A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia
Fisiologia I Prof. Guilherme Garcez Cunha

2 Fisiologia do sistema muscular

3 músculo Importância principal nas atividades funcionais de locomoção, incluindo desempenho atlético e as recuperação de injúrias. Praticamente todas as funções do corpo são, em parte, musculares. Criar tensão ao longo do eixo de suas fibras, o que tende a encurtá- las – CONTRAÇÃO MUSCULAR.

4 músculo 45 a 50% do corpo é constituído por componentes do sistema muscular. Responsável pelo movimento do esqueleto; Circulação e alterações na quantidade de sangue; Transporte de ingestão pelo trato intestinal; Proteção às vísceras;

5 Classificação Localização, Função e Inervação;

6 Músculo Liso Regulado pelo SNA e esta localizado nas vísceras, as quais requerem movimentos autônomos. Filamentos não estão dispostos em ordem. As células tem formato de fuso e um núcleo central.

7

8 Músculo cardíaco Regulado pelo SNA e esta localizado nas vísceras, as quais requerem movimentos autônomos. Somente no CORAÇÃO. Estriações caracterizadas pela alternância de bandas claras com escuras; Células alongadas com um ou dois núcleos centralizados. A área onde a terminação de uma cel. se liga com a cel. seguinte – DISCO INTERCALADO.

9

10

11 Músculo esquelético O músculo estriado esquelético: é inervado pelo SNS e como este se encontra em parte sobre controle consciente, chama-se músculo voluntário. As contrações do músculo esquelético permitem os movimentos dos diversos ossos e cartilagens do esqueleto. Fibras cilíndricas muito longas e multinucleadas, conhecidas por fibras musculares estriadas esqueléticas. 

12

13 Classificação Flexores: Localizados no lado do membro no qual a articulação se dobre quando reduzindo o ângulo articular. Extensores: Localizados no lado no membro no qual a articulação se dobra quando aumentado o ângulo articular. Adutores: São músculos que empurram um membro na direção do plano mediano. Abdutores: Músculos que empurram um membro para longe do plano mediano. Esfíncteres: Dispostos de forma circular para prover a constrição de aberturas corpóreas.

14

15

16

17 Toda a célula muscular contém filamentos protéicos contráteis de dois tipos: actina e miosina. Esses miofilamentos (ou miofibrilas) são diferenciados um do outro pelo peso molecular, maior no filamento de miosina. Ao microscópio eletrônico, a actina aparece sob a forma de filamentos finos, enquanto a miosina é representada por filamentos grossos. A interação da actina com a miosina é o grande evento desencadeador da contração muscular. A disposição regular dessas proteínas ao longo da fibra produz o padrão de faixas claras e escuras alternadas, típicas do músculo estriado.

18

19 Inicia-se com a chegada dos neutrotransmissores na sarcolema
Inicia-se com a chegada dos neutrotransmissores na sarcolema. Pelo sistema T (os túbulos transversos) essa informação atinge rapidamente os retículos sarcoplasmáticos que têm sua condutância do cálcio bruscamente modificada. Assim, o retículo libera cálcio. Com o cálcio livre, a actina é disponibilizada para se ligar ao sítio específico da cabeça da miosina. Ligação feita, um ATP é quebrado e a cabeça move em torno de 45⁰. Assim, a miosina "rema" a actina, que desliza 4nm. Para a liberação das duas proteínas é necessário novo ATP. Quando ele se liga, a cabeça se solta. Quanto mais impulsos atingirem uma região muscular, mais remadas a miosina dá na actina favorecendo uma força final maior.

20 rigor mortis O ATP (trifosfato de adenosina) presente nas fibras musculares mantêm o metabolismo e, além disto, favorece a dissociação do complexo actomiosina, promovendo o relaxamento muscular. Porém, a queda na concentração de ATP durante as modificações post-mortem, devido à ação de ATPases musculares que provocam sua degradação, faz com que ocorra a formação de pontes cruzadas através do aumento da sobreposição de filamentos delgados, representados pela actina e grossos, pela miosina, que se associam e originam o complexo actomiosina. Com isto, a musculatura atinge o rigor mortis ou rigidez cadavérica, e o músculo se contrai irreversivelmente com o encurtamento do sarcômero, tornando-se rígido e inextensível.

21 Contração da Musculatura lisa
Quando a MP é despolarizada, ela se torna mais permeável ao Ca, permitindo o influxo do mesmo, que ativa a contração. Bomba de Ca+ ajudando na despolarização da MP. O acoplamento excitação-contração no musculo liso ocorre por vários mecanismos diferentes, pelo fato deste não possuir o complexo troponina. O Ca liga-se à calmodulina formando o complexo Ca/calmodulina este por sua vez liga-se a uma proteína alongada chamada caldesmona.

22

23

24 Vídeos de auxilio !! Vídeos interessantes !!! Explicação BÁSICA:
Explicação melhorada:

25 Obrigado e bons estudos...


Carregar ppt "Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google