A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reciclagem e Usina de Reciclagem. Reciclagem Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reciclagem e Usina de Reciclagem. Reciclagem Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade."— Transcrição da apresentação:

1 Reciclagem e Usina de Reciclagem

2 Reciclagem Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.

3 No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção. Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. As Usinas de Reciclagem são um bom exemplo disso.

4 A questão do lixo urbano não vem sendo pensada de forma organizada no Brasil e nem se têm considerado seus diversos aspectos: • a coleta do lixo; • a sua disposição final e os danos ecológicos; • a questão social representada pelos catadores”; • a questão sanitária; • a reciclagem do lixo: o aproveitamento do composto orgânico na agricultura; e o uso, como insumo industrial, dos elementos recicláveis vidro, papel, plástico e metal.

5 Na maioria das cidades brasileiras, além de o serviço de coleta ser ineficaz, o destino final do lixo é inadequado. São usados principalmente lixões a céu aberto, rios, ou ainda aterros sanitários que, muitas vezes, pelas dificuldades de manejo e alto custo de manutenção, se descaracterizam, acarretando os mesmos problemas dos lixões. Essa má disposição do lixo compromete diretamente o meio ambiente, causando a poluição do solo, do ar e dos rios e mares, e afeta a condição sanitária da população.

6 A usina de lixo é um conjunto de máquinas (esteira rolante, eletroímãs, peneiras, etc.) e funcionários que separam da massa principal de lixo, que será transformada em adubo, os objetos recicláveis. Num programa de coleta seletiva, a usina é a própria comunidade, separando resíduos nos domicílios e estabelecimentos, e alguns funcionários que concluem esta separação, sem necessidade de maquinário especial, numa central de triagem. Do lixo que chega a uma usina recupera-se, em média, 3% de recicláveis. A eficiência das operações está diretamente ligada à competência e boa vontade dos funcionários nas esteiras, o que torna o processo muito vulnerável, e não conta com o auxílio prévio da população. Num programa de coleta seletiva recupera-se cerca de 90 % de recicláveis - os 10 % restantes são rejeito. Usina de Reciclagem

7 As poucas usinas de reciclagem que existem no país, caracterizadas pelo uso intensivo de capital, não respondem ao desafio das questões sociais e têm custo desnecessariamente elevado, o que inviabiliza a sua adoção na maioria dos municípios e prejudica o retorno econômico do investimento. As usinas são uma alternativa para a destinação do lixo urbano – pretendendo oferecer condições mais dignas de trabalho aos catadores de lixo.

8 Técnicas Propostas A solução encontrada consta de uma usina de reciclagem de lixo, que separa todo o material inorgânico (papel, plástico, metais, vidros), e mói e fermenta o material orgânico, produzindo adubo – ou composto orgânico.

9 Seu processo de funcionamento é bem simples, constando das seguintes etapas: o lixo é depositado por um caminhão basculante na caixa de entrada; cai numa esteira rolante, da qual – equipados com luvas e aventais – os operários retiram manualmente todos os elementos recicláveis inorgânicos; •contendo apenas material orgânico no fim da esteira, o lixo entra num moinho de martelos, onde é dilacerado e moído; o lixo moído é empilhado em montes (chamados leiras), sofrendo um processo de fermentação aeróbica por 60 a 90 dias, que se transforma em composto orgânico pronto para ser utilizado como corretivo de solo.

10 Terreno baldio em Parnaíba

11 Apenas uma pequena quantidade do lixo produzido recebe tratamento adequado, grande parte é jogada nas ruas.

12

13 Lixo invade praia na Ilha do Governador

14

15

16

17

18

19

20 Mucugê, cidade da Chapada Diamantina

21 Central de reciclagem de Londrina

22 Referências: go.jsp&artigo_id=119http://www.sibr.com.br/sibr/portal.jsp?id=12&pagina=arti go.jsp&artigo_id=119 bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/livro_ideias/li vro-10.pdfhttp://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/ bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/livro_ideias/li vro-10.pdf aterro-sanitario-em-sergipe.htmlhttp://sanambiental.blogspot.com/2010/02/liberado-1- aterro-sanitario-em-sergipe.html 4008&titulo=cidadehttp://sysinfonetteste.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=6 4008&titulo=cidade

23 Professor: Tânio Alencar Grupo: Isadora Carvalho Niviany Araújo Paula Scarlet Roberta Gonçalves Tema: Reciclagem e Usina de Reciclagem Turma: 3º CC


Carregar ppt "Reciclagem e Usina de Reciclagem. Reciclagem Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google