A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JOÃO O DISCÍPULO AMADO Lição 4.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JOÃO O DISCÍPULO AMADO Lição 4."— Transcrição da apresentação:

1 JOÃO O DISCÍPULO AMADO Lição 4

2 TEXTO BÍBLICO BÁSICO – 1 joão 2.5-14
TEXTO ÁUREO – Apocalipse 21.2

3 JOÃO O HOMEM João, filho de Zebedeu e irmão de Tiago.
O nome João é de origem semita* e significa DEUS é gracioso ou Deus mostra graça. Tal nome parece propício ao relacionamento que ele tinha com Jesus. Semita tem como principal designação o conjunto linguístico composto por uma família de vários povos, entre os quais se destacam os árabes e hebreus, que compartilham as mesmas origens culturais.

4 O CHAMADO DE JOÃO – Mateus 4.18-22
18-Andando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores.19-E disse Jesus: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens". 20-No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram. 21-Indo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Eles estavam num barco com seu pai, Zebedeu, preparando as suas redes. Jesus os chamou 22-e eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, o seguiram.

5 JOÃO – O Discípulo amado, o Apóstolo do Amor
Na instituição de Ceia do Senhor é identificado como aquele a quem Jesus amava (Jo 13.23)- esta expressão aparece em outros referencias do seu livro (Jo , 20-2, 21-7)

6 SUA OBRAS LITERÁRIAS O Evangelho segundo São JOÃO
3 Cartas do Novo testamento - 1 ,2 e 3 JOÃO Livro da Revelação - Apocalipse

7 JOÃO – Escriba ? de Jesus Todo grande mestre, profeta, tinha um escriba nos tempos antigos. João pode ter sido escolhido dentre os outros como escriba pode ter lhe inspirado a achar que ele era o mais amado entre os outros. João o único apóstolo a os pés de Jesus na cruz-por amor e para anotar as últimas palavras do mestre..João Outros Escribas na Bíblia Ressurreição da filha de Jairo, Jesus chama apenas Pedro, Tiago e João.(Marcos 5-37) Baruque – Escriba de Jeremias (Jeremias 36.4) Tércio – Escriba de Paulo_Carta a os Romanos (Romanos 16.22) Jesus no Getsêmani -Levou consigo somente Pedro, Tiago e João (Marcos 14-33) Eu, João, irmão e companheiro de vocês no sofrimento, no Reino e na perseverança em Jesus, estava na ilha de Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. No dia do Senhor achei-me no Espírito e ouvi por trás de mim uma voz forte, como de trombeta, que dizia: "Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia". Apocalipse 1:9-11

8 OS EVANGELHOS EVANGELHOS SINÓPTICOS ? MATEUS MARCOS LUCAS
Foco nos milagres, parábolas e Sinais. Escritos para os bárbaros,Romanos,Gregos. Evangelho de João escrito para ? EVANGELHOS GNÓSTICOS ? TOMÉ JUDAS FELIPE (outros)

9 O EVANGELHO DE JOÃO Escrito entre 90 e 105 depois de Cristo Escrito para os Judeus - Povo que conhecia a palavra Escrito em Éfeso onde participou da fundação da Igreja com Áquila e Priscila. Prólogo - Apresentação (João ) Não apresenta a Genealogia de Jesus Foco nas palavras de JESUS, estrutura de fé, base doutrinária do evangelho. Nenhum Evangelho tem tantos detalhes sobre a Crucificação Visa despertar e alimentar a fé em Jesus como Filho Legítimo de DEUS. (João ) Não tem apresenta parábolas Frases únicas “No princípio era o Verbo”. “Eis o Cordeiro de Deus!”, “Deus amou o mundo que deu o seu Filho único”, “Eu sou o caminho, a verdade, e a vida”, “Eu sou a videira”, ,“Ele está consumado”, “Assim vos envio”. Por algumas estimativas, cerca de 90% do material encontrado em João não é encontrado nos Evangelhos sinópticos. Apresenta apenas 8 milagres ?

10 8 MILAGRES /SINAIS DESCRITOS EM JOÃO
1 - CASAMENTO EM CANÁ - (2.1-12) Caná Significa adquirir e o casamento é o simbolismo de uma nova aliança com Jesus 2 - CURA DO FILHO DO OFICIAL DO REI ( ) 3 - CURA DE UM PARALÍTICO (5.1-9) 4 - A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES (6.1-15) 5 - JESUS CAMINHA SOBRE AS ÁGUAS ( ) (sinal) 6 -A CURA DE UM CEGO DE NASCENÇA (9.1-41) 7 - A RESSURREIÇÃO DE LÁZARO ( ) 8 - PESCA MILAGROSA ( )

11 JESUS ÚNICO JESUS falou coisas que ninguém nunca havia dito antes. ?
JESUS fez coisas que ninguém havia feito antes. ? Suas palavras chamam atenção e atraem as pessoas. Nicodemos - atraído pelas palavras de Jesus – (João 3.1-2)

12 Quando se procura JESUS encontramos duas opções.
PORQUE PROCURAR JESUS E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. João 6:35 Quando se procura JESUS encontramos duas opções. Ser DISCÍPULOS Ou Ser SEGUIDOR ?

13 ENSINOS DE JOÃO SOBRE O PAI, FILHO ESPÍRITO SANTO
Ninguém jamais viu a Deus, contudo, Seu filho o revelou a nós (João 1.18) Deus é o supremo criador de todas as coisas ( João 1.1-2) A revelação de Deus transcende os limites culturais, étnicos e religiosos (João ) O amor é o maior atributo por intermédio do qual Deus pode ser conhecido (1 João 4-16) FILHO O Deus eterno revela-se por intermédio do logo (João 1.1) O Pai e filho são absolutamente iguais ( João 10.30) O filho cumpriu as ordens do Pai quanto ao plano de redenção (João 19-30) O filho é o verdadeiro e eterno Deus (1 João 5-20) ESPÍRITO SANTO João foi um dos primeiros a anunciar o Pentecoste (joão 1.33) João mostra o lugar preponderante do Espírito no projeto de redenção do pecador (João 3.1-6) O Espírito é parácleto, o Ajjudador, o advogado, o divino mestre ( João ;25,26; )

14 AS EPÍSTOLAS PRIMEIRA EPÍSTOLA Não é exatamente uma carta, mas uma saudação. João concede ênfase muito especial à vida, à luz e ao amor. Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido 1 João 5:1 SEGUNDA EPÍSTOLA Contém apenas 13 versículos que não significa que ela não tenha importância. João se identifica como ancião e encaminha a carta a uma senhora eleita e seus filhos que pode significar uma Igreja e seus membros. O ancião à senhora eleita, e a seus filhos, aos quais amo na verdade, e não somente eu, mas também todos os que têm conhecido a verdade. 2 João 1:1-1 TERCEIRA EPÍSTOLA Um carta pessoal dirigida ao amado Gaio. Nesta carta João enfoca a importância da verdade. É, pois, nosso dever receber com hospitalidade a irmãos como esses, para que nos tornemos cooperadores em favor da verdade. 3 João 1:8

15 O APOCALIPSE Um dos livros mais comentados do novo testamento, mas talvez um dos menos compreendidos . No entanto é clara a mensagem que JESUS que vive para sempre e voltará para buscar sua Igreja. Então um dos anciãos me disse: "Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos". Apocalipse 5:5 Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou. Apocalipse 19:7

16


Carregar ppt "JOÃO O DISCÍPULO AMADO Lição 4."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google