A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elena Maria Billig Mello II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de 2011. COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elena Maria Billig Mello II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de 2011. COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA:"— Transcrição da apresentação:

1 Elena Maria Billig Mello II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de 2011. COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA: planejamento, metodologias e avaliação

2 O ofício de ensinar não é para aventureiros, é para profissionais, homens e mulheres que, além dos conhecimentos na área dos conteúdos específicos e da educação, assumem a construção da liberdade e da cidadania do outro como condição mesma de realização de sua própria liberdade e cidadania. Ildeu Moreira Coelho

3 Objetivos Aprofundar os conhecimentos acerca dos componentes didáticos da prática docente; Possibilitar momentos de reflexão sobre a inconclusão do Ser; Construir no coletivo a importância da formação permanente e as estratégias metodológicas e avaliativas para desenvolvimento do Aprender.

4 “É na inconclusão do ser, que se sabe como tal, que se funda a educação como processo permanente. Mulheres e homens se tornam educáveis na medida em que se reconhecem inacabados” (Freire, 2009, p. 58). Sentido da oficina Espaço de formação do professor. Desenvolvimento do senso estético no saber- fazer pedagógico.

5 Miguel ? ? ?

6 Perspectivas e Julgamentos Percepção sobre os julgamentos. A primeira impressão nem sempre é a real. Ponto de Vista: a vista de UM ponto. A Soma das Partes é mais do que o Todo.

7 Como se aprende? “O conceito de aprender é de fundamental importância no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados da ação docente dependem do modo como os professores compreendem que os alunos aprendem” (MORAES, 2007,p.20). Se aprende por reconstrução, com produção de novos significados por meio da linguagem, considerando-se efetivamente os conhecimentos de partida dos alunos na produção de novos conhecimentos e concebendo o erro como parte inerente dos processos de aprender (ibid.).

8 Então... aprender reconstrutivo; a soma das partes é mais que o todo; diferentes perspectivas; P L A N E J A M E N T O M E T O D O L O G I A A V A L I A Ç Ã O

9 Qual é a tua metodologia? Planejas? Como avalias?

10 Não há necessidade de planejar? Planejar é para quem está começando Sempre fiz assim / tenho experiência Vou na intuição / tem nos livros Qual o sentido de planejar? antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto.”

11 PARA QUÊ? INTENÇÃO O QUÊ? CONTEÚDO CULTURAL COMO? METODOLOGIA QUEM? PROFESSOR PARA QUEM? ALUNO COM QUÊ? RECURSOS DIDÁTICOS O QUÊ? COMO? QUEM? AVALIAÇÃO ONDE? ESPAÇO QUANDO? TEMPO ELEMENTOS ESTRUTURANTES DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DA AULA (VEIGA, 2007 – no prelo)

12 Elena Maria Billig Mello Vênus de Milo (Alexandros de Antióquia, 130 a.C.) Faltam os braços... PRESENÇAS ausências II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de 2011. COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA: planejamento, metodologias e avaliação

13 13:15:54 Planejamento como processo educativo Sentir necessidade MUDANÇA/INOVAÇÃO Ver possibilidade MUDANÇA/INOVAÇÃO Necessidade de mediação teórica – metodológica O planejamento só tem sentido se o sujeito coloca-se numa perspectiva da mudança. Celso Vasconcellos (2006)

14 PLANEJAÇÃO Supera-se a idéia de primeiro fazer o planejamento inicial e depois fazer o relatório final. Atentar-se às manifestações dos sujeitos do processo. A L T E R I D A D E. “Um processo de avaliação contínuo possibilita que o andamento do planejamento possa ser constantemente repensado”. (MORAES e GOMES, 2007, p. 274) 13:15:54

15 Ensinar para quê?

16 “ O objetivo de todo processo de planejamento é chegar a ação.” AÇÃO TRANSFORMADA Fazer “a coisa certa”: QUANDO O QUÊ COM O PARA QUÊ ? INTENCIONALIDADE Interferir na realidade Utilizar-se do arcabouço científico

17 Avaliação A inserção da pesquisa na formação de professores é modo de qualificar esta formação, possibilitando superar epistemologias que limitam a atuação desses profissionais, com valorização da linguagem nos processos de formação e de ensino, constituindo-se em modo de integração de teoria e prática nas propostas de formação docente. Constitui neste sentido modo de atualização de teorias e práticas pedagógicas tanto em cursos de formação, como no ensino em geral. Aprofundar os conhecimentos acerca dos componentes didáticos da prática docente; Possibilitar momentos de reflexão sobre a inconclusão do Ser ; Construir no coletivo a importância da formação permanente e as estratégias metodológicas e avaliativas para desenvolvimento do Aprender.

18 Planejar A inserção da pesquisa na formação de professores é modo de qualificar esta formação, possibilitando superar epistemologias que limitam a atuação desses profissionais, com valorização da linguagem nos processos de formação e de ensino, constituindo-se em modo de integração de teoria e prática nas propostas de formação docente. Constitui neste sentido modo de atualização de teorias e práticas pedagógicas tanto em cursos de formação, como no ensino em geral. querer mudar algo; acreditar na possibilidade de mudança da realidade; perceber a necessidade da mediação teórico- metodológica; vislumbrar a possibilidade de realizar uma determinada ação – Outra ação.

19 Obrigada! O Universo não é uma idéia minha. A minha idéia do Universo é que é uma idéia minha. A noite não anoitece pelos meus olhos, A minha idéia da noite é que anoitece por meus olhos. Fora de eu pensar e de haver quaisquer pensamentos A noite anoitece concretamente E o fulgor das estrelas existe como se tivesse peso. Fernando Pessoa elenamello@unipampa.edu.br


Carregar ppt "Elena Maria Billig Mello II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de 2011. COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google