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Projeto de produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.

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1 Projeto de produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros

2 Lançamento do Produto MÓDULO 10 – LANÇAMENTO DO PRODUTO
O que é preciso fazer para vender uma geladeira no Pólo Norte?

3 Lançamento do Produto Após produzido, o produto necessita ser lançado no mercado. Para isto, diversas etapas são imprescindíveis para este lançamento, a saber. Planejar Lançamento Desenvolver Processo de vendas Desenvolver processos de distribuição Desenvolver Processos de Atendimento ao Cliente Desenvolver Processo de Assistência Técnica Promover Marketing de Lançamento Lançar Produto 3

4 Lançamento do Produto Gerenciar Lançamento
Atualizar Plano de Fim de Vida Monitorar viabilidade econômico-financeira Avaliar fase Aprovar fase Documentar as decisões tomadas: registrar lições aprendidas e encerrar a macrofase de desenvolvimento Lançamento do Produto 4

5 Lançamento do Produto 5

6 Lançamento do Produto 1. Planejar Lançamento
Etapa pertencente a área de conhecimento de Gestão de Projetos e nela são atualizadas as informações estabelecidas na fase de planejamento do produto dentro da macrofase de pré-desenvolvimento. Consiste em idealizar e prevê todas as fases que compreenderão o lançamento do produto. 6

7 Lançamento do Produto 2. Desenvolver processos de vendas
Variáveis a serem consideradas: Quais os canais de vendas (varejo, atacado, direta ou indiretamente) Quem são os atores da venda Quais os recursos a serem utilizados 7

8 Tarefas da atividade de desenvolver processos de vendas:
Desenhar Processos de Vendas: Conceber e especificar como será todo o processo de venda. Adquirir Recursos: Devem ser adquiridos com antecedência para não sofrerem impacto negativo em relação ao tempo de lançamento. Recursos: Transporte, escritório de representação, equipamentos de comunicação, pessoal, documentação, etc; Preparar Documentação Comercial: Criar catálogos impressos ou virtual e as representações técnicas que serão utilizados pela força de vendas para apresentar o produto ao mercado; Lançamento do Produto 8

9 Lançamento do Produto Desenvolver sistemas de apoio a venda: Criar meios alternativos para vender o produto como a internet, por exemplo; Contratar/Alocar pessoal: Selecionar de forma apropriada os vendedores que irão colocar a força de venda nas ruas. Devem ser pessoas que se identifiquem com os produtos; Treinar força de venda: Os vendedores precisam estar capacitados para vender, conhecer o produto, suas características, aplicações, vantagens, limitações, concorrentes, etc. 9

10 Lançamento do Produto Vai um caldinho aí?
Treinar pessoal de apoio à venda: Treinar a capacitar pessoal que trabalha na empresa e dá apoio aos vendedores, como por exemplo, telemarketing. Implantar processo: Esta etapa deve contemplar um período de adaptação e correção de problemas que surgem. Quando o processo estiver implantado deve-se supervisionar, avaliar e motivar os vendedores; Vai um caldinho aí? 10

11 Lançamento do Produto 3. Desenvolver processos de distribuição
Tarefas da atividade: Desenhar Processo de Distribuição: Conceber e especificar como será todo o processo de distribuição; Definir Logística do Processo: O processo de distribuição têm como objetivo principal garantir que o cliente seja atendido dentro de um prazo mínimo; Logística inclui planejamento, implementação, e controle de fluxo eficiente; Fechar acordo com distribuidores: Fechar acordos comerciais para tarefas de montagem de produtos por exemplo. 11

12 Lançamento do Produto Adquirir Recursos: Utilizados para fazer funcionar de forma adequada o processo de distribuição; Desenvolver sistema de apoio ao processo de distribuição: Ligado a gestão da cadeia de suprimento ; Treinar pessoal de apoio à distribuição: Treinar a capacitar pessoal que trabalha na empresa e dá apoio à distribuição; Implantar / Integrar o processo de distribuição: Implementar e prover integração com processos de vendas e assistência técnica principalmente; 12

13 Lançamento do Produto 4. Desenvolver processos de atendimento ao cliente Compreende os canais de comunicação entre a empresa e o usuário final do produto Tarefas da atividade: Desenhar Processo de Atendimento ao Cliente; Comprar recursos: Adquiri estrutura para atender os clientes e desenvolver o processo; Desenvolver documentação de atendimento ao cliente: Padrões, regras, formas, canais, divulgação, feitos de forma documentada; 13

14 Desenvolver sistema de apoio a atendimento ao cliente: Canais, telefones, s, sites, visitas, etc; Contratar/alocar pessoal/empresa: Treinar a capacitar pessoal que trabalha na empresa e dá apoio ao cliente; Treinar pessoal de atendimento ao cliente: Quem lida diretamente com o cliente, escuta os problemas e repassa para os responsáveis; Implantar processo de atendimento ao cliente; Lançamento do Produto

15 Lançamento do Produto 5. Desenvolver processos de Assistência Técnica
Os produtos estão se tornando cada vez mais confiáveis, não quebram ou são fáceis de consertar e ainda são descartáveis; Os direitos dos consumidores têm crescido bastante, em alguns países eles podem experimentar o produto por um tempo e depois devolverem se não gostar; As empresas estão oferecendo produtos com garantias prolongadas e promessa de “zero defeito”. Oferecem serviços de assistência técnica gratuita e ficam responsáveis por todos os problemas que surgem; 15

16 Em alguns produtos o serviço de assistência técnica e manutenção é vendido como um outro produto e passa a ser outra fonte de renda; O processo de assistência técnica é burocrático e organizacional, focado no processo de negócio. Lançamento do Produto 16

17 Lançamento do Produto 6. Promover Marketing de Lançamento
Tarefas da atividade: Atualizar o plano de lançamento: O embrião deste plano existe desde o momento da confecção da estratégia do produto, onde a base é a descrição do público-alvo. Nesta tapa os prazos são reavaliados e a data de lançamento é definida; Preparar Campanha Publicitária; Desenvolver a propaganda; Promover Vendas Contratar os fornecedores de serviços; 6. Promover Marketing de Lançamento ACONTECEM PARALELOS 17

18 Preparar Campanha Publicitária: Toma como referência um plano de comunicação, que deve ter sido desenvolvido, e utiliza as informações que permearam todo o processo de desenvolvimento do produto: segmento de mercado e público-alvo, compradores, pessoas que influenciam a decisão de compra, imagem da empresa, etc Desenvolver a propaganda: Tem intuito de alavancar as vendas, mas seu trabalho vai além do lançamento. Pode ser Informativa, quando os consumidores não conhecem a tecnologia, Persuasiva, para convencer o consumidor a comprar, ou de Lembrete, para produtos maduros já conhecidos no mercado. Lançamento do Produto 18

19 Promoção de Vendas: Tem como objetivo incentivar as vendas rápidas no curto prazo, enquanto a propaganda mostra porque o produto deve ser comprado, a promoção incentiva a compra agora. Descontos, serviços gratuitos, série especial do produto, etc Contratar fornecedores de serviços: Contratar pessoas para preparação do lançamento , em geral empresas de marketing e propaganda. Lançamento do Produto Vídeos de comerciais e campanhas de lançamento de produto 19

20 Lançamento do Produto 7. Lançar Produto
Atividade Central de toda esta fase. Consiste no evento de lançamento que sucede a todas as preparações anteriores descritas. Tarefas a serem realizadas: Avaliar os processos de apoio ao lançamento: Avaliar o nível de prontidão dos processos de apoio anteriormente descritos que vão sendo colocados em funcionamento, aprovados e liberados continuamente; Planejar o evento de lançamento: Envolve ativar alguns processos primordiais antes do evento de lançamento, como por exemplo atendimento ao cliente e assistência técnica; 7. Lançar Produto 20

21 Lançamento do Produto Contratar os serviços para o lançamento: Após o planejamento do evento os fornecedores devem ser contratados e ao planos anteriores revistos; Promover o evento de lançamento: Pode ter vários formatos, pode ser um evento associado a outro como um show, um jogo ou uma atividade coletiva. Em alguns casos pode estar associado a uma feira do setor. Trata-se de um momento em que todas as atividades anteriores culminam, pois os produtos estão entrando no mercado. Vídeo de lançamento do Sabão SURF em Portugal.

22 Lançamento do Produto Gerenciar o Lançamento
Durante o período de lançamento do produto, alguns indicadores especiais são gerenciados, os quais estão relacionados com os resultados do novo produto, a aceitação inicial e a satisfação do cliente. Tarefas: Gerenciar Resultados: Resultados de venda, custo e retorno são medidos constantemente e, principalmente, logo após o lançamento, para se observar se as premissas iniciais do plano de negócios, que norteia a análise da viabilidade econômico-financeira, estão sendo mantidas.

23 Lançamento do Produto Gerenciar a Aceitação Inicial: Resultados de venda, custo e retorno são medidos constantemente e, principalmente, logo após o lançamento, para se observar se as premissas iniciais do plano de negócios, que norteia a análise da viabilidade econômico-financeira, estão sendo mantidas.

24 Lançamento do Produto

25 Lançamento do Produto

26 Lançamento do Produto

27 Lançamento do Produto

28 Lançamento do Produto

29 Lançamento do Produto

30 Lançamento do Produto

31 Lançamento do Produto

32 Lançamento do Produto

33 Lançamento do Produto

34 Lançamento do Produto

35 Lançamento do Produto

36 Lançamento do Produto

37 Lançamento do Produto

38 Lançamento do Produto

39 Lançamento do Produto

40 Lançamento do Produto


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