A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Conexões de Saberes - Unirio. Laís - Enfermagem É notável a prevalência do sexo feminino como integrantes do programa conexões de saberes, acreditando-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Conexões de Saberes - Unirio. Laís - Enfermagem É notável a prevalência do sexo feminino como integrantes do programa conexões de saberes, acreditando-se."— Transcrição da apresentação:

1 Programa Conexões de Saberes - Unirio

2 Laís - Enfermagem É notável a prevalência do sexo feminino como integrantes do programa conexões de saberes, acreditando-se que isso se deve ao fato da localização do mesmo ser no campus de Enfermagem, onde há predominância feminina.

3 Observa-se uma presença significativa de solteiros possivelmente resultantes da maioria dos ingressantes serem relativamente jovens. E considerando a dificuldade de ser provedor de família em conjunto a ser estudante de uma Universidade Federal que exige dedicação e tempo.

4 A leitura do gráfico nos permite avaliar que há uma maior procura dos jovens por vagas no projeto. Esse fato pode acontecer em decorrência da não disponibilidade de cumprimento da carga horária. Visto que, em sua maioria, possuem atividades complementares com família, emprego, dentre outros.

5 O gráfico revela cursos na área de humanas em sua maior frequência, totalizando 41%, o que reforça a tese de uma maior parceria com projetos de educação e cidadania. Margarete - Biblioteconomia

6 A entrada do estudante nos primeiros períodos da universidade, demonstra uma participação efetiva no total de 59%, mas também analisa o ingresso de 39% em períodos onde se pode ter uma base maior de convivência com o ambiente estudantil.

7 Observa-se que o quantitativo de bolsistas no decorrer dos anos vem sido constante, o que se deve ao fato da continuidade de oferta de bolsas e a grande procura dos alunos por projetos de extensão.

8 Percebe-se que o quantitativo de moradores do município do RJ é superior aos demais municípios. Podendo ser explicado pela localidade da Universidade.

9 Anelize - Enfermagem No referido o gráfico, observa-se que 87 % dos alunos bolsistas são oriundos da estado do Rio de janeiro e apenas 13 % vindos de outros estados. Concluindo que a maioria dos bolsistas são oriundos do estado do Rio de Janeiro.

10 No referido gráfico a média de estudantes com casa própria é de 48 % porem uma percentagem significativa de alunos com casa cedida ou alugada (21% e 17%) e somente uma pequena percentagem possuí casa herdada ou própria em pagamento.

11 Joice – Enfermagem O Gráfico apresenta onde os bolsistas do conexões de saberes cursaram o ensino fundamental.Neste, destaca-se o ensino em escola pública (municipal ou estadual) com 56% dos bolsistas. Este valor em destaque, pode ter tal apresentação devido ao curso em escola pública ser um dos fatores considerados na seleção dos bolsistas.

12 Com base no gráfico apresentado,verifica-se que a maioria dos bolsistas do Programa conexões de Saberes eram oriundos de Escola pública ( Estadual ou municipal).De certa forma essa apresentação condiz com os critérios de seleção do Projeto. Onde cursou o Ensino Médio

13 Bruna - Enfermagem Com base no gráfico de curso pré vestibular, percebe-se que dentre os participantes do Programa de Extensão Conexões de Saberes, 38% não fizeram curso para preparação do vestibular, podendo ser relacionado ao fato de não terem condições financeiras para tal, por não ter conseguido entrar no pré vestibular social ou por terem conseguido aprovação logo após o termino do ensino médio.

14 Com base no gráfico de graduação, percebe-se que dentre os participantes do Programa de Extensão Conexões de Saberes, que 89% está na primeira graduação, esse quantitativo deve-se a maioria dos participantes se encontrarem na faixa etária de 17 a 27 anos.

15 Percebe-se que 81% dos participantes do Programa Conexões de Saberes não realizaram nenhum tipo de curso extra classe (curso de línguas, de informática,...). Isso nos sugere que pode ser pela razão de 71% terem faixa salarial de até três salários mínimos, ou seja, como esses tipos de cursos tem um custo elevado as pessoas que tem uma renda baixa não conseguem ter acesso.

16 Pamella - Nutrição

17

18 Os gráficos anteriores mostram a escolaridade paterna e materna dos alunos que participaram do Programa Conexões de Saberes e a renda econômica familiar. Podemos observar que a mulher tem avançado no número médio de nível médio de estudo enquanto comparado ao homem da casa. Mães mais escolarizadas contribuem de forma decisiva na aprendizagem dos filhos e na melhor distribuição de renda. Recentemente, foi feito um levantamento realizado pelo Todos Pela Educação, com o apoio da Fundação de Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), onde observa-se que hoje há uma grande disparidade entre os anos de estudo das mães em relação aos dos filhos, especialmente os da rede pública. Nosso trabalho vem a corroborar com esse levantamento, já que dos 335 pais analisados, apenas 45 chegaram ao ensino superior completo. Diante deste cenário, podemos afirmar que a educação de jovens e adultos deve ser de permanente preocupação, em relação às Políticas Públicas nessa temática. Bons resultados nessa área podem contribuir para eliminar as diferenças socias e educacionais entre as gerações e assim promover uma sociedade mais justa.

19 Ingrid - Enfermagem Inseridos em uma realidade com princípios ligados á informática, seria esperado como principal fonte de informação o uso de internet. Porém, revela o gráfico que o uso da televisão é ainda a principal fonte de informação sendo o meio mais acessível.

20 A leitura do gráfico nos permite a reflexão de que um curso de graduação exige o mínimo de conhecimento de informática para realização de atividades acadêmicas.

21 Percebe-se que 51% dos bolsistas do Conexões de Saberes utilizam o computador em suas residências. É interessante destacar que 37% dos bolsistas utilizam os computadores da sala do conexões, para pesquisas, consultas pessoais trabalhos, etc. Angélica - Pedagogia

22 91% dos bolsistas do Conexões de Saberes não possuem outro tipo de bolsa.

23 Podemos perceber através desse gráfico que grande parte dos bolsistas não domina alguma língua estrangeira. Podem-se apontar dois possíveis motivos, são eles: a falta de condições financeiras para pagar um curso e falta de tempo. Eguiberto – Ciência Política

24 Constatamos nesse gráfico que a totalidade dos bolsistas utiliza o transporte público para chegar à universidade, podemos apontar alguns possíveis motivos para esse fato, são eles: a falta de condições para ter/manter um veículo próprio, a falta de estacionamento para os alunos e o custo de o transporte coletivo ser menor do que os outros meios de transporte.

25 Ao ler esse gráfico, podemos perceber que os bolsistas do Conexões de Saberes realizam sua alimentação em casa, em lanchonetes e trazendo marmitas apesar de dispor de uma Cantina dentro do campus onde a sala do Conexões se localiza. Podemos apontar possíveis motivos para esse fato como: a falta de condições financeiras para comer fora de casa, a qualidade dos alimentos oferecidos na cantina e a preferência do aluno.


Carregar ppt "Programa Conexões de Saberes - Unirio. Laís - Enfermagem É notável a prevalência do sexo feminino como integrantes do programa conexões de saberes, acreditando-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google