A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O processo de comunicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O processo de comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 O processo de comunicação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL O processo de comunicação BERLO, David. O processo de comunicação: introdução à teoria e à prática. São Paulo: Martins fontes, 2003.

2 Modelo do processo de comunicação
Cada situação de comunicação difere de algum modo uma da outra, mas ainda assim podemos tentar isolar certos elementos em comum apresentados por todas. São esses ingredientes e suas inter-relações que consideramos, quando procuramos construir um modelo genérico de comunicação.

3 O conceito de processo A definição dicionarizada de processo remete a “qualquer fenômeno que apresente contínua mudança no tempo”, ou “qualquer operação ou tratamento contínuo”. Quinhentos anos antes de Cristo, Heráclito destacou a importância do conceito de processo, ao declarar que um homem não pode entrar duas vezes no mesmo rio; o homem será diferente e assim também o rio.

4 O conceito de processo Se aceitarmos o conceito de processo, veremos os acontecimentos e as relações como dinâmicos, em evolução, sempre em mudança, contínuos. Quando chamamos algo de “processo” queremos dizer, também, que não há um começo, um fim, uma seqüência fixa de eventos. Não é uma coisa estática, parada. É movel. Assim, em tal perspectiva, os ingredientes do processo agem uns sobre os outros; cada um influencia todos os demais.

5 A teoria da comunicação
A Teoria da Comunicação reflete esse ponto de vista de processo. O teórico da comunicação rejeita a possibilidade de que a natureza consista em acontecimentos ou ingredientes separáveis de todos os demais acontecimentos. Alega que não se pode falar em o começo ou o fim da comunicação, nem dizer que determinada idéia veio de uma fonte específica, que a comunicação ocorre apenas numa direção, etc.

6 Dois problemas teórico-metodológicos
Quando procuramos falar ou escrever sobre um processo – como o de comunicação, por exemplo – enfrentamos pelo menos dois problemas de ordem teórico-metodológica. TEMOS QUE PARALISAR A DINÂMICA DO PROCESSO TEMOS QUE EMPREGAR A LINGUAGEM (QUE EM SI, JÁ É UM PROCESSO) (exemplo: processo de educação)

7 Ingredientes da comunicação
Com o conceito de processo fixado em mente, podemos aproveitar melhor a análise dos ingredientes da comunicação, dos elementos que parecem necessários (senão apenas suficientes) para que haja comunicação. Precisamos ver elementos como quem está comunicando, por que está comunicando e com quem está comunicando.

8 Ingredientes da comunicação
Além disso, precisamos ver os comportamentos da comunicação: as mensagens produzidas, o que as pessoas querem comunicar. Precisamos observar o estilo, a forma como as pessoas tratam as suas mensagens Por fim, precisamos examinar os meios de comunicação, os canais que as pessoas usam para que suas mensagens cheguem aos interlocutores.

9 Ingredientes da comunicação
Em resumo: precisamos alistar os elementos do processo de comunicação que devemos levar em conta quando: A) iniciamos a comunicação B) respondemos a comunicação C) Servimos como observadores ou analistas da comunicação

10 Alguns modelos de comunicação
Modelo de Aristóteles 1) a pessoa que fala; 2) o discurso; 2) a pessoa que ouve Modelo de Shannon-Weaver 1) a fonte; 2) o transmissor; 3) o sinal; 4) o receptor; 5) o destinatário Outros modelos (MacLean, Fearing, Johnson etc.)

11 Um modelo de comunicação apresentado por berlo (2003)
A fonte O codificador A mensagem O canal O CÓDIGO O decodificador (a língua) O receptor (exemplo: Joe convida Mary para sair: Mary, quer ir comigo ao piquenique, domingo?)

12 Crítica ao modelo de berlo
Berlo, mesmo considerando a comunicação como processo dinâmico, não considera em seu modelo o CONTEXTO. Esse elemento foi introduzido no quadro das teoria da comunicação desenvolvida pelos formalistas russos (Jakobson, entre outros)

13 Para reflexão acerca do processo comunicativo

14 Considerações finais Os ingredientes aqui discutidos são essenciais à comunicação. Quer tratemos a comunicação em termos de uma pessoa, duas pessoas ou de uma rede institucional, as funções rotuladas como fonte, codificador, decodificador e receptor têm de ser desempenhadas. As mensagens estão sempre presentes e devem existir em algum canal.

15 Considerações finais Enfim, é preciso lembrar que a maneira pela qual todos esses ingredientes se reúnem, em que ordem, e com que espécie de inter- relação, depende da situação, da natureza do processo específico em estudo e da dinâmica criada. Em última instância, depende do CONTEXTO.


Carregar ppt "O processo de comunicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google