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Gestão da Mudança e Visão do Futuro
Prof. Me. Gustavo Benevides
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“O Futuro Não é Previsto Ele é Preparado.” (Maurice Blondel)
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O Ciclo Gestão Estratégica Análise de Cenários Estratégia Corporativa Matriz de análise estratégica Análise do contexto Competitivo Diretrizes e Objetivos Análise do ambiente organizacional Estratégia de Negócios Estratégias Funcionais Monitoramento e Avaliação Implementação e Controle
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Análise Estratégica : Técnicas e Ferramentas
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Diagnósticos & Resultados Cenários, Tendências, Oportunidades e Ameaças Macro Ambiente Externo Estrutura Setorial e Concorrência Setorial e Concorrência Cadeia de Valor, Processos chaves, Competências e recursos Ambiente Interno
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“ O Futuro é um horizonte aberto a múltiplas possibilidades” (Guerreiro Ramos)
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Influências do Ambiente no Desempenho Estratégico CENÁRIOS MUNDIAIS Dimensão Ambiental Econômica Social Tecnológica Político- institucional Energética Cultural CENÁRIOS NACIONAIS E REGIONAIS SETOR Organização
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Re-direcionamento Estratégico Cenário Atual Futuro Missão , Visão e Políticas Gestão da Mudança Evolução de Vendas Objetivos Situação Futura Missão, Visão, In Estratégias e Planos
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Contexto da Estratégia Institucional Políticas Corporativas Visão Institucional Missão Institucional Estrutura Organizacional Sistemas Administrativos Estratégia Corporativa Valores corporativos Gestão de Portfólio das Organizações Segmentação Em Unidades Integração vertical entre os elementos da cadeia Identificar desafios, definir Medidas de performance para a Instituição e as Organizações; Sinergia lateral entre Unidades
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Integração da Estratégia Relacionamento c/ clientes Atendimento Produção Financeira Inovação Marketing Estratégia Competitiva Tecnologia da Informação Vendas Tecnologia Gestão de pessoas Cadeia de suprimentos Logística de Distribuição
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Competências Essenciais Conjunto particular de know-how técnico da organização. Permeia em diferentes níveis toda a empresa. É a vantagem competitiva particular da empresa e resulta em valor diferencial percebido pelos clientes e são difíceis de serem imitados. Obs.: Ler papers: 1- The Core Competence of the Corporation. Pharalad, C.K. e Hamel, G. 2- VANTAGEM COMPETITIVA: os modelos teóricos atuais e a convergência entre estratégia e teoria organizacional. Vasconcelos, Flávio C. (EAESP/FGV) e Cyrino, Álvaro B. Gerente de Projetos da Fundação Dom Cabral.
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A metáfora do iceberg Capital Financeiro Capital Intelectual Valor de Mercado da Empresa
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Aliança Estratégica A definição de aliança estratégica é mencionada por Lorange e Roos (1996), que propõe características pelas quais pode-se caracterizar as alianças estratégicas: Nacionalidade e grau de cooperação entre as empresas; Contribuição de cada empresa decorrente de sua cadeia de valor; Escopo geográfico e missão (em sentido de cadeia de valor); Relativo poder de barganha e propriedade.
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Harbison e Pekar Jr. (1996) ilustraram uma metodologia para a formação de alianças que é mostrado na figura abaixo:
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As Organizações Inteligentes As organizações inteligentes estão comprometidas com a abertura às novas idéias, com a geração de novos conhecimentos e com a divulgação de informações e conhecimentos. As organizações inteligentes buscam altos níveis de colaboração entre pessoas de diferentes áreas de negócios. Obviamente, uma organização inteligente é mais bem sucedida em melhorias contínuas (BATEMAN e SNELL, 1998, p.62).
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Posicionamento Estratégico PORTER - Estratégias Genéricas (Liderança por custo, diferenciação e enfoque) Versus D’AVENI – Arenas Competitivas
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COMPETIÇÃO e HIPERCOMPETIÇÃO Raciocínio Estratégico Concorrência Mercado Potencialidades da Empresa
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COMPETIÇÃO e HIPERCOMPETIÇÃO A Hipercompetição, D’Aveni (1995), repousa sobre o princípio que a concorrência utiliza quatro alavancas principais, todas elas em evolução constante, que são: a relação custo/qualidade, o tempo, o saber fazer, as barreiras à entrada e a capacidade financeira.
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COMPETIÇÃO e HIPERCOMPETIÇÃO ARENAS COMPETITIVAS Custo/Qualidade Timing/ Know – How Fortalezas Reservas Financeiras
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Ciclo na Arena – Custo (Preço)/Qualidade Ir para nova arena Volta a guerra de preços Mercado tipo Commodity Tentativas de redefinir Qualidade Movimento em direção o valor ótimo Nichos e Flancos Produtores de linha completa Manobras preço/qualidade Guerra de Preços
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Ciclo na Arena - Custo (Preço)/Qualidade EXEMPLO: Video Cassete 2, 4, 8, 16 cabeças – para o DVD; DOS para Windows.
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Ciclo na Arena - Timing/Know How Transformação ou grande salto Superando os obstáculos Criando impedimentos às imitações Imitação e melhoria por seguidores Vantagens de ser pioneiro
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Ciclo na Arena - Fortalezas Tréguas instáveis Entraves com dificuldade em perceber o dominante Superando Barreiras Reação retardada da dominante Contra resposta da empresa dominante a um ataque Atacar a fortaleza de um concorrente Construindo barreiras para criar Fortalezas
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Ciclo na Arena - Reservas Financeiras Poder compensador das pequenas Pequenas neutralizam as vantangens O grande se esquiva das leis antitruste Menores recorrem à justiça e ao Governo Fora com eles
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Dinâmica Simulador 6Ps - Formação das equipes Atribuição dos papéis / cargos/ áreas funcionais Empresas Oligopolistas Mercado Nacional Produto: Industria produtora e distribuidora de Notebooks Veja o manual do Simulador – Laboratório de Gestão 6Ps.
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REFERÊNCIAS BATEMAN, Thomas S e SNELL, Scott A. ADMINISTRAÇÃO; Construindo Vantagem Competitiva. São Paulo: Atlas, 1998. D'AVENI, Richard A. Hipercompetição estratégias para dominar a dinâmica do mercado. Rio de Janeiro: Campus, 1995. HARBISON, John R., PEKAR JUNIOR, Peter Alianças estratégicas: quando a parceria é a alma do negócio e caminho para o sucesso. São Paulo: Futura, 1999. LORANGE, Peter, ROOS, Johan Alianças estratégicas: formação, implementação e evolução. São Paulo: Atlas, 1996. MONTGOMERY, Cynthia A.; PORTER, Michael E. Estratégia: a busca da vantagem competitiva . 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998. PORTER, Michael E. A vantagem competitiva das nações. Rio de Janeiro: Campus, 1993. PRAHALAD, N.K, e HAMEL, G. The Core Competence of the Corporation. Havard Business Review, may – june, 1990.
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