A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE OS PRODUTOS INFORADAPT LE ONARDO DA VINCI MULTILATERAL PROJECTS TRANSFER OF INNOVATION Lifelong Learning Programme 1-10-07.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE OS PRODUTOS INFORADAPT LE ONARDO DA VINCI MULTILATERAL PROJECTS TRANSFER OF INNOVATION Lifelong Learning Programme 1-10-07."— Transcrição da apresentação:

1 ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE OS PRODUTOS INFORADAPT LE ONARDO DA VINCI MULTILATERAL PROJECTS TRANSFER OF INNOVATION Lifelong Learning Programme a RUI VIEITO PROJECT NUMBER N° LLP-LDV/TOI/2007/PT/17 – INFORADAPT2EUROPE – INFORMAR, FORMAR E ADAPTAR AS EMPRESAS PARA A HST 1

2 Justificação do produto O absentismo do trabalho, custa aos trabalhadores europeus aproximadamente um milhão de euros por ano. As PMEs estão particularmente expostas, apresentando 82% do número total de acidentes de trabalho, e 90% do número total de acidentes mortais; 28% dos trabalhadores europeus referem sofrer de problemas de saúde, causadas ou agravadas pelo seu emprego actual; 35% dos trabalhadores pensam que o trabalho é um risco para a sua saúde. Neste contexto, o principal problema que se coloca no campo na HST, consensualizada entre a parceria do projecto, é a falta de competências dos empregadores e trabalhadores para a aplicação da HST. 2

3 Natureza do projecto Teve como plataforma o projecto INFORADAPT_Informar, Formar e Adaptar as empresas para a Higiene e Segurança no Trabalho, financiado pela Iniciativa Comunitária Equal entre o ano de 2001 e Dezembro de Tinha como actividades chave, Informar, Formar e Adaptar Empresas para que estivessem preparadas para implementar a Higiene e Segurança no Trabalho em contexto laboral. 3

4 Objectivos Setembro 2009, os produtos inforadapt são incorporados na prática diária de 60% dos parceiros através da incorporação dos produtos elaborados no âmbito do projecto Inforadapt_Informar, Formar e Adaptar as Empresas para a HST. A transferência dos produtos Inforadapt, permitirá colmatar com as necessidades específicas de cada parceiro. 4

5 Objectivos Higiene e Segurança do Trabalho InformarFormarAdaptar Empresas 5

6 Tipo de transferência HST abarca todos os sectores da vida económica, social e educacional. Transferência de produtos não incide num sector exclusivo, conterá uma componente dimensional ao nível geográfico, significando que os produtos serão transferidos para outros contextos geográficos, como base nas necessidades específicas de cada país e cada parceiro. Estratégia de transferência dos produtos é marcada pela sua incorporação nas instituições de formação e pela adaptação ou introdução nos conteúdos programáticos das mesmas. 6

7 Grupos alvo (Empresas) Acesso fácil a informação sobre a HST; Aumentar os conhecimentos em HST; Consolidar conhecimentos dos empresários, quanto à adaptação ou mudança dos processos de organização do trabalho para a implementação da HST; Maior abertura das empresas para a aplicação da HST 7

8 Grupos alvo (instituições de educação/formação) Capacitar os formadores internos para a HST; Incorporar/melhorar/actualizar módulos ou conteúdos específicos de HST para os planos curriculares dos cursos de formação, sobretudo nas áreas de risco de acidentes mais elevado. Utilizar conteúdos/instrumentos/metodologias de formação, adaptável a cada sector e ás especificidades do grupo alvo. Informação permanente e actual no plano da HST 8

9 InformarFormar Adaptar Programa Sensibilização Centro de Conhecimento Digital Pack de Formação Implementação do Plano/ Consultadoria Produtos Inforadapt 9

10 Chave 1 – Informar A) Programa de sensibilização Objectivos: sensibilizar os participantes para a questão da HST. Como sensibilizar, entenda – se a criação de uma disposição por parte dos beneficiários, favorável à implementação das transformações profundas em HST. Métodos: Levantamento de todos os instrumentos disponíveis na PD de forma a diversificar a quantidade e qualidade de recursos a utilizar nas acções. Atribuição e calendarização de tarefas. 10

11 Chave 1 – Informar Vertentes de intervenção: Sensibilização em rádios e jornais Sensibilização em rádios e jornais Sensibilização nas empresas parceiras Sensibilização nas empresas parceiras Vantagens Vantagens: Comunicação Dirigida às necessidades de uma diversidade de públicos Simples Acessível Aplicação prática Útil 11

12 Chave 1 – Informar (cont) Sensibilização em rádios e jornais Instrumentos e metodologias: Negociação de um espaço (tempo de antena/anuncio gratuito ou patrocinado por outra entidade) Recolha e organização da informação Publicação/Difusão (conselhos práticos de fácil compreensão e aplicação imediata) 12

13 13

14 Chave 1 – Informar (cont) Sensibilização nas empresas parceiras Instrumentos e metodologias: Recolha e organização da informação Afixação Cartazes com mensagens fortes relacionadas com a área de trabalho de cada empresa Conteúdos publicados e difundidos no caso anterior 14

15 15

16 Chave 1 – Informar (cont) B) Centro de conhecimento digital Objectivos: Acesso fácil e gratuito a diversos tipos de conteúdos relativos a este tema. Criar uma rede autónoma que permite a comunicação facilitada entre pares e peritos da área. Espaço de debate e de clarificação. Métodos: Articula com os restantes produtos Inforadapt. Instrumento de apoio à implementação do plano de formação. Complementar com o programa de sensibilização. Recurso autónomo. 16 Ver

17 Chave 1 – Informar (cont) Vantagens: Facilidade de utilização e actualização de informação na base de dados Informação organizada Autonomia da prática Gratuito 17

18 Chave 2 – Formar A) Pack de Formação Objectivos: Dotar instituições e agentes formadores de conhecimentos necessários para a implementação do Plano de Formação. Criar instrumento de apoio a agentes formadores e disseminadores do plano. Apoiar uma estratégia de formação integrada e adaptada à realidade local. Promover mudanças de atitudes e comportamentos a nível de HST 18

19 Chave 2 – Formar Métodos: O seu conteúdo é constituído por cinco planos de formação, fundamentais na formação a todos os níveis, de forma integrada e adaptável á realidade das empresas. Análise pormenorizada das imposições legais Executado por formadores especialistas em HST e constituído por uma vertente teórica e prática. 19

20 Instrumentos Manuais Guia de Implementação do Plano de FormaçãoGuia de Implementação do Plano de Formação; Manual de formação inicial a trabalhadores em HSTManual de formação inicial a trabalhadores em HST; Manual de formação a dirigentes e chefias directas em HSTManual de formação a dirigentes e chefias directas em HST; Manual de formação a trabalhadores | Parte 2Manual de formação a trabalhadores | Parte 2; Manual de formação avançada em primeiros socorrosManual de formação avançada em primeiros socorros; Manual combate a incêndiosManual combate a incêndios. 20

21 Chave 2 – Formar (Pack de formação) Vantagens: Acesso fácil a um conjunto diversificado de formatos que permite não limitar a sua utilização a um público que tenha instrumentos electrónicos; Existência de um guia metodológico que contempla os diversos passos a considerar para a implementação das acções de formação; Organizado de forma a permitir uma consulta direccionada, para temas e específicos e conteúdos; Recurso integrador das diversas vertentes da higiene e segurança do trabalho; Manuais construídos de forma a permitirem actualizações facilitadas. 21

22 Chave 2 – Formar Apoio na implementação do plano de formação através do guia metodológico Implementação do plano de formação Objectivos: solucionar a situação geral das empresas relativamente à questão de HST: Existência de uma cultura organizacional pouco vocacionada para questões de HST; Carência de informação acerca de HST; 22

23 Chave 2 – Formar Desconhecimento, pelos responsáveis de empresas, da sua situação em matéria de HST; Fraca preparação dos recursos humanos das empresas; Existência de uma cultura organizacional informal adversa às práticas de HST. 23

24 Chave 2 – Formar Métodos: Implica os seguintes passos fundamentais: Avaliação das necessidades de formação/Diagnóstico das condições de HST; Planeamento – selecção e quantificação dos formandos, de acordo com o princípio da igualdade de oportunidades; elaboração do cronograma geral; Mobilização de recursos humanos; Recolha dos suportes pedagógicos necessários; 24

25 Chave 2 – Formar Métodos Negociação com beneficiários – elaboração do cronograma final; Implementação, implicando: formação a formadores; formação a empresários; formação a trabalhadores, primeiros socorros, e incêndios; Avaliação; Análise das condições de segurança das empresas beneficiárias. 25

26 Chave 2 – Formar Medidas inovadoras 1- Implicação dos empresários; 2- Implicação dos formadores com os beneficiários e na concepção do plano de formação; 3- Aplicação de uma nova metodologia nas sessões práticas a trabalhadores em contexto de trabalho. 26

27 Chave 2 – Formar Vantagens Vantagens: Implicação dos formadores com as organizações beneficiárias Implicação dos formadores na concepção do plano de formação. Estratégia de implicação/responsabilização dos empresários Aplicação de uma estratégia de formação em contexto de trabalho inovadora; 27

28 Chave 2 – Formar Capacidade de adaptação da prática e de complementaridade com outras metodologias; Formação em primeiros socorros – cria competência concreta e de máxima importância. Formação em combate a incêndios – cria uma competência concreta e fundamental. 28

29 Chave 2 – Formar Vantagens para os beneficiários: Tornar a HST um assunto quotidiano entre trabalhadores e empresários; Desenvolvimento de uma consciência de segurança; Algumas mudanças comportamentais entre trabalhadores e empresários; Criação de competências organizacionais; Mudanças no layout e organização do espaço de trabalho; Aumento considerável do cumprimento da legislação em todas em empresas; 29

30 Vantagens na utilização dos produtos Inforadapt Aumentar o know-how dos parceiros, através da incorporação dos produtos que integram o projecto Inforadapt. Produto adaptável a qualquer contexto geográfico e especificidade sectorial, facilitando o processo de transferência, desde que reunidos os requisitos para uma transferência com sucesso, ou seja, o facto das entidades aceitarem esta transferência, e acharem este processo necessário para colmatar com as suas necessidades específicas. Processo de transferência de cariz europeu, a dimensão europeia é reforçada e enriquecida através dos inputs e outputs de cada parceria, aumentando o valor acrescentado da troca de conhecimentos e experiências. 30


Carregar ppt "ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE OS PRODUTOS INFORADAPT LE ONARDO DA VINCI MULTILATERAL PROJECTS TRANSFER OF INNOVATION Lifelong Learning Programme 1-10-07."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google