A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ferro é um metal essencial à vida devido à função que desempenha na hemoglobina, no transporte de oxigénio no sangue.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ferro é um metal essencial à vida devido à função que desempenha na hemoglobina, no transporte de oxigénio no sangue."— Transcrição da apresentação:

1

2 O ferro é um metal essencial à vida devido à função que desempenha na hemoglobina, no transporte de oxigénio no sangue.

3 Grupo heme A hemoglobina é um complexo constituído por quatro grupos heme Grupo heme

4

5 Cada grupo heme é um complexo de ferro ( II ) de geometria octaédrica, coordenado por quatro ligações com uma molécula de porfirina (tetradentada) e outras duas ligações perpendiculares a esta molécula, uma delas disponível para a ligação aos gases da respiração O 2 e CO 2 Complexo heme

6

7

8

9 Ao circular no organismo as células do sangue distribuem o oxigénio e absorvem o dióxido de carbono. Função da hemoglobina na circulação sanguínea

10 Como existem 4 grupos heme, cada hemoglobina pode transportar 4 moléculas de oxigénio A ligação ao oxigénio é cooperativa: a ligação num grupo heme aumenta a tendência para a ligação no segundo e assim sucessivamente As trocas gasosas nas células dão-se através da reacção: HbO 2 (aq) + CO 2 (g) HbCO 2 (aq) + O 2 (g) A estabilidade do complexo oxigenado aumenta com a basicidade do meio A libertação de oxigénio nos tecidos é facilitada pelo pequeno abaixamento do pH resultante da presença do CO 2 formado na respiração celular.

11 A constante de equilíbrio para esta reacção é 200, o que significa na prática que, se o monóxido de carbono estiver presente numa quantidade significativa, vai complexar mais fortemente a hemoglobina e que, após ligar-se a ela, a capacidade para transportar o oxigénio se encontra praticamente perdida. HbO 2 (aq) + CO (g) HbCO (aq) + O 2 (g) K = 200 Uma das propriedades da hemoglobina é a sua capacidade para formar um complexo muito estável com o monóxido de carbono por troca com o oxigénio. Esta situação leva à intoxicação por monóxido de carbono, que pode levar à morte.

12 O valor de pH do sangue arterial e do sangue venoso é condicionado pela concentração de CO 2 nas células e no próprio sangue.

13 O valor de pH do sangue é regulado pelos equilíbrios: CO 2(g) + H 2 O (l) H 2 CO 3 (aq) (1) H 2 CO 3 (aq) H + (aq) + HCO 3 (aq) (2)

14 CO 2(g) + H 2 O (l) H 2 CO 3 (aq) (1) H 2 CO 3 (aq) H + (aq) + HCO 3 (aq) (2) Uma diminuição de CO 2 faz com que o equilíbrio (1) se desloque no sentido inverso, diminuindo a concentração de H 2 CO 3 Ao diminuir a concentração de H 2 CO 3 o equilíbrio (2) também se desloca em sentido inverso, diminuindo a concentração de H + o que faz aumentar o valor de pH

15 Com a diminuição da ventilação pulmonar, há retenção de CO 2 e maior produção de iões H + restabelecendo o valor do pH plasmático normal. Quando o pH está acima do normal (alcalose), o centro respiratório é deprimido, diminuindo a frequência e a amplitude dos movimentos respiratórios.

16 CO 2(g) + H 2 O (l) H 2 CO 3 (aq) (1) H 2 CO 3 (aq) H + (aq) + HCO 3 (aq) (2) Um aumento de CO 2 faz com que o equilíbrio (1) se desloque no sentido directo, aumentando a concentração de H 2 CO 3 Ao aumentar a concentração de H 2 CO 3 o equilíbrio (2) também se desloca em sentido directo, aumentando a concentração de H + o que faz diminuir o valor de pH

17 O aumento da ventilação pulmonar determina a eliminação de maior quantidade de CO 2, o que eleva o pH do plasma ao seu valor normal. Se o pH está abaixo do normal (acidose), o centro respiratório é excitado, aumentando a frequência e a amplitude dos movimentos respiratórios.

18 A cor vermelha do sangue da maioria dos seres vivos deve-se à presença da hemoglobina. No entanto, seres vivos como o caracol e o polvo possuem sangue azul. Relacione este facto com a presença dos biometais no sangue. PARA PESQUISA

19 Numa crise de histeria, o corpo elimina involuntariamente CO 2 do sangue a uma velocidade elevada. Explique como é que este facto afecta pH do sangueCO 2

20


Carregar ppt "O ferro é um metal essencial à vida devido à função que desempenha na hemoglobina, no transporte de oxigénio no sangue."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google