A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NRE DE APUCARANA – PROF.BURIM – REUNIÃO TÉCNICA – 04 À 06 DE SETEMBRO DE 2007 - CURITIBA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NRE DE APUCARANA – PROF.BURIM – REUNIÃO TÉCNICA – 04 À 06 DE SETEMBRO DE 2007 - CURITIBA."— Transcrição da apresentação:

1 NRE DE APUCARANA – PROF.BURIM – REUNIÃO TÉCNICA – 04 À 06 DE SETEMBRO DE 2007 - CURITIBA

2 ANÁLISE PEDAGÓGICO DO FOLHAS – MITO E FILOSOFIA

3 1. CONTEÚDO ESPECÍFICO A proposta pedagógica do trabalho, apresentado pelo folhas Mito e Filosofia, aborda o conteúdo estruturante Mito e Filosofia. O conteúdo estruturante é desdobrado através de recortes de textos sobre Mitos, baseando-se em obras clássicas de Homero e Hesíodo (ilíada e Odisséia)

4 2. OS CONCEITOS, AS PRÁTICAS E/OU TEORIAS DA DISCIPLINA TRABALHADOS NO FOLHAS. Os conceitos e as práticas abordados neste Folhas são: Comentários sobre a ordem e a desordem do mundo, onde o autor faz com que refletimos sobre o aprender a conviver com as diferentes opiniões e reflexões, e com isso aprendemos a conviver com diferentes opiniões, ligados a questão da religiosidadeque se fazia presentes na cultura do povo grego através dos mitos, que com o decorrer dos tempos, ocorreu a racionalização do pensamento, e posteriormente o surgimento da Filosofia no séc. V e IV a. C.

5 3. RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR O Folhas Mito e Filosofia, estabelece relações interdisciplinar com História, podemos situá-lo nos conteúdos estruturantes: Relações de Poder e Relações Culturais. Em Sociologia no conteúdo estruturante: Poder, Política e Ideologia. A relação interdisciplinar com História, aborda de forma clara o contéudo a ser trabalhado, mostrando a História dos Mitos na Cultura Grega, além de permitir que o aluno perceba o quanto foi importante essa fase de transição do Mito para a Filosofia.

6 3. RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR Com relação à Sociologia: A interdisciplinaridade com Sociologia, no referido Folhas, vem proporcionar ao aluno uma reflexão clara e objetiva a respeito de como vivia a sociedade grega e como era sua religiosidade ou religião dentro do cotidiano cultural das polis gregas

7 4. O PROBLEMA PROPOSTO O Problema proposto permeia todo o Folhas, pois quando pergunta sobre a ordem e a Desordem do mundo, questiona e mobiliza o conteúdo que está presente no folhas e induz o aluno à pesquisa a respeito do conteúdo, o qual é instigante. O Folhas contribui para análise e reflexão sobre os hábitos religiosos que haviam

8 4. O PROBLEMA PROPOSTO No ambiente cultural grego, além de mostrar o desenvolvimento e o nascimento da Filosofia, a qual pode se afirmar que tem como elemento questionador os mitos e isso levou os primeiros Sophos a criarem uma perspectiva filosófica a partir dos mitos, pois a Filosofia surgiu gradualmente a partir do momento em que o ser humano superou os Mitos.

9 5.DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DISCIPLINAR Quanto ao desenvolvimento teórico disciplinar, o conteúdo abordado neste folhas, contribuiu para a compreensão e discussão do problema, remetendo-se ao mesmo e, está de acordo com o nível dos alunos. Contém informações relevantes a respeito do conteúdo específico o que possibilita ao aluno levantar hipóteses e aplicá-las na prática

10 5. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DISCIPLINAR As imagens utilizadas, foram distribuídas de forma equilibra equilibrada ao longo do texto, contribuindo assim para a compreensão do texto.

11 6. DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES Na relação interdisciplinar com História, ficou claro elementos e imagens históricas, que contribuiram para o bom desenvolvimento do Folhas. Creio que contribuiu para a busca de possíveis soluções para o problema proposto; além disso, propicia o entendimento histórico do mito no contexto histórico ontem e hoje.

12 6. DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES Quanto a interdisciplinaridade com Sociologia, ficou claro os conteúdos trabalhados, pois o folhas apresenta elementos da vida cotidiana na sociedade grega.

13 7 - LINGUAGEM DESENVOLVIDA A Linguagem está adequada de acordo com a realidade do Ensino Médio.

14 8 – ATIVIDADES PROPOSTAS As atividades apresentadas pelo Folhas, permite que o aluno interaja com o conteúdo, induzindo à reflexão e a pesquisa, bem como propicia condições para que os alunos despertem para pesquisas de novos mitos, pois as atividades despertam curiosidades no aluno.

15 8 – ATIVIDADES PROPOSTAS As atividades foram bem distribuídas ao longo do folhas, favorecendo o desenvolvimento teórico disciplinar, considerando-o essencial na busca de solução para o problema proposto. Ainda em relação as atividades, considero as questões de fácil compreensão pelos alunos, pois a linguagem está adequada para este grau de conhecimento.

16 9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS As referências bibliográficas estão de acordo com as normas do manual do Folhas, no entanto, as DCEs de História e Sociologia não aparecem entre os documentos consultados.

17 10. OUTRAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO PEDAGÓGICO Seria interessante, anexar ao folhas, sugestões de sítios, para que o aluno aprofunde e pesquisa o tema Mitologia, não só os Mitos Gregos, mas também a Mitologia de outras Culturas. Trabalhar o filme Minotauro, que relata o mito, onde na antiga Era do Bronze, aproximadamente 1400 a.C,Theo, um jovem pastor, tem a missão de libertar seu povo e resgatar seu amor perdido. Através

18 10. OUTRAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO PEDAGÓGICO de incontáveis batalhas, ele viaja até uma ilha sombria e sinistra. Lá, o tirânico senhor Deucalion o desafia a entrar no Labirinto para resgatar seu grande amor. Ele não apenas terá de sobreviver a essa tarefa impossível, mas deverá matar o monstruoso Minotauro que tem amaldiçoado seu povo há anos.

19 10. OUTRAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO PEDAGÓGICO O desenho A Odisséia nos mostra vários mitos da mitologia grega. Eis uma sinopse do filme: Odysseus, rei de Ithaca falha ao retornar para casa depois que os gregos conquistam Tróia. Os deuses do Olimpo discutem seu problema com o deus do mar, enquanto Princellings, que espera tomar seu trono.Esta saga clássiga, escrita por Homero, é ambientada na Grécia Antiga, onde Odysseus enfrenta os maiores perigos, como o ciclope de um olho só.


Carregar ppt "NRE DE APUCARANA – PROF.BURIM – REUNIÃO TÉCNICA – 04 À 06 DE SETEMBRO DE 2007 - CURITIBA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google