A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Outras épocas, outros lugares. O fascismo ainda é possível? O fascismo ainda é possível? Obstáculos: repugnância ao regime; globalização econômica e declínio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Outras épocas, outros lugares. O fascismo ainda é possível? O fascismo ainda é possível? Obstáculos: repugnância ao regime; globalização econômica e declínio."— Transcrição da apresentação:

1 Outras épocas, outros lugares

2 O fascismo ainda é possível? O fascismo ainda é possível? Obstáculos: repugnância ao regime; globalização econômica e declínio do uso da guerra como instrumento político nacional. Obstáculos: repugnância ao regime; globalização econômica e declínio do uso da guerra como instrumento político nacional.

3 Se apresentado com uma nova roupagem, onde alguns de seus elementos definidores não teriam mais lugar no mundo do pós-guerra. Se apresentado com uma nova roupagem, onde alguns de seus elementos definidores não teriam mais lugar no mundo do pós-guerra. Se fosse entendido o renascimento do fascismo atualizado como o surgimento de algum tipo de equivalência funcional, e não uma repetição exata. Se fosse entendido o renascimento do fascismo atualizado como o surgimento de algum tipo de equivalência funcional, e não uma repetição exata.

4 A Europa Ocidental desde 1945 Mesmo após a derrota fascista movimentos herdeiros do regime surgiram após 1945. Mesmo após a derrota fascista movimentos herdeiros do regime surgiram após 1945. Novos recrutas para as direitas radicais européias. Novos recrutas para as direitas radicais européias. Nova geração das extremas direitas européias. Nova geração das extremas direitas européias.

5 Leste europeu pós- soviético Rússia e Leste europeu como solos férteis para movimentos de extrema direita Rússia e Leste europeu como solos férteis para movimentos de extrema direita

6 O Fascismo fora da Europa Divergentes definições do fascismo: Divergentes definições do fascismo:  Fascismo histórico que exigiria as pré- condições específicas da Europa  Fascismo como regime que pode se expansivo aos países do Terceiro Mundo. Exemplos fora da Europa. Exemplos fora da Europa.

7 Capítulo 8 Os regimes fascistas que conseguiram subir no poder provocaram um impacto humanitário por terem o poder de morte e guerra. Os regimes fascistas que conseguiram subir no poder provocaram um impacto humanitário por terem o poder de morte e guerra. Existiria, segundo Paxton, uma paixão doentia pela regeneração e purificação da nação. Existiria, segundo Paxton, uma paixão doentia pela regeneração e purificação da nação.

8 Interpretações conflitantes Stálin interpreta o regime limitando-o apenas como uma crise de superprodução capitalista. Stálin interpreta o regime limitando-o apenas como uma crise de superprodução capitalista. Outra interpretação é a que coloca a comunidade empresarial como vítima do fascismo, eximindo esse grupo da culpa. Outra interpretação é a que coloca a comunidade empresarial como vítima do fascismo, eximindo esse grupo da culpa.

9 Explicações psíquicas colocam os líderes e os seus públicos como doentes e insanos. Explicações psíquicas colocam os líderes e os seus públicos como doentes e insanos. Talcott Parsons vê o fascismo da mesma forma que os marxistas: onde seu surgimento é proporcionado pelo desenvolvimento econômico e social desigual em países que tiveram uma industrialização rápida e tardia. Talcott Parsons vê o fascismo da mesma forma que os marxistas: onde seu surgimento é proporcionado pelo desenvolvimento econômico e social desigual em países que tiveram uma industrialização rápida e tardia.

10 Hannah Arendt coloca que uma sociedade de massas desenraizadas sem vínculos sociais seria um local apropriado para o surgimento de uma ditadura de bases populares e poderes ilimitados. Hannah Arendt coloca que uma sociedade de massas desenraizadas sem vínculos sociais seria um local apropriado para o surgimento de uma ditadura de bases populares e poderes ilimitados. Outra interpretação, muito criticada, é a de Seymor Lipset que enxergava o fascismo como um ressentimento da classe média inferior Outra interpretação, muito criticada, é a de Seymor Lipset que enxergava o fascismo como um ressentimento da classe média inferior

11 Outra corrente criticada é a de que o fascismo teria como objetivo principal o fator econômico, o que, segundo, Paxton, é equivocado pois, apara ele, a economia se submetia aos fins políticos. Outra corrente criticada é a de que o fascismo teria como objetivo principal o fator econômico, o que, segundo, Paxton, é equivocado pois, apara ele, a economia se submetia aos fins políticos. Para o autor, Hitler e Stalin eram semelhantes por terem regimes totalitaristas. Para o autor, Hitler e Stalin eram semelhantes por terem regimes totalitaristas. O fascismo como uma espécie de religião política. O fascismo como uma espécie de religião política.

12 Fronteiras Fenômeno amplamente imitado resultando em modelos semelhantes. Fenômeno amplamente imitado resultando em modelos semelhantes. Diferenças entre fascismo e ditaduras militares. Diferenças entre fascismo e ditaduras militares. Limites entre autoritarismo e fascismos. Limites entre autoritarismo e fascismos.

13 O que é o fascismo? Visa a limpeza étnica e a expansão externa sem estar submetido a restrições éticas ou legais. Visa a limpeza étnica e a expansão externa sem estar submetido a restrições éticas ou legais. Nos dias de hoje pode ser encontrado sob formas de limitação das liberdades democráticas, racismo, xenofobia. Nos dias de hoje pode ser encontrado sob formas de limitação das liberdades democráticas, racismo, xenofobia.


Carregar ppt "Outras épocas, outros lugares. O fascismo ainda é possível? O fascismo ainda é possível? Obstáculos: repugnância ao regime; globalização econômica e declínio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google