A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LENTES ESFÉRICAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LENTES ESFÉRICAS."— Transcrição da apresentação:

1 LENTES ESFÉRICAS

2 Possuem a parte central mais grossa que a borda.
Bordas finas Possuem a parte central mais grossa que a borda. Símbolo biconvexa plano-convexa côncavo-convexa (menisco convergente)

3 Tipos de lentes Bordas grossas:
Possuem a parte central mais fina que a borda. Símbolo bicôncava plano-côncava convexo-côncava (menisco divergente)

4 Tipos de Lentes Lente Convergente Lente Divergente

5 Elementos das Lentes: Convergentes O A F F’ A’ A – ponto antiprincipal
F - foco O – centro óptico

6 Elementos das Lentes: Divergentes O A’ F’ F A A – ponto antiprincipal
F - foco O – centro óptico

7 Raios Notáveis: Convergentes O A F F’ A’

8 Raios Notáveis: Divergentes O A’ F’ F A

9 Construções Gráficas Imagem real, invertida e menor MÁQUINA FOTOGRÁFICA A F F’ A’

10 Construções Gráficas Imagem real, invertida e igual A’ A F F’

11 Construções Gráficas Imagem real, invertida e maior PROJETOR DE SLIDES

12 Objeto O F’ F A A’ Natureza: Imprópria HOLOFOTES

13 Imagem virtual, direita e maior
LUPA A F F’ A’

14 Imagem virtual, direita e menor
Lentes para MIOPIA A’ F’ F A

15 EQUAÇÃO DAS LENTES A F P f O I P’

16 Equação do aumento linear
Equação dos pontos conjugados: (Equação de Gauss) Equação do aumento linear transversal (A):

17 ANÁLISE DE SINAIS

18 Vergência da Lente F F

19 Unidade no SI: 1/m=dioptria(DI)

20 Equação dos fabricantes de lentes
É usada para determinar a distância focal de uma lente, conhecidos os raios de curvatura da faces e os índices de refração da lente(n2) e do meio(n1). Face convexa→ R + Face côncava→ R – Face Plana → R = 0

21 O Olho Humano: O Globo Ocular é uma esfera com cerca de 2,5cm de diâmetro e 7g de massa que se localiza em uma cavidade. Fisiologia Ocular: 1º Córnea 2º Íris 3º Pupila 4º Cristalino 5º Retina 6º Cones e Bastonetes 7º Nervo Ótico 8º Cérebro

22

23 CÓRNEA = É a parte da frente do olho, onde vemos o branco do olho e a íris. A córnea normal é transparente e esférica. ÍRIS = É aquela parte circular que dá a cor do olho. PUPILA = abertura central ,por onde entra a luz, seu diâmetro varia automaticamente com a intensidade da luz ambiente: no claro ela é estreita e no escuro se dilata.

24 CRISTALINO = É uma lente gelatinosa, elástica e convergente que focaliza a luz que entra no olho, formando imagens na retina. RETINA = É nela que se formam as imagens das coisas que vemos. A retina é composta de células sensíveis à luz, os cones e os bastonetes. NERVO ÓTICO = Canal que leva ao cérebro as informações transmitidas pelos bastonetes e cones. ESCLERA = Camada externa do globo ocular. É a parte branca do olho. Semi-rígida, ela dá ao globo ocular seu formato e protege as camadas internas mais delicadas.

25

26 Olho Perfeito:

27 Defeitos da Visão: Miopia: A imagem se localiza antes da retina; O míope vê mal de longe mas bem de perto; Para o míope, a distância para uma visão nítida é tanto mais curta, quanto mais forte for a miopia.

28 Primeiros Sinais e Correção:
Franze os olhos para ver com nitidez de longe; Cruza-se com os seus amigos na rua sem os reconhecer; Conseguir ver bem de longe, será à custa de esforço e fadiga; A miopia corrige-se com uma lente divergente (côncava), que recoloca a imagem sobre a retina, e restitui uma boa visão até ao infinito; Quanto mais forte for a miopia, mais espessas são as lentes nos bordos e mais pesados.

29 A imagem se localiza atrás da retina;
Hipermetropia: A imagem se localiza atrás da retina; O hipermétrope vê mal de perto e bem de longe; Escrever com o nariz colado ao caderno; A hipermetropia corrige-se com uma lente convergente (convexa), que recoloca a imagem sobre a retina.

30

31 Astigmatismo: Visão imperfeita, tanto de perto como de longe; Não tem a percepção nítida dos contrastes entre as linhas horizontais, verticais e oblíquas; Curvatura da córnea, com uma forma mais ovulada que redonda. Corrige-se com uma lente Tórica (Cilíndricas) cujas curvas compensem as da córnea; A espessura da lente não é a mesma em toda a superfície.

32

33

34 Presbiopia: Evolução natural da visão, que se manifesta em todas as pessoas a partir dos quarenta anos; O cristalino perde a elasticidade encurva-se de forma insuficiente e perde a capacidade de acomodação, donde resulta uma crescente dificuldade em ver bem de perto e de longe; Por insuficiência de acomodação, a imagem forma-se atrás da retina.

35 Os seus filhos implicam consigo, ao vê-la enfiar linha numa agulha;
Primeiros Sinais e Correção: Os seus braços já não são suficientemente compridos para poder ler o jornal; Os seus filhos implicam consigo, ao vê-la enfiar linha numa agulha; Aproxima-se mais da luz; Correção com lentes Bifocais.

36 Daltonismo: Alteração da visão que faz com que a pessoa tenha dificuldades – em menor ou maior grau – de fazer a distinção entre cores, principalmente o verde e o vermelho; Existem os que não têm a percepção de todas as cores, enxergando apenas em preto e branco ou tons de cinza, mas esses casos são minoria; Defeito na retina, a parede do fundo do olho. Esse defeito afeta as células responsáveis pela percepção das cores (os cones).

37

38 Ilusões de Óptica:

39

40

41

42

43

44

45


Carregar ppt "LENTES ESFÉRICAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google