A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exercícios de Revisão Parte 1 e 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exercícios de Revisão Parte 1 e 2."— Transcrição da apresentação:

1 Exercícios de Revisão Parte 1 e 2

2 Questão 1 Atualmente no comércio internacional há enormes preocupações pertinentes, não somente a produtividade agrícola como também, oferecer condições para um armazenamento adequado de sementes e grãos. Quais são os principais riscos associados ao transporte de grãos? (A) Temperatura, umidade, fungos, embalagem violável. (B) Transporte incorreto, custos altos de embalagens, perdas naturais do processo. (C) Não utilização de produtos químicos, combustão. (D) Condições intrínsecas das sementes. (E) Nenhuma das alternativas acima.

3 Selecione somente as funções das embalagens:
Questão 2 Selecione somente as funções das embalagens: ( ) Minimização de custos ( ) Preservar a qualidade dos produtos ( ) Limpeza ( ) Proteger o produto ( ) Descompressão ( ) Integridade física no transporte ( ) Amarração ( ) Função de marketing ( ) Garantia da qualidade do produto ( ) Auxiliar o consumo ( ) Facilitação de movimentação ( ) Suporte ao controle e a armazenagem

4 Questão 3 a 6 3: Quantos e quais são os níveis em cujas as embalagens podem ser classificadas? 4: O que é perecibilidade e como pode ser evitada? 5: Qual a importância da sinalização de mercadorias perigosas? 6: Cite 3 tipos de mercadorias perigosas porém que sejam categorias diferentes.

5 Questão 7 Não constitui princípio e prática da Organização Mundial do Comércio (OMC): a) Eliminação das restrições quantitativas b) Nação mais favorecida c) Proibição de utilização de tarifas d) Transparência e) Tratamento nacional

6 Questões 8 a 10 8: O que são barreiras tarifárias e não tarifárias?
9: O que é dumping e barreiras antiumping? 10: Qual a diferença entre tratados e acordos internacionais?

7 Questão 11 Sobre o protecionismo, em suas expressões contemporâneas, é correto afirmar-se que: a) tem aumentado em razão da proliferação de acordos de alcance regional que mitigam o impulso liberalizante da normativa multilateral. b) possui expressão eminentemente tarifária desde que os membros da OMC acordaram a tarifação das barreiras não-tarifárias. c) assume feições preponderantemente não tarifárias, associando-se, entre outros, a procedimentos administrativos e à adoção de padrões e de controles relativos às características sanitárias e técnicas dos bens transacionados. d) vem diminuindo progressivamente à medida que as tarifas também são reduzidas a patamares historicamente menores. e) associa-se a estratégias defensivas dos países em desenvolvimento frente às pressões liberalizantes dos países desenvolvidos.

8 Questão 12 Sejam as seguintes definições:
Uma união aduaneira é uma área de livre comércio com uma tarifa externa comum, ademais de outras medidas que conformem uma política comercial externa comum. Um mercado comum é uma união aduaneira com livre mobilidade dos fatores de produção e liberalização do comércio de serviços. Uma área de livre comércio ou zona de livre comércio é uma região onde foram eliminadas todas as barreiras ao comércio intrarregional. Com base nas afirmações acima, avalie as seguintes afirmativas: I. A meta do tratado de Assunção é que o Mercosul seja um mercado comum. II. O Nafta é uma união aduaneira. III. O Mercado Comum Europeu é uma união aduaneira. Assinale (A) se nenhuma afirmativa estiver correta. (B) se todas as afirmativas estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (E) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

9 Questão 13 Avalie as afirmativas abaixo acerca da apreciação da taxa de câmbio ocorrida nos últimos anos no Brasil. I. A apreciação cambial ocorre exclusivamente em virtude da elevada taxa de juros da economia brasileira. II. A política de compra de dólares (elevação das reservas) realizada pelo Banco Central do Brasil reduz as possibilidades de ganhos de arbitragem pelos agentes econômicos. III. A elevação dos preços das commodities nos mercados internacionais é um dos fatores que apreciou o câmbio na economia brasileira. Assinale (A) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (B) se apenas a afirmativa I estiver correta. (C) se apenas a afirmativa III estiver correta. (D) se nenhuma afirmativa estiver correta. (E) se apenas a afirmativa II estiver correta.

10 Questão 14 Quando a produção nacional é insuficiente para atender à demanda interna, a alíquota do imposto de importação: A) deve ser anulada. B) pode ser diminuída. C) pode ser substituída por um subsídio à produção nacional. D) pode ser substituída por isenção de impostos internos. E) pode ser substituída por incentivos creditícios à produção interna.

11 Questão 15 Uma união aduaneira pressupõe:
a) a livre movimentação de bens, capital e mão-de-obra e a adoção de uma tarifa externa comum entre dois ou mais países. b) a uniformização, por dois ou mais países, do tratamento aduaneiro a ser dispensado às importações de terceiros países, mesmo sem a adoção de um regime de livre comércio internamente. c) a existência de uma área de preferências tarifárias entre um grupo de países e a harmonização das disciplinas comerciais aplicáveis ao comércio mútuo. d) a liberalização do comércio entre os países que a integram e a adoção de uma tarifa comum a ser aplicada às importações provenientes de terceiros países. e) a completa liberalização dos fluxos de comércio entre um grupo de países e a coordenação de políticas macroeconômicas.

12 Questão 16 Sobre a prática do dumping no comércio internacional, é correto afirmar-se que: a) é considerada prática desleal de comércio e define-se como a determinação do preço de exportação de uma mercadoria com base nas diferenças entre os custos de produção nos mercados de origem e de destino. b) é admissível na normativa da Organização Mundial do Comércio desde que devidamente mensurado em sua magnitude e impacto sobre os fluxos de comércio e sempre que almeje a conquista de mercados onde não há condições eqüitativas de concorrência. c) é incongruente com a normativa da Organização Mundial do Comércio na medida em que define a formação do preço de um bem exportável em patamares inferiores aos custos de produção desse mesmo bem nos mercados a que se destina. d) é prática de formação de preços que, caso implique o deslocamento de competidores em mercados de exportação, passa a ser considerada desleal, consistindo na concessão de subsídios à produção e à exportação com vistas a elevar a competitividade preço de um bem exportado. e) representa medida considerada distorcida das condições de competição, consistindo na fixação de um preço de exportação para um determinado bem menor que aquele praticado no mercado em que este mesmo bem é produzido.

13 Questão 17 Entre as razões abaixo, indique aquela que não leva à adoção de tarifas alfandegárias. a) Aumento de arrecadação governamental b) Equilíbrio do Balanço de Pagamentos c) Proteção à indústria nascente d) Segurança nacional (defesa) e) Estímulo à competitividade de uma empresa

14 Questão 18 a 21 18: Quem Celebra Tratados e Acordos Internacionais?
19: Quem Representa a República Federativa do Brasil? 20:O que é política fiscal e qual a repercussão no comercio internacional? 21: Quais são as sanções permitidas para intervenção em Estados onde suas práticas políticas culmina em danos para a comunidade internacional? Quais são as maneiras adequadas de se defender?


Carregar ppt "Exercícios de Revisão Parte 1 e 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google