A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão da Mudança e Visão do Futuro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão da Mudança e Visão do Futuro"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Mudança e Visão do Futuro
Prof. Me. Gustavo Benevides

2 Gestão da Mudança e Visão do Futuro
“O Futuro Não é Previsto Ele é Preparado.” (Maurice Blondel)

3 Gestão da Mudança e Visão do Futuro
O Ciclo Gestão Estratégica Análise de Cenários Estratégia Corporativa Matriz de análise estratégica Análise do contexto Competitivo Diretrizes e Objetivos Análise do ambiente organizacional Estratégia de Negócios Estratégias Funcionais Monitoramento e Avaliação Implementação e Controle

4 Gestão da Mudança e Visão do Futuro
Análise Estratégica : Técnicas e Ferramentas

5 Gestão da Mudança e Visão do Futuro
Diagnósticos & Resultados Cenários, Tendências, Oportunidades e Ameaças Macro Ambiente Externo Estrutura Setorial e Concorrência Setorial e Concorrência Cadeia de Valor, Processos chaves, Competências e recursos Ambiente Interno

6 Gestão da Mudança e Visão do Futuro
“ O Futuro é um horizonte aberto a múltiplas possibilidades” (Guerreiro Ramos)

7 Gestão da Mudança e Visão do Futuro
Influências do Ambiente no Desempenho Estratégico CENÁRIOS MUNDIAIS Dimensão Ambiental Econômica Social Tecnológica Político- institucional Energética Cultural CENÁRIOS NACIONAIS E REGIONAIS SETOR Organização

8 Gestão da Mudança e Visão do Futuro
Re-direcionamento Estratégico Cenário Atual Futuro Missão , Visão e Políticas Gestão da Mudança Evolução de Vendas Objetivos Situação Futura Missão, Visão, In Estratégias e Planos

9 Gestão da Mudança e Visão do Futuro
Contexto da Estratégia Institucional Políticas Corporativas Visão Institucional Missão Institucional Estrutura Organizacional Sistemas Administrativos Estratégia Corporativa Valores corporativos Gestão de Portfólio das Organizações Segmentação Em Unidades Integração vertical entre os elementos da cadeia Identificar desafios, definir Medidas de performance para a Instituição e as Organizações; Sinergia lateral entre Unidades

10 Gestão da Mudança e Visão do Futuro
Integração da Estratégia Relacionamento c/ clientes Atendimento Produção Financeira Inovação Marketing Estratégia Competitiva Tecnologia da Informação Vendas Tecnologia Gestão de pessoas Cadeia de suprimentos Logística de Distribuição

11 Gestão da Mudança e Visão do Futuro
Competências Essenciais Conjunto particular de know-how técnico da organização. Permeia em diferentes níveis toda a empresa. É a vantagem competitiva particular da empresa e resulta em valor diferencial percebido pelos clientes e são difíceis de serem imitados. Obs.: Ler papers: 1- The Core Competence of the Corporation. Pharalad, C.K. e Hamel, G. 2- VANTAGEM COMPETITIVA: os modelos teóricos atuais e a convergência entre estratégia e teoria organizacional. Vasconcelos, Flávio C. (EAESP/FGV) e Cyrino, Álvaro B. Gerente de Projetos da Fundação Dom Cabral.

12 Gestão da Mudança e Visão do Futuro
A metáfora do iceberg Capital Financeiro Capital Intelectual Valor de Mercado da Empresa

13 Gestão da Mudança e Visão do Futuro
Aliança Estratégica A definição de aliança estratégica é mencionada por Lorange e Roos (1996), que propõe características pelas quais pode-se caracterizar as alianças estratégicas: Nacionalidade e grau de cooperação entre as empresas; Contribuição de cada empresa decorrente de sua cadeia de valor; Escopo geográfico e missão (em sentido de cadeia de valor); Relativo poder de barganha e propriedade.

14 Gestão da Mudança e Visão do Futuro
Harbison e Pekar Jr. (1996) ilustraram uma metodologia para a formação de alianças que é mostrado na figura abaixo:

15 Gestão da Mudança e Visão do Futuro

16 Gestão da Mudança e Visão do Futuro
As Organizações Inteligentes As organizações inteligentes estão comprometidas com a abertura às novas idéias, com a geração de novos conhecimentos e com a divulgação de informações e conhecimentos. As organizações inteligentes buscam altos níveis de colaboração entre pessoas de diferentes áreas de negócios. Obviamente, uma organização inteligente é mais bem sucedida em melhorias contínuas (BATEMAN e SNELL, 1998, p.62).

17 Gestão da Mudança e Visão do Futuro
Posicionamento Estratégico PORTER - Estratégias Genéricas (Liderança por custo, diferenciação e enfoque) Versus D’AVENI – Arenas Competitivas

18 Gestão da Mudança e Visão do Futuro
COMPETIÇÃO e HIPERCOMPETIÇÃO Raciocínio Estratégico Concorrência Mercado Potencialidades da Empresa

19 Gestão da Mudança e Visão do Futuro
COMPETIÇÃO e HIPERCOMPETIÇÃO A Hipercompetição, D’Aveni (1995), repousa sobre o princípio que a concorrência utiliza quatro alavancas principais, todas elas em evolução constante, que são: a relação custo/qualidade, o tempo, o saber fazer, as barreiras à entrada e a capacidade financeira.

20 Gestão da Mudança e Visão do Futuro
COMPETIÇÃO e HIPERCOMPETIÇÃO ARENAS COMPETITIVAS Custo/Qualidade Timing/ Know – How Fortalezas Reservas Financeiras

21 Gestão da Mudança e Visão do Futuro
Ciclo na Arena – Custo (Preço)/Qualidade Ir para nova arena Volta a guerra de preços Mercado tipo Commodity Tentativas de redefinir Qualidade Movimento em direção o valor ótimo Nichos e Flancos Produtores de linha completa Manobras preço/qualidade Guerra de Preços

22 Gestão da Mudança e Visão do Futuro
Ciclo na Arena - Custo (Preço)/Qualidade EXEMPLO: Video Cassete 2, 4, 8, 16 cabeças – para o DVD; DOS para Windows.

23 Gestão da Mudança e Visão do Futuro
Ciclo na Arena - Timing/Know How Transformação ou grande salto Superando os obstáculos Criando impedimentos às imitações Imitação e melhoria por seguidores Vantagens de ser pioneiro

24 Gestão da Mudança e Visão do Futuro
Ciclo na Arena - Fortalezas Tréguas instáveis Entraves com dificuldade em perceber o dominante Superando Barreiras Reação retardada da dominante Contra resposta da empresa dominante a um ataque Atacar a fortaleza de um concorrente Construindo barreiras para criar Fortalezas

25 Gestão da Mudança e Visão do Futuro
Ciclo na Arena - Reservas Financeiras Poder compensador das pequenas Pequenas neutralizam as vantangens O grande se esquiva das leis antitruste Menores recorrem à justiça e ao Governo Fora com eles

26 Gestão da Mudança e Visão do Futuro
Dinâmica Simulador 6Ps - Formação das equipes Atribuição dos papéis / cargos/ áreas funcionais Empresas Oligopolistas Mercado Nacional Produto: Industria produtora e distribuidora de Notebooks Veja o manual do Simulador – Laboratório de Gestão 6Ps.

27 Gestão da Mudança e Visão do Futuro
REFERÊNCIAS BATEMAN, Thomas S e SNELL, Scott A. ADMINISTRAÇÃO; Construindo Vantagem Competitiva. São Paulo: Atlas, 1998. D'AVENI, Richard A. Hipercompetição estratégias para dominar a dinâmica do mercado. Rio de Janeiro: Campus, 1995. HARBISON, John R., PEKAR JUNIOR, Peter Alianças estratégicas: quando a parceria é a alma do negócio e caminho para o sucesso. São Paulo: Futura, 1999. LORANGE, Peter, ROOS, Johan Alianças estratégicas: formação, implementação e evolução. São Paulo: Atlas, 1996. MONTGOMERY, Cynthia A.; PORTER, Michael E. Estratégia: a busca da vantagem competitiva . 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998. PORTER, Michael E. A vantagem competitiva das nações. Rio de Janeiro: Campus, 1993. PRAHALAD, N.K, e HAMEL, G. The Core Competence of the Corporation. Havard Business Review, may – june, 1990.


Carregar ppt "Gestão da Mudança e Visão do Futuro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google