A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EUTANÁSIA O termo Eutanásia vem do grego ευθανασία - ευ "bom", θάνατος morte, podendo ser traduzido como "boa morte"ou "morte apropriada". O termo foi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EUTANÁSIA O termo Eutanásia vem do grego ευθανασία - ευ "bom", θάνατος morte, podendo ser traduzido como "boa morte"ou "morte apropriada". O termo foi."— Transcrição da apresentação:

1 EUTANÁSIA O termo Eutanásia vem do grego ευθανασία - ευ "bom", θάνατος morte, podendo ser traduzido como "boa morte"ou "morte apropriada". O termo foi proposto por Francis Bacon, em 1623, em sua obra "Historia vitae et mortis", como sendo o "tratamento adequado as doenças incuráveis". De maneira geral, entende-se por eutanásia quando uma pessoa causa deliberadamente a morte de outra que está mais fraca, debilitada ou em sofrimento O termo Eutanásia vem do grego ευθανασία - ευ "bom", θάνατος morte, podendo ser traduzido como "boa morte"ou "morte apropriada". O termo foi proposto por Francis Bacon, em 1623, em sua obra "Historia vitae et mortis", como sendo o "tratamento adequado as doenças incuráveis". De maneira geral, entende-se por eutanásia quando uma pessoa causa deliberadamente a morte de outra que está mais fraca, debilitada ou em sofrimento

2 CONCEITOS Eutanásia ativa: o ato deliberado de provocar a morte sem sofrimento do paciente, por fins misericordiosos. Eutanásia passiva ou indireta: a morte do paciente ocorre, dentro de uma situação de terminalidade, ou porque não se inicia uma ação médica ou pela interrupção de uma medida extraordinária, com o objetivo de minorar o sofrimento. Eutanásia de : quando a morte é acelerada como uma conseqüencia indireta das ações médicas que são executadas visando o alívio do sofrimento de um paciente terminal. Eutanásia de duplo efeito: quando a morte é acelerada como uma conseqüencia indireta das ações médicas que são executadas visando o alívio do sofrimento de um paciente terminal.

3 Eutanásia voluntária: quando a morte é provocada atendendo a uma vontade do paciente. Caso Vincent Humbert Eutanásia Ativa Voluntária Eutanásia voluntária: quando a morte é provocada atendendo a uma vontade do paciente. Caso Vincent Humbert Eutanásia Ativa Voluntária Eutanásia involuntária: quando a morte é provocada contra a vontade do paciente. Eutanásia involuntária: quando a morte é provocada contra a vontade do paciente. Eutanásia não voluntária: quando a morte é provocada sem que o paciente tivesse manifestado sua posição em relação a ela. Eutanásia não voluntária: quando a morte é provocada sem que o paciente tivesse manifestado sua posição em relação a ela.

4 CÓDIGO PENAL Art. 121 §3º - Se o autor do crime agiu por compaixão, a pedido da vítima, imputável e maior, para abreviar-lhe sofrimento físico insuportável, em razão de doença grave: Art. 121 §3º - Se o autor do crime agiu por compaixão, a pedido da vítima, imputável e maior, para abreviar-lhe sofrimento físico insuportável, em razão de doença grave: Pena - Reclusão de três a seis anos. Pena - Reclusão de três a seis anos. Interpretação Interpretação O artigo usa a palavra "crime" referindo-se à eutanásia, mas suaviza-a de várias formas. O criminoso não é tão culpado, pois agiu por "compaixão". Além disso foi o doente quem pediu que ele o matasse. A intenção foi "boa": abreviar um sofrimento físico insuportável. E há ainda uma boa "razão": a gravidade da doença. O artigo usa a palavra "crime" referindo-se à eutanásia, mas suaviza-a de várias formas. O criminoso não é tão culpado, pois agiu por "compaixão". Além disso foi o doente quem pediu que ele o matasse. A intenção foi "boa": abreviar um sofrimento físico insuportável. E há ainda uma boa "razão": a gravidade da doença.

5 EUTANÁSIA X BIOÉTICA Platão e Plínio eram a favor do alivio aos enfermos com quadros irreversíveis. Aristóteles, Pitágoras e Epicuro, ao contrário, condenavam tal prática. Hipócrates, que em seu juramento declarou: "eu não darei qualquer droga fatal a uma pessoa, se me for solicitado, nem sugerirei o uso de qualquer uma deste tipo".

6 A eutanásia dos tipos eugênica e econômica sempre foi largamente aceita e praticada na humanidade, antes mesmo de se falar propriamente em eutanásia, cuja origem do vocábulo provém da língua grega. A eutanásia dos tipos eugênica e econômica sempre foi largamente aceita e praticada na humanidade, antes mesmo de se falar propriamente em eutanásia, cuja origem do vocábulo provém da língua grega. A eutanásia eugênica, também chamada de selecionadora, visa a eliminação de recém- nascidos degenerados e de enfermos portadores de doenças contagiosas, onde o objetivo é preservar a raça humana de graves problemas biológicos. No que diz respeito ao segundo tipo, ou seja, eutanásia eliminadora ou econômica, quer significar a morte imposta a seres inúteis, imprestáveis, velhos, aleijados etc A eutanásia eugênica, também chamada de selecionadora, visa a eliminação de recém- nascidos degenerados e de enfermos portadores de doenças contagiosas, onde o objetivo é preservar a raça humana de graves problemas biológicos. No que diz respeito ao segundo tipo, ou seja, eutanásia eliminadora ou econômica, quer significar a morte imposta a seres inúteis, imprestáveis, velhos, aleijados etc


Carregar ppt "EUTANÁSIA O termo Eutanásia vem do grego ευθανασία - ευ "bom", θάνατος morte, podendo ser traduzido como "boa morte"ou "morte apropriada". O termo foi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google