A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UFTM — Universidade Federal do Triângulo Mineiro Curso de Letras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UFTM — Universidade Federal do Triângulo Mineiro Curso de Letras"— Transcrição da apresentação:

1 UFTM — Universidade Federal do Triângulo Mineiro Curso de Letras
Literatura Portuguesa I A poesia romântica de Almeida Garrett Prof. Dr. Carlos Francisco de Morais

2 Poema de Almeida Garrett (1799-1854): “Este inferno de amar”
Este inferno de amar — como eu amo! — Quem mo pôs aqui n’alma... quem foi? Esta chama que alenta e consome, Que é a vida — e que a vida destrói — Como é que veio a se atear, Quando — ai quando se há de ela apagar? Eu não sei, não me lembra: o passado, A outra vida que dantes vivi Era um sonho talvez... — foi um sonho — Em que paz tão serena a dormi! Oh! que doce era aquele sonhar... Quem me veio, ai de mim! despertar? Só me lembra que um dia formoso Eu passei... dava o Sol tanta luz! E os meus olhos, que vagos giravam, Em seus olhos ardentes os pus. Que fez ela? eu que fiz? — Não no sei, Mas nessa hora a viver comecei...

3 O Prefácio a Cromwell, de Victor Hugo Liberdade de expressão
“É, pois, chegado o momento de afirmar sem rodeios que seria estranho que nos dias de hoje a liberdade, tal como a luz, penetrasse em todos os domínios exceto naquilo que há de mais naturalmente livre no mundo, que são as coisas do pensamento.”

4 A Liberdade conduzindo o povo (1830, Museu do Louvre) Eugène Delacroix (1798-1863)

5 A derrubada da mimese Derrubemos a golpes de martelo as teorias, as poéticas e os sistemas. Atiremos por terra o velho revestimento de estuque que mascara a fachada da arte! Não existem regras, nem modelos!

6 O individualismo romântico
Convém insistir que o poeta só deve guiar-se pela Natureza, pela verdade e pela inspiração, que é igualmente uma verdade e uma natureza. Palavras de Lope de Vega: Quando he de escribir una comedia, Encierro los preceptos con seis llaves. Para trancar os preceitos, seis chaves não são demais. E que o poeta, acima de tudo, evite copiar alguém, quer seja Molière ou Corneille, até mesmo Shakespeare ou Schiller.

7 O viajante sobre o mar de névoa (1818, Kunsthalle, Hamburgo) Caspar David Friedrich (1774-1840)


Carregar ppt "UFTM — Universidade Federal do Triângulo Mineiro Curso de Letras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google