A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIICAMP (2..A FA S E ) — JANEIIRO/2012

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIICAMP (2..A FA S E ) — JANEIIRO/2012"— Transcrição da apresentação:

1 UNIICAMP (2..A FA S E ) — JANEIIRO/2012
9. Faz cerca de vinte anos que “globalização” se tornou uma palavra-chave para a organização de nossos pensamentos no que respeita ao funcionamento do mundo. A palavra “globalização” entrou recentemente em nossos discursos e, mesmo entre muitos “progressistas” e “esquerdistas” do mundo capitalista avançado, palavras mais carregadas politicamente passaram a ter um papel secundário diante de “globalização”. A globalização pode ser vista como um processo, uma condição ou um tipo específico de projeto político. (Adaptado de David Harvey, Espaços de Esperança. São Paulo: Edições Loyola, p. 79.) a) Identifique uma característica política e uma cultural do processo de globalização. b) Quais as principais críticas econômicas dos movimentos antiglobalização?

2 a) Entre as características políticas da globalização está o fato de que os países passaram, quase todos, a compartilhar o sistema econômico capitalista, pois a globalização coincidiu com o quase fim do sistema socialista, a partir de fins da década de 1980, o que permitiu a livre circulação do capital por países que antes apenas utilizavam o sistema socialista de produção. Entre as características culturais, observam-se situações contraditórias, pois, ao mesmo tempo em que a globalização propõe a dominância de conjuntos culturais hegemônicos (como a popularização de comportamentos ocidentais), por outro lado, permite a difusão de culturas locais que procuram se afirmar frente à imposição dos sistemas culturais hegemônicos (como é o caso da divulgação da cultura de povos minoritários), bem como as disputas entre diferentes comportamentos religiosos.

3 b) Entre as diversas críticas propostas pelos movimentos antiglobalização, está aquela feita à predominância do sistema capitalista monopolista e financeiro, cuja tendência especulativa leva a uma enorme concentração de rendas. Essa concentração de rendas exacerba os núcleos de pobreza que se espalham pelo mundo e adquirem as mais diversas formas como, por exemplo, a atuação do grande capital na concentração de terras em áreas subdesenvolvidas, eliminando as áreas das culturas de subsistência, ou, a atuação de poucas empresas que controlam setores estratégicos, como a indústria farmacêutica, ou automobilística. Outra crítica recai sobre o processo de desregulamentação que permitiu o livre trânsito do capital e a especulação financeira capaz de impor sua forma de funcionamento aos enfraquecidos corpos estatais.

4 GLOBALIZAÇÃO

5 Processo pelo qual o espaço mundial adquire unidade, por meio da intensificação da rede de fluxos que conecta os lugares, as regiões, os países e o mundo. OBS.O termo globalização é uma criação dos americanos, a expressão mundialização é dos franceses e alguns pesquisadores usam a expressão internacionalização para definir tudo o que ocorre além das fronteiras nacionais.

6 Exemplos ...“a notícia do assassinato do presidente norte-americano Abraham Lincoln, em 1865, levou 13 dias para cruzar o Atlântico e chegar a Europa. A queda da Bolsa de Valores de Hong Kong (outubro-novembro 1997) levou 13 segundos para cair como um raio em São Paulo, Tóquio, Nova York ou Buenos Aires e Santiago ”… In Clóvis Rossi – Folha de São Paulo

7 Globalização - visão histórica
Muitos historiadores e economistas voltados para a economia política, afirmam que o processo de globalização teve sua origem nos séculos XV e XVI com o advento do descobrimento das novas terras e do nascimento do novo mundo. As descobertas marítimas teriam sido o primeiro impulso externo significativo do mundo europeu, devido à saturação dos mercados internos, diante da necessidade de comercializar mercadorias excedentes, de buscar novas e mais baratas matérias-primas.

8 ALGUNS DOS IMPACTOS CAUSADOS PELA GLOBALIZAÇÃO / IMPACTOS CULTURAIS
Com o advento da sociedade de massa (mass society) no contexto da Aldeia Global, produziram-se alterações significativas na vida cultural. O que vem a ser cultura? Existe uma cultura global ou uma imposição de normas e formas de pensar o mundo? “cultura é a lente pela qual os homens vêem o mundo “. Ruth Benedicth

9 IMPACTOS CULTURAIS Surgem novas necessidades de consumo e hábitos. O número de televisores por pessoas duplicou entre 1980 e 1995. Acentuam-se as resistência tribais versus globais – em alguns casos ocorre um reforço à noção de pertencimento local. Predomínio da língua inglesa como referência para o mundo dos negócios, das produções cinematográficas, das principais teses científicas acadêmicas, do mundo virtual e da difusão tecnológica. Acentuado etnocentrismo cultural / quem produz a cultura produz a visão de mundo

10 IMPACTOS ECONÔMICOS E TECNOLÓGICOS
Ampliação dos mercados e liberação dos fluxos mercantis. Constituição de Blocos Econômicos (União Europeia, Mercosul, Nafta, Pacto Andino, APEC, NAFTA...) Liberação e regionalização do comércio.

11 Tecnologia e Poder O que significa a posse de tecnologia ?

12 Tecnologias desenvolvidas:– 1939/1945
A quem serve a nova Tecnologia ?

13 A posse de tecnologia sempre significou a expansão de interesses econômicos, militares e ideológicos sobre outros territórios. Revolução Industrial: desenvolvimento das redes de comunicação. Acentuando as diferenças entre áreas ricas e pobres, rivalidades entre as potencias pelos recursos naturais e mercado consumidor. Durante a Segunda Guerra e Guerra Fria Expansão e desenvolvimento de novas tecnologias como o micro- ondas, velcro e tecido sintético.

14 Melhoria na qualidade de vida
Erradicação de algumas doenças para e incentivo para novas pesquisas. O Brasil em 1996 adotou uma política publica de cuidados com pessoas portadoras da AIDS. Contribuindo gratuitamente com coquetel antiaids 16 medicamentos. Metade produzido no Brasil e oito são importados de laboratórios estrangeiros.

15

16

17 ASPECTOS FINANCEIROS DA GLOBALIZAÇÃO
O capital especulativo não tem nenhuma preocupação com a realidade sócio-econômica dos países para onde se dirigem.

18 EMPRESAS TRANSNACIONAIS
Nascem dos processos de independência das últimas colônias europeias. Com o desenvolvimento do mercado internacional de capitais (bolsas de valores), as empresas norte-americanas também passam a fazer parte do grupo das multinacionais. transnacional”, que irá obedecer a uma lógica própria de expansão, supostamente sem se preocupar com fronteiras ou interesses nacionais.

19 IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
As facilidades de comunicação foram utilizadas como forma de impor maior controle dos países industrializados sobre os demais, seja culturalmente, seja como padrões de consumo.

20

21

22 Recursos X Tecnologia Os países considerados como potência econômica são os que possuem produção industrial e ou detêm grande parte de recursos naturais do planeta?

23 Arábia Saudita maior reserva e o maior exportador.
As potências controlam boa parte da tecnologia utilizada no planeta ou mantém diversos países sob sua dependência financeira. O fato de ter um grande parque industrial não a torna uma potência, pois a maior parte de suas indústrias são originárias de países ricos. O recurso natural é um privilégio e pode não beneficiar a população do país de onde se situa. O Oriente Médio apresenta as maiores reservas de petróleo do planeta 64% do total mundial. Arábia Saudita maior reserva e o maior exportador.

24 Os dólares advindos das exportações de petróleo os chamados “petrodólares” não foram aplicados em tecnologia ou desenvolvimento social, foram investidos em bancos internacionais. Dessa maneira o dinheiro circula e volta para os países desenvolvidos, cabendo a este a responsabilidade dos investimentos. Os benefícios do petróleo não foram usufruídos pela população o que a condenou a marginalidade social.

25

26 1- Aramco Arábia Saudita 2-Gaz prom Rússia 3-CNPC China 4-Nioc Irã
As sete empresas estatais que controlam cerca de um terço do mercado mundial de petróleo e gás natural são: 1- Aramco Arábia Saudita 2-Gaz prom Rússia 3-CNPC China 4-Nioc Irã 5-PDVSA Venezuela 6-Petrobrás Brasil 7- Petronas Malásia Membros da OPEP: Angola, Arábia Saudita, Argélia, Emirados Árabes Unidos, Irã, Indonésia, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Qatar e Venezuela.

27 O Japão carente em recursos naturais é considerado potência econômica devido aos investimentos em tecnologia de bens de consumo. A maior parte das commodities provém de países subdesenvolvidos.

28 Tecnologia Bélica

29

30


Carregar ppt "UNIICAMP (2..A FA S E ) — JANEIIRO/2012"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google