A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex Lennon de Souza Acadêmicos(as): Heloise Amorim, Jéssica A. Hoffmann, Larissa F. Foppa, Larissa Popper Cassaniga e Suzana Baron

2 SUMÁRIO 1. Cronograma 2. Introdução 3. Processo de Investigação 4. Análises dos Resultados Alcançados 5. Referências

3 CRONOGRAMA DO MÊS DE AGOSTO
DATA PLANEJAMENTO 05/08 Preparação do Dia dos Pais. 12/08 Término da aplicação do Álbum Articulatório com a turma do Pré III. 19/08 Análise dos dados do Álbum Articulatório e inicio da elaboração do Portfólio. 26/08 Análise do diagnóstico do 2º ano, e finalização do portfólio. 12/09 Encontro na UNIFEBE, referente ao mês de agosto.

4 INTRODUÇÃO No mês de agosto, contribuímos com a produção das lembrancinhas para a homenagem do Dia dos Pais, pois as crianças não estiveram no período vespertino na escola, para que pudessem realizar a homenagem naquele dia, à noite. Aplicamos o Álbum Articulatório com a turma do Pré III e, em seguida, realizamos a análise dos dados. No dia 26/08, havíamos planejado aplicar o Diagnóstico da pré-alfabetização com o Pré III, porém, nesse dia, os alunos da turma foram dispensados, por motivo pessoais da professora regente.

5 APLICAÇÃO DO ÁLBUM ARTICULATÓRIO
Aplicamos o Álbum Articulatório com a turma do Pré III, num total de quinze crianças. Identificamos que sete delas falam corretamente todos os fonemas e que as demais não pronunciam alguns fonemas e/ou trocam outros. Fonemas não pronunciados: /pl/: 4 crianças. Ex: “paca” = placa. /br/: 3 crianças. Ex: “Basil” = Brasil. /pr/: 4 crianças. Ex: “peto” = preto. /bl/: 5 crianças . Ex: “busa” = lusa. /R/: 4 crianças. Ex: “boboleta” = borboleta. /l/: 1 criança. Ex: “eão” = leão.

6 APLICAÇÃO DO ÁLBUM ARTICULATÓRIO

7 APLICAÇÃO DO ÁLBUM ARTICULATÓRIO
Fonemas trocados: Troca de /ch/ por /s/: 1 criança. Troca de /z/ por /d/: 1 criança. Troca de /p/ por /f/: 1 criança. Troca de /p/ por /t/: 1 criança. Troca de /r/ por /l/: 1 criança Troca de /pl/ por /pr/: 2 crianças.

8 APLICAÇÃO DO ÁLBUM ARTICULATÓRIO

9 APLICAÇÃO DO ÁLBUM ARTICULATÓRIO

10 APLICAÇÃO DO ÁLBUM ARTICULATÓRIO

11 ANÁLISE DOS RESULTADOS ALCANÇADOS
Em dois momentos, no mês de agosto, não conseguimos realizar o que havíamos planejado, em um deles devido ao calendário escolar referente à homenagem do Dia dos Pais, e, em outro momento, pela ausência de turma na escola. No mês de agosto, com a aplicação do Álbum Articulatório, conseguimos identificar e analisar a pronunciação dos fonemas dos alunos da turma do Pré III, e identificamos as maiores dificuldades relacionadas à pronúncia dos fonemas /l/ e /R/. Participaram, ao todo, quinze crianças, sendo que uma delas não aceitou realizar o teste. Ademais, estivemos reunidas para reorganizar os diagnósticos das turmas que serão aplicados posteriormente, e elaboramos o portfólio.

12 REFERÊNCIAS ARAUJO E OLIVEIRA, João Batista. Alfabetização de Crianças e Adultos: Novos Parâmetros. Belho Horizonte: Alfa Educativa, 2004. PICOLLI, Luciana; CAMINI, Patricia. Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade. Porto Alegre: Edelbra, 2012. SMITH, Corinne; STRICK, Lisa. Dificuldades de aprendizagem de A a Z: um guia completo para pais e educadores. Tradução Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 2007.


Carregar ppt "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google