A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Mônica I. Wingert Turma 301

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Mônica I. Wingert Turma 301"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Mônica I. Wingert Turma 301
Onfalocele Profª Mônica I. Wingert Turma 301

2 Onfalocele A Onfalocele é um defeito na parede abdominal, na inserção do cordão umbilical, com herniação de órgãos abdominais. O defeito é caracterizado pela ausência dos músculos abdominais, fáscia e pele e, coberto por uma membrana avascular, forma uma hérnia. O saco herniado é formado por uma camada interna (peritônio) e uma externa (membrana amniótica) e entre as duas existe uma fina camada de geléia de Wharton.

3 A migração das alças intestinais no cordão umbilical ocorre normalmente entre 8 e 12 semanas de gestação e falha no retorno das alças intestinais para a cavidade abdominal resulta na formação de onfalocele.

4 Cuidados de enfermagem
Cobrir com compressa úmida com soro fisiológico morno as estruturas e envolver em plástico estéril próprio para esse procedimento, utilizar técnica asséptica e utilizar cobertor, lençol estéril no leito do RN, monitorar sinais vitais com frequência, não ventilar o RN com máscara para prevenir distensão abdominal, manter balanço hídrico rigoroso, puncionar acesso venoso, manter sonda gástrica aberta para drenagem, administrar analgésico conforme prescrição médica, agrupar os cuidados, observar coloração da pele e perfusão, orientar os pais sobre equipamentos envolvidos no cuidado com RN, orientar as normas da UTI neonatal e o cuidado que terão que ter com as visitas (centrada na família).

5 FIM!!


Carregar ppt "Profª Mônica I. Wingert Turma 301"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google