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SERVIDORES E SERVIÇOS Leandro Escobar 2009 SERVIDORES E SERVIÇOS.

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1 SERVIDORES E SERVIÇOS Leandro Escobar 2009 SERVIDORES E SERVIÇOS

2 PLANEJAMENTO DE DOMÍNIOS

3 PLANEJAMENTO DO DOMÍNIO DOMÍNIO 1 - Nome que identifica um conjunto de computadores na Internet. 2 – Base de contas de usuários e computadores, serviços de rede e diretivas de segurança. A administração desta base é centralizada e apoiada num servidor identificado como Controlador do Domínio (Domain Controler – DC) Os controladores de domínio armazenam dados e gerenciam interações entre os usuários e o domínio, incluindo processos de logon do usuário, autenticação e pesquisas de diretório. SERVIDORES E SERVIÇOS

4 Árvores Mais de um controlador de domínio. Um dos controladores é prioritário Há replicação entre os controladores de Domínio Indicado para multi-filiais SERVIDORES E SERVIÇOS PLANEJAMENTO DO DOMÍNIO Domínio Simples = 1 controlador de domínio Florestas Várias Árvores conectadas entre sim, mediante a criação de relacionamento de confiança. Indicado para multi-empresas

5 PLANEJAMENTO DO DOMÍNIO SERVIÇO DE DIRETORIO CONSIDERAÇOES Não é viável que os clientes tenham um senha para cada serviço. O uso dos diferentes serviços deve ser autenticado – segurança O servidor do serviço deve buscar as permissões do cliente em uma base única Serviço de diretório é Conjunto de Atributos sobre recursos e serviços existentes na rede, isso significa que é uma maneira de organizar e simplificar o acesso aos recursos de sua rede centralizando-os; Bem como, reforçar a segurança e dar proteção aos objetos da database contra intrusos, ou controlar acessos dos usuários internos da rede. LDAP - Lightweigth Directory Access Protocol Protocolo para atualizar e perquisar diretórios, utilizado desde o processo de logon até a autenticação de uso de serviços da rede SERVIDORES E SERVIÇOS

6 PLANEJAMENTO DO DOMÍNIO SLA – SERVICES LEVEL AGREEMENT – O SLA inclui: Definição dos serviços Desempenho Gerenciamento de problemas Responsabilidade das partes Garantias Medidas emergenciais Planos alternativos Planos para soluções temporárias Relatórios de monitoramento Confidencialidade SERVIDORES E SERVIÇOS

7 PLANEJAMENTO DO DOMÍNIO SLA – SERVICES LEVEL AGREEMENT – O SLA pode especificar, dependendo do contexto: Disponibilidade = Porcentagem do tempo em o serviço deve estar disponível. Por exemplo 99% Incidência de erros: quantidade máxima de falhas toleradas: Por exemplo: 1 erro a cada 1.000.000 de operações Desempenho: Nível da agilidade da realização do serviço. Por exemplo, processar a folha de pagamentos em no máximo 1 segundo para cada 10 funcionários Critérios de prioridade: Critérios para definir quais solicitações serão atendidas primeiramente. Por exemplo, solicitações “urgentes” devem ser atendidas em até 4 horas; “importantes”, até 24 horas; “rotineiras”, até 48 horas. SERVIDORES E SERVIÇOS

8 PLANEJAMENTO DO DOMÍNIO SLA – SERVICES LEVEL AGREEMENT – FATORES CRÍTICOS PARA O SUCESSO DA IMPLANTAÇÃO: Identificar os processos-chave da organização Medir o que causa impacto nos negócios – não o que é facilmente medido Clientes internos devem ser envolvidos – eles sabem o que é realmente relevante Em última instância, a satisfação dos clientes é um ótima medida Ter penalidades para o não cumprimento do SLA Determinar a frequencia das medições Determinar a frequencia da apresentação dos relatórios de desempenho Medir os resultados em vez de basear em suposições Examinar os resultados obtidos, para localizar falhas SERVIDORES E SERVIÇOS

9 PLANEJAMENTO DO DOMÍNIO SLA – SERVICES LEVEL AGREEMENT – FATORES CRÍTICOS PARA O SUCESSO DA IMPLANTAÇÃO: Corrigir o que estiver errado, para aprimorar o processo Possuir alternativas de contingência e continuidade de negócios para o caso de descumprimento do SLA Definir tempos de resposta e tempos de solução Expressar todos os itens claramente no contrato SERVIDORES E SERVIÇOS Fonte: How to develop and apply SLA’s in outsourcing, Gartner, 2007

10 PLANEJAMENTO DO DOMÍNIO DISPONIBILIDADE – TEMPO EM QUE OS RECURSOS ESTÃO PLENAMENTE DISPONÍVEIS AOS CLIENTES Minimizar o número de interrupções Prever paradas para manutenção preventiva Prever paradas para manutenção corretiva e falhas Alinhado às necessidades do negócio e dos clientes SERVIDORES E SERVIÇOS

11 PLANEJAMENTO DO DOMÍNIO DISPONIBILIDADE – PARA GARANTIR ALTA DISPONIBILIDADE Eliminar o Pontos Únicos de Falha – (SPOF – Single Points Of Failure) Implantar Arquiteturas Dual Node SERVIDORES E SERVIÇOS

12 PLANEJAMENTO DO DOMÍNIO DISPONIBILIDADE – Níveis de Disponibilidade e tempos de Indisponibilidade – DISPONIBILIDADE IMEDIATA= MTBF / (MTBF + MTTR) MTBF = tempo médio entre falhas MTTR = tempo médio para recuperação SERVIDORES E SERVIÇOS Disponibilidade (%)Downtime/anoDowntime/mês 95%18 dias 6:00:001 dia 12:00:00 96%14 dias 14:24:001 dia 1:48:00 97%10 dias 22:48:000 dias 21:36:00 98%7 dias 7:12:000 dias 14:24:00 99%3 dias 15:36:000 dias 7:12:11.99 99,9%0 dias 8:45:35.990 dias 0:43:11.99 99,99%0 dias 0:52:33.600 dias 0:04:19.20 99,999%0 dias 0:05:15.360 dias 0:00:25.92

13 PLANEJAMENTO DO DOMÍNIO PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE – Busca estimar a capacidade necessária para todos os serviços dentro de um horizonte de tempo. – Deve considerar Armazenamento em disco Capacidade de processamento Capacidade de transmissão de dados – Pode ser estimada por Limites = quando um determinado patamar for alcançado o recurso será atualizado Etatística = por exemplo, regressão linear, que busca determinar um ponto a partir do histório da progressão do uso. SERVIDORES E SERVIÇOS


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