, T. D. Human Information Behavior. Informing Science, v. 3, n. 2, 2000. CONSIDERAÇÕES FINAIS Percebemos que, apesar do uso cada vez mais disseminado da Internet como fonte de informação cotidiana pelo público em geral, e da vontade latente de utilizar informação mais confiável, representada no estudo pela informação de origem científica, esta ainda encontra barreiras que poderiam ser minimizadas pelo acesso aberto à literatura científica, resultando em potencial melhoria do poder de tomada de decisão do público em geral. METODOLOGIA Para tanto, foi utilizada como ferramenta a análise quantitativa de dados obtidos por meio da aplicação de questionário estruturado. Foram realizadas entrevistas com 73 pessoas escolhidas aleatoriamente e com participação voluntária. Dessas, 55 foram realizadas online e 18 presencialmente. O questionário, consistindo de 26 perguntas fechadas, das quais duas eram de múltipla escolha, algumas obrigatórias e, outras, respondidas condicionalmente à resposta em outras questões anteriores, foi dividido para fins de construção e análise em quatro partes, além de um perfil demográfico simples. A primeira parte avaliou o letramento informacional referente à saúde (EHIL – Everyday Health Information Literacy), utilizando-se para tal uma adaptação da ferramenta de monitoração desenvolvida por Niemelä et al. (2012), baseada em perguntas com respostas na escala Likert de concordância. A segunda parte buscava identificar como os usuários acessam a informação de saúde que atende às suas necessidades, e o quanto confiam nos diferentes meios nos quais as encontram. A terceira parte visou medir a percepção dos entrevistados quanto ao seu próprio conhecimento sobre literatura científica e sobre o conceito de acesso aberto à mesma. A quarta parte teve como objetivo avaliar como os sujeitos usam a informação encontrada em seu processo de tomada de decisão. JUSTIFICATIVAS Acreditamos que a relevância deste estudo é reforçada pela escassez de pesquisas no Brasil sobre os temas relacionados, identificada ainda durante a fase de elaboração do projeto de pesquisa. Conforme mencionado anteriormente no projeto de pesquisa, embora a literatura mostre a importância do acesso aberto para a sociedade como um todo, ainda são poucos os estudos que relacionem a temática do acesso aberto com as de comportamento de busca de informação pelo público dito leigo.


Carregar ppt "O MAPEAMENTO E A ANÁLISE DA PERCEPÇÃO E IMPACTOS DO ACESSO ABERTO À LITERATURA CIENTÍFICA ENTRE USUÁRIOS FINAIS DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA Nelson Sebastian."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google