A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Secretaria Municipal de Educação Subsecretaria de Ensino Coordenadoria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Secretaria Municipal de Educação Subsecretaria de Ensino Coordenadoria."— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Secretaria Municipal de Educação Subsecretaria de Ensino Coordenadoria de Educação 2011

2 ORIENTAÇÃO INICIAL Professor aplicador Preencher os dados do aluno na capa. Disponibilizar o material a ser usado com antecedência: lápis com ponta, borracha limpa, lápis com as cores solicitadas no material. Ao apresentar cada atividade, orientar sua execução, de forma tranquila, a fim de que a criança se sinta confiante e segura em relação aos seus saberes.

3 ATIVIDADE ATIVIDADE Compreender as diferenças existentes entre os sinais do sistema de escrita alfabético-ortográfico e outras formas gráficas e sistemas de representação. (ATIVIDADES 1-2) CANETA# ? * 8 BOLA A – PINTAR DE AZUL O QUADRINHO ONDE APARECE UM NÚMERO. B – PINTAR DE AMARELO O QUADRINHO COM A PALAVRA “CANETA”. C – MARCAR X ONDE HÁ DESENHOS.

4 ATIVIDADE 1 Sondar a criança sobre a ideia do que consta em cada quadro. Orientar a execução da ação considerando : se a criança pintar BOLA e não CANETA, indica que reconhece palavra. Mesmo que pinte CANETA, solicitar que leia a outra palavra. É importante observar/explorar as informações de cada quadrado, para compreender melhor as informações que a criança revela ter. Se ela reconhece alguma letra já é sinal de que distingue letra de outras representações gráficas.

5 ATIVIDADE 1 NÍVEL1 Não diferencia os diferentes elementos. NÍVEL 2 Não diferencia letra de nº, mas sim do desenho. NÍVEL3 Diferencia

6 ATIVIDADE 2 A▲G לּR☼ MﭵP ♪BE CIRCULAR TODAS AS LETRAS QUE APARECEM NO QUADRO.

7 ATIVIDADE 2 Solicitar que a criança nomeie o que está vendo, Em seguida, solicitar que aponte o que é letra (orientando a execução da ação) ou ainda, apontar para ela cada forma, indagando-lhe se é letra ou não (orientando, em seguida, a execução da ação). Atenção! Alguns desenhos são parecidos com letras. Procure observar se isto interfere no pensamento da criança.

8 ATIVIDADE 2 NÍVEL 1 Não diferencia NÍVEL2 Confunde alguns desenhos com letras NÍVEL 3 Reconhece a letra

9 ATIVIDADE 3 ABCDE FGHIJ KLMNO PQRST UVWXY Z A-PINTAR DE AMARELO OS QUADRINHOS COM AS LETRAS QUE FORMAM O NOME DO ALUNO. B-PINTAR DE VERDE OS QUADRINHOS COM OUTRAS LETRAS CONHECIDAS PELO ALUNO, MAS QUE SEJAM DIFERENTES DAS DO SEU PRÓPRIO NOME (AS LETRAS IDENTIFICADAS/PINTADAS PELO ALUNO DEVERÃO SER NOMEADAS POR ELE). Conhecer o alfabeto.

10 ATIVIDADE 3 Errata 3 e 4 – habilidade: conhecer o Alfabeto. Indagar sobre o conteúdo do quadro, apontar as letras, aleatoriamente, sondando o conhecimento sobre as mesmas, solicitar que escreva seu nome e em seguida que encontre as letras do mesmo. Obs. : importante atentar para a ordem em que pinta as letras do nome, solicitar que observe as letras que não foram pintadas, indagando-lhe o nome das mesmas e solicitar que pinte as que conhece (executando a ação B).

11 ATIVIDADE 3 NÍVEL 1 Não reconhece NÍVEL 2 Reconhece algumas NÍVEL 3 Reconhece

12 ATIVIDADE 4 ATIVIDADE 4 Conhecer o alfabeto. ESCREVER, EM CADA QUADRINHO, AS LETRAS QUE FOREM DITADAS PELO PROFESSOR.

13 ATIVIDADE 4 1º Fazer rememoração oral das letras que a criança conhece. 2º Solicitar a escrita 3º Solicitar que a criança diga o nome das letras que ela conhece e em seguida pedir que escreva. NÍVEL 1 - Não escreve NÍVEL 2- Escreve algumas NÍVEL 3- Escreve todas

14 ATIVIDADE 5 A- LEITURA DO TEXTO PELO ALUNO OU PELO PROFESSOR. CASO SEJA LIDO PELO PROFESSOR, O ALUNO DEVERÁ APONTAR AS PALAVRAS LIDAS, IDENTIFICANDO RECONHECER QUE A LEITURA É FEITA DA ESQUERDA PARA A DIREITA. B- ENVOLVER CADA PALAVRA DA FRASE. C- MARCAR, COM BOLINHAS COLORIDAS, OS ESPAÇOS ENTRE AS PALAVRAS. Dominar convenções gráficas: orientação da escrita, alinhamento da escrita e segmentação dos espaços em branco.

15 ATIVIDADE 5 Importante que o professor leia a frase ( explorando seu sentido) e só depois leia palavra por palavra, pausadamente, solicitando que a criança corra o dedo sob as mesmas, a fim de que a criança revele sua lógica em relação a direção da leitura. Em seguida, solicitar que a criança conte as palavras(apontando uma a uma) e só depois execute as ações B e C. 1º- Explore as informações da frase, letras palavras 2º- Pedir para o aluno passar o dedo enquanto lê.

16 ATIVIDADE 5 NÍVEL 1 Lê com ajuda NÍVEL 2 Lê palavras NÍVEL 3 Lê a frase

17 LEIAZUL MICOBONECA ATIVIDADE 6 A) B) Identificar letras que se repetem nas palavras. A-LEITURA, PELO PROFESSOR, DE CADA PALAVRA DO QUADRO (UMA DE CADA VEZ). B-PEDIR PARA QUE O ALUNO IDENTIFIQUE E RISQUE AS LETRAS QUE SÃO IGUAIS NOS PARES DE PALAVRAS.

18 ATIVIDADE 6 Durante a leitura (realizada pelo professor) é importante destacar o par em questão (escondendo o outro), a fim de preservar o foco da criança. Em seguida, solicitar que a criança aponte e nomeie letra por letra de cada palavra, e assim execute a ação B. NÍVEL 1 - Não identifica NÍVEL 2 - Identifica uma das semelhanças NÍVEL 3 – Identifica todas as semelhanças

19 CADEIRASAPATEIRA BANANASABÃO PANELAJANELA COLHERCORAÇÃO ATIVIDADE 7 LEITURA, PELO PROFESSOR, DE CADA PAR DE PALAVRAS, PEDINDO PARA QUE O ALUNO PINTE OS PARES QUE RIMAM (LER UM PAR DE CADA VEZ). Reconhecer palavras ou segmentos sonoros como rimas, sílabas, em diversas posições.

20 ATIVIDADE 7 O professor pode explorar oralmente algumas palavras com rimas. Proceder à leitura dos pares de palavras com clareza sonora. Conversar com a criança sobre o som das palavras, pronunciar algumas palavras que rimam diferente das que aparecem e em seguida pedir para que execute a ação. NÍVEL 1 - Não reconhece NÍVEL 2 - Reconhece um par NÍVEL 3 –Reconhece os dois pares

21 ATIVIDADE 8 Ler e compreender palavras compostas por sílabas canônicas ( CV – ex: sí-la-ba) e não canônicas ( CVC – ex: tor-ta, CCV – ex: flo-res-ta, V – ex: a-ra-ra). FAZER UM X, EM CADA QUADRO NUMERADO, NA PALAVRA QUE O PROFESSOR DITAR.

22 ATIVIDADE 8 Importante que o professor peça para que a criança conte quantas palavras têm no quadro (apontando). Que o professor leia todas as palavras do quadro para depois destacar a que deseja que a criança risque. Após a palavra riscada, solicitar que a criança leia a palavra apontando as partes sonoras. Observar se ela evidencia a sonoridade. NÍVEL 1- Não lê NÍVEL 2- Lê somente palavras com sílabas canônicas NÍVEL 3- Lê palavras com sílabas canônicas e não canônicas

23 ATIVIDADE 9 A)B) Ler e compreender pequenos textos. LER O QUE ESTÁ ESCRITO EM CADA QUADRO (LEITURA PELO ALUNO).

24 ATIVIDADE 9 NÍVEL 1- Não lê NÍVEL2- Lê com ajuda NÍVEL 3- Lê com sentido

25 ATIVIDADE 10 Escrever o nome com apoio. PEDIR PARA O ALUNO ESCREVER O NOME NO QUADRO, USANDO COMO APOIO: TELHADINHO, CHAMADINHA OU FICHA.

26 ATIVIDADE 10 NÍVEL 1- Não escreve NÍVEL 2- Escreve faltando letras NÍVEL 3-Escreve todas as letras

27 ATIVIDADE 11 Escrever palavras de cor. PEDIR PARA O ALUNO ESCREVER PALAVRAS CONHECIDAS POR ELE. ______________________________________

28 ATIVIDADE 11 NÍVEL 1- Não escreve NÍVEL 2- Escreve invertendo ou faltando letras NÍVEL 3- Escreve palavras

29 ATIVIDADE 12 PEDIR PARA O ALUNO ESCREVER O SEU NOME NO QUADRO (SEM APOIO). Escrever palavras de cor.

30 ATIVIDADE 12 NÍVEL 1- Não escreve NÍVEL 2- Escreve invertendo ou faltando letras NÍVEL 3- Escreve palavras

31 ATIVIDADE 13 Escrever palavras com grafia desconhecida. ESCREVER PALAVRAS DITADAS PELO PROFESSOR (SERÃO ESCOLHIDAS A PARTIR DO QUE O PROFESSOR OBSERVOU NAS ATIVIDADES ANTERIORES REALIZADAS PELO ALUNO). 1._________________________________________ 2._________________________________________ 3._________________________________________ 4._________________________________________ 5._________________________________________ 6._________________________________________

32 ATIVIDADE 13 NÍVEL 1- Não escreve NÍVEL 2- Escreve invertendo ou faltando letras NÍVEL 3- Escreve palavras Obs.: Indicar e usar palavras com sílabas canônicas ou não canônicas.

33 ATIVIDADE 14 Escrever pequenos textos. ESCREVER UMA LISTA COM BRINCADEIRAS OU BRINQUEDOS PREFERIDOS. ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________

34 ATIVIDADE 14 NÍVEL 1- Não escreve NÍVEL 2- Escreve invertendo ou faltando letras NÍVEL 3- Escreve palavras

35 LEGENDA NÍVEL 1NÍVEL 2NÍVEL 3 Capacidades ainda não desenvolvidas Capacidades em desenvolvimento Capacidades já desenvolvidas pelo aluno

36 “Espera-se que o trabalho docente produza resultados positivos e duráveis sobre o desenvolvimento e a aprendizagem de todos os alunos.” (Ceris S. Ribas da Silva) “Espera-se que o trabalho docente produza resultados positivos e duráveis sobre o desenvolvimento e a aprendizagem de todos os alunos.” (Ceris S. Ribas da Silva)


Carregar ppt "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Secretaria Municipal de Educação Subsecretaria de Ensino Coordenadoria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google