A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS DIVERSOS INTERVENIENTES NA OBRA:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS DIVERSOS INTERVENIENTES NA OBRA:"— Transcrição da apresentação:

1 OS DIVERSOS INTERVENIENTES NA OBRA:
4.1. A equipa técnica como um todo; 4.2. Lidar com os Encarregados; 4.3. Dono de Obra / Fiscalização / Projectista 4.4. Controlar os Sub-empreiteiros.

2 Elementos Construtivos Estruturais:
Definição: Consideram- se «elementos construtivos estruturais» as partes resistentes fundamentais da construção que suportam as acções a que a mesma está sujeita, funcionando em conjunto e sendo objecto de projecto específico; correspondendo a elementos que comprometem a estabilidade da construção e que, por vezes, não estão visíveis e/ou acessíveis.

3 Elementos Construtivos Estruturais:
Os principais tipos de elemento estrutural, de acordo com a geometria e o tipo de esforço suportado, são: Barra ­ elemento linear sujeito a esforços longitudinais, sejam de tracção ou de compressão, segundo o seu sentido, de flexão, torção e esforço transverso, actuando estes isoladamente ou combinados. Pode­se considerar que as vigas e os pilares são elementos barra.

4 Elementos  Construtivos Estruturais:
Viga ­ elemento linear sujeito a esforços de flexão, esforço transverso e torção, simultaneamente ou isoladamente. Neste elemento, por regra o esforço de torção é desprezado. Estes elementos são combinados em estruturas, tais como: Treliça plana ­ estrutura plana formada por barras conectadas por rótulas num plano. Treliça espacial ­ estrutura tridimensional formada por barras e rótulas, tridimensionalmente.

5 Elementos  Construtivos Estruturais:
Viga contínua ­ estrutura linear formada por vários tramos de vigas apoiadas. Pórtico plano ­ estrutura plana formada por barras (vigas, pilares) Pórtico espacial ­ estrutura tridimensional formada por barras (vigas, pilares) Laje ­ Elemento plano, discreterizado numericamente por elementos barra, formando uma grelha. Casca ­ Elemento em forma de semi­esfera (ou elipsoidal). É também discreterizado por elementos barra.

6 Elementos Construtivos não-Estruturais:
Definição: Consideram- se «elementos construtivos não estruturais» as partes não resistentes da construção que são suportadas pelos elementos estruturais, com funcionalidades diferenciadas, sendo geralmente definidas no projeto de arquitectura; correspondendo a elementos que não comprometem a estabilidade da construção, sendo normalmente visíveis ou de acessibilidade fácil.

7 Elementos Construtivos não-Estruturais:
Paredes não resistentes Elementos de cantaria Isolamentos e impermeabilizações (isolamentos térmicos, impermeabilização da cobertura, …) Acabamentos e revestimentos (betonilha, pintura, azulejo, telha, …) Caixilharia (porta, janela, …) Dispositivos de proteção (vedações, guardas de segurança, portões, …)


Carregar ppt "OS DIVERSOS INTERVENIENTES NA OBRA:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google