Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuzia Sampaio Belém Alterado mais de 8 anos atrás
1
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS - 2010
2
Justificativa A proposta pedagógica deste curso está embasada nos seguintes fundamentos pedagógicos:
3
Princípios norteadores 1. Universalidade de acesso às tecnologias Educacionais - favorecer a inclusão digital nas escolas; - democratizar o uso pela comunidade escolar ; - contribuir com o aprimoramento da prática pedagógica. DIRETRIZES PARA O USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
4
2. Incentivo e valorização da produção docente - oportunizar a troca de experiências entre os professores; - possibilitar a visibilidade das práticas escolares; - contribuir com a formação técnica necessária à produção de conteúdos digitais.
5
3. Integração de mídias como suporte à prática pedagógica - oportunizar diversidade de linguagens na abordagem dos conteúdos, contribuindo com o processo de ensino aprendizagem; - considerar os avanços tecnológicos na definição de estratégias metodológicas.
6
4. Ampliação da abrangência das ações de formação continuada, utilizando alternativas tecnológicas da modalidade EaD - possibilitar ações de formação continuada, de forma descentralizada; - oportunizar maior acesso aos conteúdos apresentados por profissionais de destaque no cenário educacional.
7
Público alvo O curso é de inclusão digital e contempla professores, direções, equipes pedagógicas e demais profissionais da educação.
8
Objetivos Este curso visa a contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos tecnológicos e de conectividade, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.
9
Objetivos Específicos - Refletir sobre o impacto da tecnologia e suas contribuições na vida cotidiana e na atuação profissional; - Conhecer e utilizar o sistema operacional Linux de forma que o mesmo possa contribuir para a solução de necessidades, desafios e propostas pedagógicas mediadas por tecnologias;
10
- Desenvolver ações necessárias ao uso do computador e de programas que possibilitam a elaboração e edição de textos e de apresentações na TV Multimídia, a comunicação interpessoal, interatividade, navegação e pesquisa de informações, produção, cooperação e publicação de textos na Internet;
11
- Analisar propostas para dinamizar sua prática pedagógica e a vivência de seus alunos com o uso dos recursos tecnológicos; - Buscar soluções aos desafios provocados pelas múltiplas possibilidades de trajetos de estudo, pesquisa, socialização, produção, publicação de ideias e reflexões.
12
Modalidade: Semi-presencial
13
Metodologia Cinco encontros presenciais de 4 horas, no contraturno do professor, sendo que em cada encontro estão previstas atividades de aprendizagem, envolvendo conceitos, procedimentos, reflexões e realizações de práticas. Cabe aos multiplicadores do NTM, planejar e realizar os encontros de formação por meio de material impresso e on-line (vídeo-aula, tutoriais, CD, wiki...), para as atividades presenciais e a distância, totalizando a carga horária.
14
REFLEXÕES A CADA ENCONTRO a) Conseguiu realizar as atividades? b) Quais foram as dificuldades? c) Possui aplicação na sua ação docente? d) Qual sua avaliação com relação a ferramenta e os conceitos apresentados? e) Qual(is) aprimoramentos você percebeu que é possível de implementar na sua ação pedagógica, após utilização desta ferramenta?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.