A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS - 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS - 2010."— Transcrição da apresentação:

1 PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS - 2010

2 Justificativa A proposta pedagógica deste curso está embasada nos seguintes fundamentos pedagógicos:

3 Princípios norteadores 1. Universalidade de acesso às tecnologias Educacionais - favorecer a inclusão digital nas escolas; - democratizar o uso pela comunidade escolar ; - contribuir com o aprimoramento da prática pedagógica. DIRETRIZES PARA O USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

4 2. Incentivo e valorização da produção docente - oportunizar a troca de experiências entre os professores; - possibilitar a visibilidade das práticas escolares; - contribuir com a formação técnica necessária à produção de conteúdos digitais.

5 3. Integração de mídias como suporte à prática pedagógica - oportunizar diversidade de linguagens na abordagem dos conteúdos, contribuindo com o processo de ensino aprendizagem; - considerar os avanços tecnológicos na definição de estratégias metodológicas.

6 4. Ampliação da abrangência das ações de formação continuada, utilizando alternativas tecnológicas da modalidade EaD - possibilitar ações de formação continuada, de forma descentralizada; - oportunizar maior acesso aos conteúdos apresentados por profissionais de destaque no cenário educacional.

7 Público alvo O curso é de inclusão digital e contempla professores, direções, equipes pedagógicas e demais profissionais da educação.

8 Objetivos Este curso visa a contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos tecnológicos e de conectividade, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.

9 Objetivos Específicos - Refletir sobre o impacto da tecnologia e suas contribuições na vida cotidiana e na atuação profissional; - Conhecer e utilizar o sistema operacional Linux de forma que o mesmo possa contribuir para a solução de necessidades, desafios e propostas pedagógicas mediadas por tecnologias;

10 - Desenvolver ações necessárias ao uso do computador e de programas que possibilitam a elaboração e edição de textos e de apresentações na TV Multimídia, a comunicação interpessoal, interatividade, navegação e pesquisa de informações, produção, cooperação e publicação de textos na Internet;

11 - Analisar propostas para dinamizar sua prática pedagógica e a vivência de seus alunos com o uso dos recursos tecnológicos; - Buscar soluções aos desafios provocados pelas múltiplas possibilidades de trajetos de estudo, pesquisa, socialização, produção, publicação de ideias e reflexões.

12 Modalidade: Semi-presencial

13 Metodologia Cinco encontros presenciais de 4 horas, no contraturno do professor, sendo que em cada encontro estão previstas atividades de aprendizagem, envolvendo conceitos, procedimentos, reflexões e realizações de práticas. Cabe aos multiplicadores do NTM, planejar e realizar os encontros de formação por meio de material impresso e on-line (vídeo-aula, tutoriais, CD, wiki...), para as atividades presenciais e a distância, totalizando a carga horária.

14 REFLEXÕES A CADA ENCONTRO a) Conseguiu realizar as atividades? b) Quais foram as dificuldades? c) Possui aplicação na sua ação docente? d) Qual sua avaliação com relação a ferramenta e os conceitos apresentados? e) Qual(is) aprimoramentos você percebeu que é possível de implementar na sua ação pedagógica, após utilização desta ferramenta?


Carregar ppt "PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS - 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google