A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ligas Metálicas Uma liga é uma solução sólida composta por dois ou mais metais, ou por um metal ou metais e um ou mais não-metais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ligas Metálicas Uma liga é uma solução sólida composta por dois ou mais metais, ou por um metal ou metais e um ou mais não-metais."— Transcrição da apresentação:

1 Ligas Metálicas Uma liga é uma solução sólida composta por dois ou mais metais, ou por um metal ou metais e um ou mais não-metais.

2 Ligas Metálicas As ligas podem ser classificadas de diversas formas:
Pelo metal predominante; Pelo número de elementos que a compõem; Pela principal propriedade física da liga.

3 Ligas Metálicas Liga Metálica Componentes Características Aplicações
Latão Cobre e Zinco Resistência à corrosão Navios Tubos Bronze Cobre e Estanho Moedas Sinos Aço Ferro e Carbono Utensílios domésticos Aço inoxidável Aço e Crómio Talheres Aço-Níquel Aço e Níquel Resistência mecânica Canhões Material de blindagem Aço-Tungsténio Aço e Tungsténio Alta dureza Brocas Pontas de caneta Amálgama Mercúrio, Prata e Estanho Resistência à oxidação Restauração de dentes Ouro 18 quilates Ouro e Cobre Alta ductilidade e maleabilidade Jóias Prata de lei Prata e Cobre Aumento da dureza Ornamentos

4 Ligas de Cobre O cobre puro é um material muito macio mas, juntando-lhe diversos elementos podem obter-se ligas com propriedades muito valiosas, muitas vezes chamadas ligas de cobre.

5 Ligas de Cobre e Estanho (Bronze)
O bronze era utilizado para o fabrico de armas e ferramentas e ainda hoje é usado no fabrico de peças de maquinaria e em estátuas. Composição aproximada: 90% de cobre 10% de estanho Para conferir propriedades especiais usam-se pequenas quantidades de zinco, alumínio, prata ou chumbo. Pensador de Rodin Canhões de Antietam de Richard R. Miller

6 Ligas de Cobre e Zinco (Latões)
Percentagem de Zn no latão vulgar - 3 a 45%. Propriedades especiais usando pequenas quantidades de outros elementos como: alumínio, estanho, chumbo ou arsénio Latão vermelho – contém 20% de zinco, é muito maleável e pode ser convertido em lâminas finíssimas. Latão amarelo – contém de 20% a 40% de zinco e utiliza-se sobretudo no fabrico de peças de maquinaria. Latão branco, levemente corado de amarelo – contém 80% de zinco e é quebradiço, pelo que só pode ser usado em fundição.

7 Ligas de Cobre e Níquel (Cuproníquel)
Constantan: 58 a 60% de cobre 32 a 42% de níquel 1 a 2% de magnésio. O Constantan é muitas vezes usado em associação com o cobre em instrumentos de medição e de controlo por ter uma resistência eléctrica praticamente independente da temperatura. O “constantan” não deve ser utilizado a temperaturas acima de 500 ºC Níquel de cunhagem: 75% de cobre 25% de níquel. O níquel de cunhagem é usado para fazer a parte interna da moeda de 1 Euro e a parte externa da de 2 Euros.

8 Ligas de Cobre e Alumínio
As ligas de cobre – alumínio são muito usadas no fabrico de braços de balança e molas de relógio.

9 Ligas de Estanho O estanho é um metal de cor branca, muito dúctil e maleável. Apresenta-se em duas formas alotrópicas: estanho branco e estanho cinzento. O estanho branco passa a estanho cinzento a baixas temperaturas.

10 Ligas de Antimónio Ligas de antimónio e cobre, combinados com chumbo e estanho empregam-se nos chamados “metais antifricção”, utilizados no fabrico de peças para eixos de máquinas. Os metais antifricção também são chamados “metais brancos” ou “metais de patente”.

11 Soldas Juntando 30% de estanho a 60% de chumbo, obtém-se uma liga de baixo ponto de fusão, utilizada para soldar. As soldas fortes são geralmente ligas de cobre e zinco, que fundem a mais de 800 ºC. Podem ser combinados com prata. O ouro, com zinco ou com estanho, utiliza-se também na preparação de soldas fortes. O zinco e o estanho baixam o ponto de fusão do ouro, para além de baixarem o custo.

12 Ligas de Mercúrio (Amálgamas)
Amálgama dentária: 70% de mercúrio 3% de cobre 1% de prata 26% de estanho


Carregar ppt "Ligas Metálicas Uma liga é uma solução sólida composta por dois ou mais metais, ou por um metal ou metais e um ou mais não-metais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google