A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Blog do. O que é um coletivo educador? É um grupo de educadores(as) de diferentes instituições, que atuam em processos formativos no campo da Educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Blog do. O que é um coletivo educador? É um grupo de educadores(as) de diferentes instituições, que atuam em processos formativos no campo da Educação."— Transcrição da apresentação:

1 Blog do

2 O que é um coletivo educador? É um grupo de educadores(as) de diferentes instituições, que atuam em processos formativos no campo da Educação Ambiental, educação popular e da mobilização social, compartilhando suas observações, visões e interpretações, da mesma forma que planejam, implementam e avaliam processos de formação de educadores ambientais (PROFEA, 2006).

3 Links/”botões” na pág. Inicial do blog Objetivos/Missão; Integrantes; mandar email grupo – checagem – quem faz parte do coletivo? Histórico; Território; (situando o Município de Piracicaba e suas bacias, as bacias vizinhas e as duas UGRHIs); alguém que faça um mapa (infos de municípios, ugrhi, bacias); Projetos, Eventos e Ações; (em andamento; já realizados;) Princípios e valores do Coletivo Educador Piracicauá; Diretrizes/Linhas de Atuação/ Formas de ação Propostas de Formação; Cardápio de Aprendizagem; Divulgação de Eventos e Iniciativas; Publicações com participação do Coletivo; Publicações recomendadas (já tem as publicações do MMA linkadas!!); Instituições parceiras; Instituições ligadas à EA; - Fotos / Notícias – que ficam mudando

4 Objetivo/Missão O Coletivo Educador Piracicauá busca ampliar e efetivar ações conjuntas que possibilitem sinergia de recursos e competências pessoais e institucionais, voltadas para a sustentabilidade das bacias do município de Piracicaba.

5 Integrantes Algumas instituições participantes: Laboratório de Educação Política e Ambiental/OCA – ESALQ/USP; Imaflora; Iandé Educação e Sustentabilidade; USP RECICLA - ESALQ/USP; Instituto Terra Mater/Ponto de Cultura Educomunicamos; Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba – NEA; Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba - Centro Rural de Educação Ambiental “Dr. Kok”

6 Histórico O Coletivo Educador Piracicauá iniciou suas atividades em setembro de 2006, formado por pessoas e instituições atuantes na bacia do ribeirão Piracicamirim, abrangendo um território com 93.000 habitantes e tendo um grupo articulado há mais de cinco anos através de iniciativas do Projeto Pisca/ESALQ - USP. Em 2007 na retomada de suas atividades, sentiu a necessidade de ampliar seu território de atuação, devido às sugestões do DEA/MMA e da abrangência das ações de seus parceiros em outras áreas do município. Com a ampliação do território, a área passou a abranger 35 sub e micro bacias do município de Piracicaba e cerca de 400.000 habitantes.

7 Território O território do Coletivo Educador define-se como sendo todas as bacias hidrográficas de Piracicaba e municípios por elas abrangidos e demais interessados que estejam nas UGHRIs – Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos “PCJ - Piracicaba, Capivari e Jundiaí” e “Tietê – Sorocaba”. Para atuar na totalidade desse território, elencamos as seguintes etapas de trabalho: Etapa 1 – Bacias urbanas de Piracicaba Etapa 2 – Bacias rurais de Piracicaba Etapa 3 – Municípios vizinhos Etapa 4 – UGRHIs PCJ e Tietê – Sorocaba OBS: a idéia é que essas etapas estejam na forma de links, a pessoa clica em cada uma para ter mais informações! (situando o Município de Piracicaba e suas bacias, as bacias vizinhas e as duas UGRHIs);

8 Projetos, Eventos e Ações (em andamento; já realizados;) -Apoio na Elaboração das Cartilhas : ACIPI (Resíduos, Água e Solos), De olho na Bacia, Repensando os processos de EA no Ensino Básico; -Apoio na Realização dos Cursos: Repensando os processos de EA no Ensino Básico (2009/10); EA e Resíduos Sólidos – Formação de Professores no Ensino Fundamental e Médio (2008); -Apoio na Realização do Fórum de Gestão de Resíduos de Piracicaba – 2010/2011; -Realização da I, II e III Simapira – Semana Integrada de Meio Ambiente de Piracicaba. PRECISA COMPLETAR!!!

9 Princípios e valores do Coletivo Educador Piracicauá; O Coletivo Educador se constrói cotidianamente através do debate dialógico, buscando formas de atuação e caminhos que contribuam para o enfrentamento das mudanças socioambientais, locais e globais. Nesse sentido, o papel dos valores é fundamental, pois eles buscam responder às angústias em relação à base em que está constituída nossa sociedade e também auxiliam na construção de sociedades sustentáveis.

10 Princípios e valores do Coletivo Educador Piracicauá; Tabela do PPP! Valores: Sociedades Sustentáveis; Participação; Ação, Reflexão e Complexidade; Contexto; Identidade; Pertencimento; Comunicação; Cooperação; Igualdade; Potência de ação; Emancipação/Autonomia; Coerência; Continuidade; Felicidade.

11 Diretrizes/Linhas de Atuação/ Formas de ação

12 Propostas de Formação (cursos);

13 Cardápio de Aprendizagem;

14 Divulgação de Eventos e Iniciativas;

15 Publicações com participação do Coletivo;

16 Publicações recomendadas; POR FAVOR ADICIONEM SUGESTÕES E O ENDEREÇO ONDE SE ENCONTRA A OBRA NA INTERNET! DO MMA (já estão linkadas! Entre elas:) - CEAs Brasil; - Círculos de Aprendizagem para Sustentabilidade; - Encontros e Caminhos vol. 1 e vol. 2; - Coletivos Jovens de Meio Ambiente; - Coletivos Educadores para Territórios Sustentáveis; - COM-VIDA e Agenda 21 na Escola; - II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente; - Os diferentes matizes da educação ambiental no Brasil 1997-2007; -Caderno Metodológico para ações DE educação ambiental e mobilização social em saneamento I e II.

17 Publicações recomendadas; -Identidades da educação ambiental brasileira; -Município s Educadores Sustentáveis; -PPP: centros de educação ambiental e salas verdes; -PRONEA E SISNEA; -Viveiros educadores; -Juventude, Cidadania e Meio Ambiente: Subsídios para a elaboração de políticas públicas;

18 Instituições parceiras;

19 Instituições ligadas à EA;

20 Pessoas que Aprendem Participando Junte-se a nós! coletivopira@gmail.com coletivopiracicaua.blogspot.com www.facebook.com/coletivopiracicaua


Carregar ppt "Blog do. O que é um coletivo educador? É um grupo de educadores(as) de diferentes instituições, que atuam em processos formativos no campo da Educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google