A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de ciencias Usinas hidreletricas Prof:brira Henrique yamada6B.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de ciencias Usinas hidreletricas Prof:brira Henrique yamada6B."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de ciencias Usinas hidreletricas Prof:brira Henrique yamada6B

2 Colégio Planeta azul

3 Indice Vantagens desvantagens Como funciona a usina HIDRELÉTRICA ;
Rios brasileiros que abrigam usinas HIDRELÉTRICAS Vantagens desvantagens

4 Como funciona as usinas hidrelétricas

5 A água represada gera uma energia hidráulica, passando através das comportas da usina, esta energia hidráulica é convertida em energia mecânica ao passar pela turbina (depois vamos ver cada componente especificamente), a turbina passa esta energia ao gerador que armazena a eletricidade. A energia gerada é direcionada prontamente para uma ou mais linhas de transmissão interligadas na rede de distribuição elétrica. funcionamento

6 Mas como funciona? Desde a represa até a distribuição de energia, a água tem o papel principal neste ciclo, seguida pelas turbinas, os geradores, o transformador, o fluxo de saída e as linhas de transmissão. Vamos ver item por item para ficar bem explicado: BARREIRA (OU REPRESA): É onde fica armazenada a água que vai gerar toda a energia. O leito do rio é represado para que a água se acumule de forma que não falte água durante a geração de energia. Em tempos de seca, o nível da água cai ocasionando assim um racionamento de água e consequentemente de energia elétrica. Em algumas usinas como em Itaipu, o espelho d’água pode chegar à 1350 quilômetros quadrados (é muita água). A represa é responsável (infelizmente) pelo impacto ambiental, apesar de ser uma atração para turistas e suas atividades de lazer. CANAL: O canal nada mais é que o duto por onde a água entra até encontrar-se com as turbinas. Assim que a porta (ou comporta) é aberta, a água flui através do canal com uma pressão absurda devido ao tamanho dos dutos. É esta pressão que vai fazer com que a turbina faça seu trabalho com excelência. TURBINAS: As turbinas são como um ventilador, porém com as asas na vertical, estas asas, em contato com a água sob muita pressão, giram em torno de seu próprio eixo. As lâminas pode ter mais de uma forma (formato de curvas, retas, disco). Normalmente, giram numa taxa de 90 rotações por minuto (RPM).

7 GERADORES: Os geradores são geralmente feitos de filamentos de cobre (alto condutor de energia) ou imãs. O giro das turbinas, faz com que o imã condutor em atrito elétrico com os filamentos de cobre produza a energia que será coletada pelo transformador. O funcionamento do gerador é praticamente igual à geração de energia por força mecânica, só que acionado por água e não por um motor a gasolina, por exemplo. TRANSFORMADOR: O transformador recebe a energia produzida pelos geradores e aumenta a tensão da corrente elétrica até um nível adequado à sua condução que vai para os centros de consumo. O transformador serve para potencializar a eletricidade ao ponto de abastecer as linhas de transmissão que vão direcionar a energia para os centros de distribuição.

8 FLUXO DE SAÍDA: O Fluxo de saída é responsável por recolocar a água utilizada na criação da energia de volta ao leito do rio, numa tentativa de recolocar os rios em seu curso normal. LINHAS DE TRANSMISSÃO: As linhas de distribuição, como próprio nome já diz, transmitem a energia gerada aos inúmeros centros de distribuição espalhados pela sua região. São aquelas antenas enormes instaladas próximo às rodovias. As linhas de transmissão são as responsáveis por levar a energia elétrica da usina ao consumidor.

9 Rios brasileiros que abrigam usinas hidrelétricas

10 O Brasil tem a maior usina hidrelétrica do mundo, que também pertence ao Paraguai. Acontece que a usina localiza-se na divisa dos dois países, sendo assim, é uma usina binacional. Responsável pelo abastecimento de 16,4% da energia gerada no brasil e 71,3% do consumo paraguaio, Itaipu Binacional tem uma capacidade de geração de 14 Gigawatts e já teve uma geração anual de 91 TWh em Em contra partida a barragem das três gargantas, na China, gerou 79,4 TWh neste mesmo ano

11 rios Usina Hidrelétrica de Belo Monte >>>> Rio Xingu (Pará) Usina Hidrelétrica São Luiz do Tapajós >>>> Rio Tapajós(Pará) Usina Hidrelétrica de Tucuruí >>>> Rio Tocantins (Pará) Usina Hidrelétrica de Jirau >>>> Rio Madeira (Rondônia)  Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira>>>>Rio Paraná (São Paulo)  Usina Hidrelétrica de Xingó Rio São Francisco>>>> (Alagoas e Sergipe)  Usina Hidrelétrica Santo Antônio >>>> Rio Madeira (Rondônia) Usina Hidrelétrica de Foz do Areia >>>> Rio Iguaçu (Paraná) Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso >>>> Rio São Francisco (Bahia)

12 vantagens

13 A maior parte da energia elétrica produzida no Brasil vem de uma fonte renovável - a água. O território brasileiro é cortado por rios e as usinas hidrelétricas são uma opção sustentável para garantir a energia de que o país precisa para crescer.Confira as principais vantagens das hidrelétricas: Utilizam uma fonte renovável de energia. A água que movimenta as turbinas da hidrelétrica e gera eletricidade se renova sempre por meio do ciclo hidrológico e pode ser reutilizada. Sua qualidade é preservada. Viabilizam o uso de outras fontes renováveis. A flexibilidade e a capacidade de armazenamento das usinas fazem delas um meio eficiente e econômico para dar suporte ao emprego de outras fontes de energia renovável, como a eólica e a solar. Contribuem para manter mais puro o ar que respiramos. As hidrelétricas não produzem poluentes do ar nem geram subprodutos tóxicos. Ajudam a combater as mudanças climáticas. Estudos recentes vêm mostrando que reservatórios de hidrelétricas podem absorver gases de efeito estufa.

14 desvantagens Homem fugindo da culpa

15 - Inundam áreas extensas de produção de alimentos e florestas; - Alteram fortemente o ambiente e com isso prejudicam muitas espécies de seres vivos, exemplo: interferem na migração e reprodução de peixes; - Alteram o funcionamento dos Rios; - Alteram a paisagem das margens pela indução de atividades humanas ligadas a presença dos reservatórios; - Geram resíduos nas atividades de manutenção de seus equipamentos; - Boa parte das florestas inundadas se decompõe produzindo metano, um gás que contribui para o efeito estufa. - O represamento do rio diminui o nível da água abaixo da represa; desabriga pessoas e animais; provoca a salinização da água (no semi-árido); - A inundação danifica sítios arqueológicos; indisponibiliza terras férteis; provoca pequenos tremores de terra, devido ao peso da água e às acomodações do terreno. - A represa interfere na piracema. - Provoca alterações climáticas que irão comprometer a fauna e flora que não se adaptarão a essas mudanças. - Provoca doenças e impede o crecimento da população ribeirinha, atrapalhando a vida das pessoas.

16 fim


Carregar ppt "Trabalho de ciencias Usinas hidreletricas Prof:brira Henrique yamada6B."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google