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Etiqueta no trabalho: Uma postura profissional correta facilita o trato com clientes e melhora o relacionamento entre colegas e gestores. Fonte: consultores.

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1 Etiqueta no trabalho: Uma postura profissional correta facilita o trato com clientes e melhora o relacionamento entre colegas e gestores. Fonte: consultores da Zero Hora.

2 Etiqueta no trabalho: Atitudes erradas tanto podem alavancar quanto arruinar sua carreira. Você está sendo observado desde a limpeza e organização de sua mesa de trabalho até o modo como atende o telefone.

3 Uma questão de postura: Respeitar as hierarquias demonstra uma correta postura profissional. Respeitar as hierarquias demonstra uma correta postura profissional. Jamais fale mal da empresa ( nem dentro, nem fora dela). Jamais fale mal da empresa ( nem dentro, nem fora dela). O feedback é importante para o funcionário e deve ser dado em particular. Se o gestor não tomar esta iniciativa e importante pedir esta avaliação. O feedback é importante para o funcionário e deve ser dado em particular. Se o gestor não tomar esta iniciativa e importante pedir esta avaliação. O líder também pode receber críticas, mas observe o momento e a maneira certa de fazê-las. O líder também pode receber críticas, mas observe o momento e a maneira certa de fazê-las. Palavrões ou expressões agressivas são inadmissíveis. Palavrões ou expressões agressivas são inadmissíveis.

4 Aparência: A formalidade ou a informalidade do ambiente ditará o estilo da vestimenta. A formalidade ou a informalidade do ambiente ditará o estilo da vestimenta. Não pega bem em qualquer ambiente de trabalho: barriga de fora, decotes e saias curtas demais. Não pega bem em qualquer ambiente de trabalho: barriga de fora, decotes e saias curtas demais. Evite sempre: maquiagem pesada, cabelo mal cuidado, roupas amassadas ou excesso de acessórios. Evite sempre: maquiagem pesada, cabelo mal cuidado, roupas amassadas ou excesso de acessórios.

5 Aparência: As roupas devem estar sempre em excelente estado de conservação: limpas, passadas, bainhas bem feitas, punhos e golas impecáveis. As roupas devem estar sempre em excelente estado de conservação: limpas, passadas, bainhas bem feitas, punhos e golas impecáveis. Os sapatos devem estar sempre limpos e engraxados. Os sapatos devem estar sempre limpos e engraxados. Mulher que quer parecer sexy no trabalho não passa imagem de seriedade. Mulher que quer parecer sexy no trabalho não passa imagem de seriedade.

6 No telefone da empresa e no celular: Não fale alto demais, discrição é fundamental. Não fale alto demais, discrição é fundamental. Assuntos pessoais devem ser breves e objetivos. Nestes casos o telefone da empresa pode ser usado apenas para recados. Assuntos pessoais devem ser breves e objetivos. Nestes casos o telefone da empresa pode ser usado apenas para recados. Ao ligar para alguém, pergunte se a pessoa pode falar naquele momento. Ao ligar para alguém, pergunte se a pessoa pode falar naquele momento. Não esqueça de identificar-se ao ligar e atender o telefone. Não esqueça de identificar-se ao ligar e atender o telefone.

7 No telefone da empresa e no celular: Se o telefone da mesa ao lado tocar, atenda e anote o recado para o colega. Se o telefone da mesa ao lado tocar, atenda e anote o recado para o colega. Seja cordial. Seja cordial. Nunca esqueça alguém ao telefone. Nunca esqueça alguém ao telefone. Não use o celular em reuniões ou em momentos inadequados. Se necessário deixe no vibracall e saia com discrição para atender. Não use o celular em reuniões ou em momentos inadequados. Se necessário deixe no vibracall e saia com discrição para atender.

8 Internet: A internet deve ser usada com moderação. A internet deve ser usada com moderação. O ideal é que se tenha um profissional e um pessoal. O ideal é que se tenha um profissional e um pessoal. Ao escrever uma mensagem, evite gírias, cuide o português e não abrevie palavras. E- mail profissional exige seriedade. Ao escrever uma mensagem, evite gírias, cuide o português e não abrevie palavras. E- mail profissional exige seriedade. Não esqueça das saudações inicial e final. Não esqueça das saudações inicial e final.

9 Internet: A assinatura deve constar sempre, junto ao nome da empresa e dos contatos. A assinatura deve constar sempre, junto ao nome da empresa e dos contatos. O ideal é limpar a caixa de todos os dias. O ideal é limpar a caixa de todos os dias. Não esqueça de retornar os s o mais depressa possível. Responda ao menos um obrigado. Não esqueça de retornar os s o mais depressa possível. Responda ao menos um obrigado. Evite lotar a caixa de s com mensagens desnecessárias, correntes ou piadas. Evite lotar a caixa de s com mensagens desnecessárias, correntes ou piadas.

10 Internet: Quando mandar s para um grupo, mantenha os endereços eletrônicos em oculto para não expor os destinatários. Quando mandar s para um grupo, mantenha os endereços eletrônicos em oculto para não expor os destinatários. A comunicação profissional via web deve ser objetiva, com o assunto em destaque. A comunicação profissional via web deve ser objetiva, com o assunto em destaque. Nunca escreva uma mensagem em letras maiúsculas, no mundo cibernético, a caixa alta equivale a gritar. Nunca escreva uma mensagem em letras maiúsculas, no mundo cibernético, a caixa alta equivale a gritar.

11 Aromas (lanchinhos, cigarros e perfumes): Não exagere no perfume, alem disto não se retoca perfume no horário de trabalho. Não exagere no perfume, alem disto não se retoca perfume no horário de trabalho. Cigarro, só no fumódromo, se tiver. Depois disto lave as mãos, use spray bucal ou como uma bala. Cigarro, só no fumódromo, se tiver. Depois disto lave as mãos, use spray bucal ou como uma bala. Em alguns casos, um biscoito no ambiente de trabalho até é aceitável, mas não o tempo todo, evite alimentos com odor forte ( frituras, pipocas, salgadinhos, etc). Em alguns casos, um biscoito no ambiente de trabalho até é aceitável, mas não o tempo todo, evite alimentos com odor forte ( frituras, pipocas, salgadinhos, etc).

12 A empresa como sobrenome: Em eventos de trabalho, como o funcionário é símbolo da empresa que representa, a responsabilidade é grande. Fique de olho nos seguintes detalhes.

13 A empresa como sobrenome: Prime pela formalidade e vista-se de acordo como cerimonial. Prime pela formalidade e vista-se de acordo como cerimonial. Informe-se sobre o tipo de evento. Informe-se sobre o tipo de evento. Não é momento para quebrar protocolos. Não é momento para quebrar protocolos. Entenda qual é o seu papel naquele evento e qual é a importância de estar lá. Entenda qual é o seu papel naquele evento e qual é a importância de estar lá. Na mesa em que sentar o assunto deve ser o evento. Evite temas polêmicos que possam causar desconforto. Na mesa em que sentar o assunto deve ser o evento. Evite temas polêmicos que possam causar desconforto.

14 A empresa como sobrenome: Leve cartão de visitas, mas ele deve ser entregue logo na chegada, ao se apresentar, ou no momento de ir embora. Nunca distribua cartões na hora da alimentação. Leve cartão de visitas, mas ele deve ser entregue logo na chegada, ao se apresentar, ou no momento de ir embora. Nunca distribua cartões na hora da alimentação. A responsabilidade do funcionário é grande. Nessas ocasiões evite excessos: verbais, de comida e de bebida. A responsabilidade do funcionário é grande. Nessas ocasiões evite excessos: verbais, de comida e de bebida.


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