A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Óptica Geométrica: Conceitos e princípios

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Óptica Geométrica: Conceitos e princípios"— Transcrição da apresentação:

1 Óptica Geométrica: Conceitos e princípios
Disciplina: Física (Frente B) Turma: Semi - Extensivo Professor: Fábio Jaime Raimundo

2 A Natureza da Luz Dualidade onda – partícula (Newton: Modelo corpuscular da luz, Huyghens a luz era uma onda) 2. A velocidade da Luz No vácuo, a velocidade de propagação da luz, qualquer que seja a frequência ou cor, é de aproximadamente 3,0 x 105 km/s ou 3,0 x 108 m/s. É no vácuo que a luz atinge sua maior velocidade. Em meios materiais, a velocidade da luz é menor que no vácuo. 3. A cor da Luz (Dispersão Luminosa)

3 4. Fenômenos Luminosos (Reflexão Luminosa)
Reflexão é o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir sobre um objeto ou superfície. 4.1 Reflexão regular

4 4.2 Reflexão difusa

5 5. A cor do corpo A cor de um corpo é composta pela reflexão determinada pelo tipo de luz que esse corpo reflete. O branco é a combinação entre a reflexão de todas as cores. A cor de um corpo é composta pela reflexão determinada pelo tipo de luz (caracterizado por uma intensidade ou por um comprimento de onda) que este corpo reflete. A luz do Sol é conhecida como luz branca e é formada pela soma de sete cores diferentes:

6

7 6. Conceitos Básicos (Fontes de Luz)
6.1 Primária: Também chamadas de corpos luminosos, são corpos que emitem luz própria, como por exemplo, o Sol, as estrelas, a chama de uma vela, uma lâmpada acesa,... 6.2 Secundária: Também chamadas de corpos iluminados, são os corpos que enviam a luz que recebem de outras fontes, como por exemplo, a Lua, os planetas, as nuvens, os objetos visíveis que não têm luz própria,... Quanto às suas dimensões, uma fonte pode ser classificada como: Pontual ou puntiforme: uma fonte sem dimensões consideráveis que emite infinitos raios de luz.

8 Extensa: uma fonte com dimensões consideráveis em relação ao ambiente
Extensa: uma fonte com dimensões consideráveis em relação ao ambiente. 6.3 Raio de luz (Feixe de luz)

9 6.4 Meios de propagação Meios transparentes: Um meio é dito transparente quando ele permite a propagação regular da luz. Ou seja, um objeto colocado atrás dele pode ser percebido com detalhes, com nitidez. Por exemplo, papel celofane, vidro, ar, etc.

10 Meios opacos: É o meio óptico que não permite a propagação da luz
Meios opacos: É o meio óptico que não permite a propagação da luz. Por exemplo, madeira, placa metálica, tijolo, etc. Nesse tipo de meio o observador não consegue enxergar o objeto através do meio. Meios translúcidos: Um meio é dito translúcido quando a propagação da luz ocorre de forma irregular, ou seja, eles são meios intermediários. Por exemplo, papel vegetal, vidro fosco, etc. Nesse tipo de meio óptico o observador não consegue enxergar com nitidez o objeto através do meio.

11 7. Princípios da Óptica 7.1 A independência dos raios de luz

12 7. 2 Reversibilidade dos raios de luz 7
7.2 Reversibilidade dos raios de luz 7.3 Propagação retilínea dos raios de luz

13 Sou Física 100% Ostentação Bons estudos pessoal, até a próxima

14 Bibliografia www. brasilescola. com www. sofisica. com. br www
Bibliografia


Carregar ppt "Óptica Geométrica: Conceitos e princípios"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google