Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRuy Teixeira Laranjeira Alterado mais de 8 anos atrás
1
TURISMO AULA 03
2
Adotar um planejamento significa que os idealizadores de uma determinada atividade pensam antecipadamente seus objetivos, e que suas ações serão baseadas em algum método e não em crenças e palpites. PLANEJAMENTO x TURISMO
3
O planejamento se concretiza a partir de um ou mais documentos, baseado em análises e estudos prévios, escrito de forma metódica e estruturada, no qual se definem os objetivos a serem atingidos em um período de tempo determinado, bem como os detalhes dos programas e ações que serão necessários para atingir tais objetivos no prazo previsto. PLANEJAMENTO x TURISMO
4
PLANEJAMENTO TURÍSTICO GERIR OS ATRATIVOS / PRODUTOS DE UMA LOCALIDADE SELECIONAR PRODUTOS PARA INVESTIMENTO RETIRAR PRODUTOS DO MERCADO NÃO ESQUECER - PRODUTO TURÍSTICO É DIFERENTE DE OUTROS - Inseparabilidade, Perecibilidade e Intangibilidade EX. PROPOSTAS DE DIMINUIÇÃO DE BARRACAS DAS PRAIAS DO SUL NOVA ÓTICA
5
POLÍTICA PÚBLICA Corresponde ao posicionamento do governo em relação a um determinado setor ou atividade. Deve estar imbricada com o processo de planejamento, que pode ser considerado produto da política. POLÍTICA E PLANEJAMENTO DIFERENÇAS PLANEJ. PÚBLICO Turismo como vetor de inclusão social Plano Nacional de Turismo Uma viagem de inclusão.
6
POSICIONAMENTO DO SETOR PÚBLICO Passou por mudanças significativas nos últimos anos “o modelo de planejamento centralizado cedeu lugar a modelos descentralizados, nos quais os municípios, os governos estaduais e as empresas locais desempenham um papel relevante” Expõe novas formas de articulação: 1. Intergovernamental vertical: ocorre entre as instâncias federal, estadual e municipal. 2. Horizontal: ocorre entre as instituições públicas de uma mesma instância. 3. Intersetorial: indica a constituição de um processo de elaboração e implementação de políticas públicas descentralizado. MODELOS DE PLANEJAMENTO
7
SETOR ACADÊMICO RESIDENTESVISITANTES SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA INICIATIVA PRIVADA PODER PÚBLICO MODELOS DE PLANEJAMENTO
8
Cabe destacar que a participação efetiva no planejamento turístico pressupõe divisão de poder no processo de elaboração, execução, controle e avaliação. Em sentido amplo, participar significa compartilhar o processo de tomada de decisões, implicando em co-decisão e co- responsabilidade. PLANEJAMENTO INTEGRAL PARTICIPATIVO DESAFIO Promover a união dos atores no processo de desenvolvimento turístico em um ambiente democrático e participativo.
9
“CONSISTE NA CRIAÇÃO DE VALORES E CONDIÇÕES QUE POSSIBILITEM À EMPRESA (destino turístico) OPTAR POR AÇÕES DIANTE DE OPORTUNIDADES E AMEAÇAS, PONTOS FRACOS E FORTES, OTIMIZANDO AS RELAÇÕES E VANTAGENS COMPETITIVAS EM RELAÇÃO AO AMBIENTE OU SETORES ENVOLVIDOS”. KUAZAQUI (2000) DEFINIR PRAZOS E RESPONSÁVEIS PARA AÇÕES E ESTRATÉGIAS. PLANEJAMENTO INTEGRAL PARTICIPATIVO
10
IDENTIFICAR AS ALTERNATIVAS DE DESENVOLVIMENTO E ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE TURÍSTICA E DAS ATIVIDADES AUXILIARES. IDENTIFICAR OS PERIGOS RELACIONADOS COM O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO VERIFICAR QUÃO ATRATIVOS SÃO OS NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS. DETECTAR NOVAS OPORTUNIDADES DE MERCADO, ADAPTAR-SE ÀS MUDANÇAS: ECONÔMICAS, ESTILOS DE VIDA, HÁBITOS DE CONSUMO, TENDÊNCIAS DO SETOR CRIAR AS CONDIÇÕES DESEJÁVEIS, COMO: MAIOR RENTABILIDADE E UMA IMAGEM POSITIVA EVITAR SITUAÇÕES INDESEJÁVEIS, COMO: DESTRUIÇÃO DO AMBIENTE NATURAL, A MASSIFICAÇÃO, A POLUIÇÃO, A SAZONALIDADE E A PERDA DE MERCADO. PLANEJAMENTO INTEGRAL PARTICIPATIVO
11
QUE TIPO DE ESTRATÉGIA OS DESTINOS DEVEM OPTAR? DIFERENCIAR PRODUTOS ? LÍDER EM PREÇOS ? ATENDER A UM NICHO ? DIVERSIFICAR ?
12
Que tipo de eventos e atrações tem a cidade para atrair os turistas, principalmente na baixa temporada? Que tipo de público se deseja atrair? Que tipo de imagem se pretende projetar? Quais são os segmentos que precisam ser trabalhados? QUE TIPO DE ESTRATÉGIA OS DESTINOS DEVEM OPTAR?
13
Destinos turísticos – reflexões REALIZAR CRITERIOSA AVALIAÇÃO SOBRE -DESEMPENHO ATUAL E POTENCIALIDADES -CICLO DE VIDA -CONCORRÊNCIA -POSIÇÃO QUE O DESTINO OCUPA NO ROTEIRO DE VIAGENS –DESTINAÇÃO PRINCIPAL –DESTINAÇÃO SECUNDÁRIA (ROTEIRO) –ESCALA / PASSAGEM – PARADAS PARA REPOUSO E ABASTECIMENTO –PORTÃO DE ENTRADA
14
DECISÃO IMPORTANTE DECIDIR O MERCADO COM O QUAL IRÁ TRABALHAR: -MERCADOS REGIONAIS -NACIONAIS -INTERNACIONAIS CADA MERCADO OFERECE VANTAGENS E DESVANTAGENS, NECESSITANDO DE ESTRATÉGIAS DIFERENTES.
15
MERCADO TURÍSTICO INTERNACIONAL MERCADO TURÍSTICO NACIONAL OU REGIONAL VANTAGENS ALTO PODER AQUISITIVOTURISMO MAIS REGULAR E MAIS FREQÜENTE É MAIS ATRATIVO PARA INVESTIDORESPERMANÊNCIA MAIS AMPLA DO TURISTA POTENCIAL DE MERCADO AMPLOFACILIDADE EM TERMOS DE IDIOMA E MOEDA PERMITE UM AUMENTO DO FLUXO TURÍSTICOMAIOR RELAÇÃO COM A CULTURA LOCAL DESVANTAGENS INVESTIMENTOS EM DIVULGAÇÃO MAIS ELEVADOS MENOR PODER AQUISITIVO TENDÊNCIA A BAIXO GRAU DE FIDELIDADEMENOR POTENCIAL DE MERCADO MERCADO ALTAMENTE COMPETITIVONÃO POSSIBILITA O INGRESSO DE DIVISAS NO PAÍS DISTANCIAMENTO DA CULTURA LOCAL Silveira (2005)
16
NECESSIDADE DAS LOCALIDADES MIGRAREM VANTAGENS COMPARATIVAS VANTAGENS COMPETITIVAS QUAL É O TIPO DE DIFERENCIAÇÃO DO PRODUTO TURÍSTICO ILHÉUS ?.... E DO SEU MUNICÍPIO?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.