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TURISMO AULA 03. Adotar um planejamento significa que os idealizadores de uma determinada atividade pensam antecipadamente seus objetivos, e que suas.

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1 TURISMO AULA 03

2 Adotar um planejamento significa que os idealizadores de uma determinada atividade pensam antecipadamente seus objetivos, e que suas ações serão baseadas em algum método e não em crenças e palpites. PLANEJAMENTO x TURISMO

3  O planejamento se concretiza a partir de um ou mais documentos, baseado em análises e estudos prévios, escrito de forma metódica e estruturada, no qual se definem os objetivos a serem atingidos em um período de tempo determinado, bem como os detalhes dos programas e ações que serão necessários para atingir tais objetivos no prazo previsto. PLANEJAMENTO x TURISMO

4  PLANEJAMENTO TURÍSTICO GERIR OS ATRATIVOS / PRODUTOS DE UMA LOCALIDADE SELECIONAR PRODUTOS PARA INVESTIMENTO RETIRAR PRODUTOS DO MERCADO NÃO ESQUECER - PRODUTO TURÍSTICO É DIFERENTE DE OUTROS - Inseparabilidade, Perecibilidade e Intangibilidade  EX. PROPOSTAS DE DIMINUIÇÃO DE BARRACAS DAS PRAIAS DO SUL NOVA ÓTICA

5 POLÍTICA PÚBLICA  Corresponde ao posicionamento do governo em relação a um determinado setor ou atividade.  Deve estar imbricada com o processo de planejamento, que pode ser considerado produto da política. POLÍTICA E PLANEJAMENTO DIFERENÇAS PLANEJ. PÚBLICO  Turismo como vetor de inclusão social  Plano Nacional de Turismo  Uma viagem de inclusão.

6  POSICIONAMENTO DO SETOR PÚBLICO Passou por mudanças significativas nos últimos anos “o modelo de planejamento centralizado cedeu lugar a modelos descentralizados, nos quais os municípios, os governos estaduais e as empresas locais desempenham um papel relevante”  Expõe novas formas de articulação: 1. Intergovernamental vertical: ocorre entre as instâncias federal, estadual e municipal. 2. Horizontal: ocorre entre as instituições públicas de uma mesma instância. 3. Intersetorial: indica a constituição de um processo de elaboração e implementação de políticas públicas descentralizado. MODELOS DE PLANEJAMENTO

7 SETOR ACADÊMICO RESIDENTESVISITANTES SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA INICIATIVA PRIVADA PODER PÚBLICO MODELOS DE PLANEJAMENTO

8 Cabe destacar que a participação efetiva no planejamento turístico pressupõe divisão de poder no processo de elaboração, execução, controle e avaliação. Em sentido amplo, participar significa compartilhar o processo de tomada de decisões, implicando em co-decisão e co- responsabilidade. PLANEJAMENTO INTEGRAL PARTICIPATIVO DESAFIO Promover a união dos atores no processo de desenvolvimento turístico em um ambiente democrático e participativo.

9 “CONSISTE NA CRIAÇÃO DE VALORES E CONDIÇÕES QUE POSSIBILITEM À EMPRESA (destino turístico) OPTAR POR AÇÕES DIANTE DE OPORTUNIDADES E AMEAÇAS, PONTOS FRACOS E FORTES, OTIMIZANDO AS RELAÇÕES E VANTAGENS COMPETITIVAS EM RELAÇÃO AO AMBIENTE OU SETORES ENVOLVIDOS”. KUAZAQUI (2000) DEFINIR PRAZOS E RESPONSÁVEIS PARA AÇÕES E ESTRATÉGIAS. PLANEJAMENTO INTEGRAL PARTICIPATIVO

10 IDENTIFICAR AS ALTERNATIVAS DE DESENVOLVIMENTO E ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE TURÍSTICA E DAS ATIVIDADES AUXILIARES. IDENTIFICAR OS PERIGOS RELACIONADOS COM O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO VERIFICAR QUÃO ATRATIVOS SÃO OS NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS. DETECTAR NOVAS OPORTUNIDADES DE MERCADO, ADAPTAR-SE ÀS MUDANÇAS: ECONÔMICAS, ESTILOS DE VIDA, HÁBITOS DE CONSUMO, TENDÊNCIAS DO SETOR CRIAR AS CONDIÇÕES DESEJÁVEIS, COMO: MAIOR RENTABILIDADE E UMA IMAGEM POSITIVA EVITAR SITUAÇÕES INDESEJÁVEIS, COMO: DESTRUIÇÃO DO AMBIENTE NATURAL, A MASSIFICAÇÃO, A POLUIÇÃO, A SAZONALIDADE E A PERDA DE MERCADO. PLANEJAMENTO INTEGRAL PARTICIPATIVO

11 QUE TIPO DE ESTRATÉGIA OS DESTINOS DEVEM OPTAR? DIFERENCIAR PRODUTOS ? LÍDER EM PREÇOS ? ATENDER A UM NICHO ? DIVERSIFICAR ?

12  Que tipo de eventos e atrações tem a cidade para atrair os turistas, principalmente na baixa temporada?  Que tipo de público se deseja atrair?  Que tipo de imagem se pretende projetar?  Quais são os segmentos que precisam ser trabalhados? QUE TIPO DE ESTRATÉGIA OS DESTINOS DEVEM OPTAR?

13 Destinos turísticos – reflexões REALIZAR CRITERIOSA AVALIAÇÃO SOBRE -DESEMPENHO ATUAL E POTENCIALIDADES -CICLO DE VIDA -CONCORRÊNCIA -POSIÇÃO QUE O DESTINO OCUPA NO ROTEIRO DE VIAGENS –DESTINAÇÃO PRINCIPAL –DESTINAÇÃO SECUNDÁRIA (ROTEIRO) –ESCALA / PASSAGEM – PARADAS PARA REPOUSO E ABASTECIMENTO –PORTÃO DE ENTRADA

14 DECISÃO IMPORTANTE DECIDIR O MERCADO COM O QUAL IRÁ TRABALHAR: -MERCADOS REGIONAIS -NACIONAIS -INTERNACIONAIS CADA MERCADO OFERECE VANTAGENS E DESVANTAGENS, NECESSITANDO DE ESTRATÉGIAS DIFERENTES.

15 MERCADO TURÍSTICO INTERNACIONAL MERCADO TURÍSTICO NACIONAL OU REGIONAL VANTAGENS ALTO PODER AQUISITIVOTURISMO MAIS REGULAR E MAIS FREQÜENTE É MAIS ATRATIVO PARA INVESTIDORESPERMANÊNCIA MAIS AMPLA DO TURISTA POTENCIAL DE MERCADO AMPLOFACILIDADE EM TERMOS DE IDIOMA E MOEDA PERMITE UM AUMENTO DO FLUXO TURÍSTICOMAIOR RELAÇÃO COM A CULTURA LOCAL DESVANTAGENS INVESTIMENTOS EM DIVULGAÇÃO MAIS ELEVADOS MENOR PODER AQUISITIVO TENDÊNCIA A BAIXO GRAU DE FIDELIDADEMENOR POTENCIAL DE MERCADO MERCADO ALTAMENTE COMPETITIVONÃO POSSIBILITA O INGRESSO DE DIVISAS NO PAÍS DISTANCIAMENTO DA CULTURA LOCAL Silveira (2005)

16 NECESSIDADE DAS LOCALIDADES MIGRAREM VANTAGENS COMPARATIVAS VANTAGENS COMPETITIVAS QUAL É O TIPO DE DIFERENCIAÇÃO DO PRODUTO TURÍSTICO ILHÉUS ?.... E DO SEU MUNICÍPIO?


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