A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RETA FINAL 2012- SOMA MUNDO CONTEMPORÂNEO historiativanet.wordpress.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RETA FINAL 2012- SOMA MUNDO CONTEMPORÂNEO historiativanet.wordpress.com."— Transcrição da apresentação:

1 RETA FINAL 2012- SOMA MUNDO CONTEMPORÂNEO historiativanet.wordpress.com

2 1ª Guerra Mundial historiativanet.wordpress.com 2 Pg.43/Q.1 a) As disputas (neo) colonialistas provocaram tensões entre as potências imperialistas. Tal fato concorreu para a corrida armamentista e a formação de pactos militares entre as principais nações europeias. Esse cenário foi fundamental para a eclosão da Primeira Guerra Mundial. b) A campanha desastrosa da Rússia – deserções e derrotas freqüentes – desarticulou o governo do czar Nicolau II que, numa medida extrema, assumiu pessoalmente o comando das tropas russas. Sem conseguir reverter o desastre do país no conflito mundial, o czar foi derrubado do trono e substituído por um governo parlamentar. Pg.43/Q.1 a) As disputas (neo) colonialistas provocaram tensões entre as potências imperialistas. Tal fato concorreu para a corrida armamentista e a formação de pactos militares entre as principais nações europeias. Esse cenário foi fundamental para a eclosão da Primeira Guerra Mundial. b) A campanha desastrosa da Rússia – deserções e derrotas freqüentes – desarticulou o governo do czar Nicolau II que, numa medida extrema, assumiu pessoalmente o comando das tropas russas. Sem conseguir reverter o desastre do país no conflito mundial, o czar foi derrubado do trono e substituído por um governo parlamentar.

3 Tratado de Versalhes historiativanet.wordpress.com 3 P.43/Q.02 a) O Tratado de Versalhes estabeleceu que a Alemanha deveria pagar pesadas indenizações aos vencedores, além de determinar o desarmamento das forças armadas alemãs. b) Para fazer face às exigências financeiras de Versalhes, o governo alemão emitiu moeda sem controle, fato que provocou uma hiperinflação. A crise financeira decorrente abalou a República de Weimar e serviu de pretexto para uma tentativa de golpe pro parte dos nazistas. Apesar do fracasso do golpe e da sua prisão, Hitler ganhou notoriedade e divulgou os ideais nazistas. c) Os ressentimentos gerados pelas humilhantes disposições de Versalhes provocaram um sentimento de revanche no povo alemão. Esse contexto foi explorado pelos nazistas, sendo fundamental para a ascensão de Hitler e consequentemente, para o advento da 2ª. Guerra Mundial. P.43/Q.02 a) O Tratado de Versalhes estabeleceu que a Alemanha deveria pagar pesadas indenizações aos vencedores, além de determinar o desarmamento das forças armadas alemãs. b) Para fazer face às exigências financeiras de Versalhes, o governo alemão emitiu moeda sem controle, fato que provocou uma hiperinflação. A crise financeira decorrente abalou a República de Weimar e serviu de pretexto para uma tentativa de golpe pro parte dos nazistas. Apesar do fracasso do golpe e da sua prisão, Hitler ganhou notoriedade e divulgou os ideais nazistas. c) Os ressentimentos gerados pelas humilhantes disposições de Versalhes provocaram um sentimento de revanche no povo alemão. Esse contexto foi explorado pelos nazistas, sendo fundamental para a ascensão de Hitler e consequentemente, para o advento da 2ª. Guerra Mundial.

4 Nazi fascismo historiativanet.wordpress.com 4 P.44/Q.3 a) autoritarismo, nacionalismo, militarismo, culto ao líder, unipartidarismo, oposição ao comunismo, rejeição aos valores da democracia liberal, romantismo... b) O fascismo é fundamentado na tese da supremacia do Estado em relação ao individuo. Nesse sentido, o regime é baseado no autoritarismo do governo, já que o fim último da sociedade é o engrandecimento do Estado. P.44/Q.3 a) autoritarismo, nacionalismo, militarismo, culto ao líder, unipartidarismo, oposição ao comunismo, rejeição aos valores da democracia liberal, romantismo... b) O fascismo é fundamentado na tese da supremacia do Estado em relação ao individuo. Nesse sentido, o regime é baseado no autoritarismo do governo, já que o fim último da sociedade é o engrandecimento do Estado.

5 Alemanha- Nazismo historiativanet.wordpress.com 5 P.44/Q.04 – O quadro político eleitoral alemão ficou polarizado entre a extrema direita – nazismo – e a extrema esquerda – comunismo. Enquanto os nazistas pregavam um Estado forte e centralizador para combater a crise, o Partido Comunista Alemão defendia a ação do proletariado para a tomada do poder pelos trabalhadores. O discurso nazista ganhou maior eleitorado e, em 1933, Hitler assumiu o governo, após a vitória dos nazistas nas eleições para o parlamento.

6 Crise de 1929 historiativanet.wordpress.com 6 P.44/Q.5 O primeiro texto apresenta a defesa do liberalismo e rejeita ações intervencionistas do Estado para combater crises econômicas (1929 e 2008). Alega que o encerramento das crises ocorrerá independentemente das ações do Estado. O segundo texto, de Paul Krugman, é uma defesa do Estado intervencionista para combater os efeitos de uma economia deprimida. Assim, o autor elogia as ações de Roosevelt no New Deal e conclama Obama a adotar uma postura semelhante para resolver a crise atual. P.44/Q.5 O primeiro texto apresenta a defesa do liberalismo e rejeita ações intervencionistas do Estado para combater crises econômicas (1929 e 2008). Alega que o encerramento das crises ocorrerá independentemente das ações do Estado. O segundo texto, de Paul Krugman, é uma defesa do Estado intervencionista para combater os efeitos de uma economia deprimida. Assim, o autor elogia as ações de Roosevelt no New Deal e conclama Obama a adotar uma postura semelhante para resolver a crise atual.

7 Stalinismo historiativanet.wordpress.com 7 P.45/Q.6 a) Os comunistas franceses alegam que, assim como foi o Terror na época de Robespierre, os expurgos de Stalin tinham um objetivo justo: salvar a revolução e garantir o sucesso de seus ideais. b) O regime soviético é baseado na ditadura do proletariado, no Estado ateu e na existência um somente um partido – PCUS – que governa o país. Além disso, os meios de produção são estatizados. P.45/Q.6 a) Os comunistas franceses alegam que, assim como foi o Terror na época de Robespierre, os expurgos de Stalin tinham um objetivo justo: salvar a revolução e garantir o sucesso de seus ideais. b) O regime soviético é baseado na ditadura do proletariado, no Estado ateu e na existência um somente um partido – PCUS – que governa o país. Além disso, os meios de produção são estatizados.

8 Guerra Fria historiativanet.wordpress.com 8 P.46/Q.08 1.Plano Marshall. 2. Os empréstimos concedidos pelos Estados Unidos, utilizados prioritariamente na compra de produtos e serviços norte-americanos, reforçaram a hegemonia dos Estados Unidos na Europa Ocidental e espantaram a ameaça de difusão do socialismo na região. 3. COMECON 4. a). OTAN (dos EUA). Pacto de Varsóvia (da URSS) b) A OTAN pretendia defender a Europa Ocidental de qualquer ameaça oriunda do Leste Europeu, enguanto que o Pacto de Varsóvia, criado logo em seguida, objetivava defender o Leste europeu. P.46/Q.08 1.Plano Marshall. 2. Os empréstimos concedidos pelos Estados Unidos, utilizados prioritariamente na compra de produtos e serviços norte-americanos, reforçaram a hegemonia dos Estados Unidos na Europa Ocidental e espantaram a ameaça de difusão do socialismo na região. 3. COMECON 4. a). OTAN (dos EUA). Pacto de Varsóvia (da URSS) b) A OTAN pretendia defender a Europa Ocidental de qualquer ameaça oriunda do Leste Europeu, enguanto que o Pacto de Varsóvia, criado logo em seguida, objetivava defender o Leste europeu. O que foi a COMECON? Conselho para Assistência Econômica Mútua - foi fundado em 1949 e extinto em 1991. Visava a integração econômica das nações do Leste Europeu, sob a direção da URSS, a partir do fornecemento de ajuda mútua para o desenvolvimento dos países membros. Mais tarde, juntaram- se ao COMECON: Mongólia, Cuba e Vietnã.. O que foi a COMECON? Conselho para Assistência Econômica Mútua - foi fundado em 1949 e extinto em 1991. Visava a integração econômica das nações do Leste Europeu, sob a direção da URSS, a partir do fornecemento de ajuda mútua para o desenvolvimento dos países membros. Mais tarde, juntaram- se ao COMECON: Mongólia, Cuba e Vietnã..

9 Guerra Fria historiativanet.wordpress.com 9 P.47/Q.09 1. Invasão à Hungria (1956) 2. Primavera de Praga (1968) – invasão soviética à Tchecoslováquia. P.47/Q.09 1. Invasão à Hungria (1956) 2. Primavera de Praga (1968) – invasão soviética à Tchecoslováquia. P.79/Q.5 1.Contexto 1: Corrida armamentista gerada pela Guerra Fria/ Contexto 2: Crises Mundiais do Petróleo 2.Contexto 1: A bipolarização mundial gerada pela Guerra Fria provocou uma escalada militar. EUA e URSS iniciaram uma corrida armamentista que incluía a produção de armas nucleares a fim de protegerem suas áreas de influência. Assim, a produção de energia nuclear estava relacionada, principalmente, à questão militar. Contexto 2: No cenário final do século XX, as crises mundiais do petróleo estimularam a busca por soluções alternativas para a geração de energia, sendo que os maiores investimentos ocorreram no setor de produção de energia atômica. P.79/Q.5 1.Contexto 1: Corrida armamentista gerada pela Guerra Fria/ Contexto 2: Crises Mundiais do Petróleo 2.Contexto 1: A bipolarização mundial gerada pela Guerra Fria provocou uma escalada militar. EUA e URSS iniciaram uma corrida armamentista que incluía a produção de armas nucleares a fim de protegerem suas áreas de influência. Assim, a produção de energia nuclear estava relacionada, principalmente, à questão militar. Contexto 2: No cenário final do século XX, as crises mundiais do petróleo estimularam a busca por soluções alternativas para a geração de energia, sendo que os maiores investimentos ocorreram no setor de produção de energia atômica.

10 Guerra Civil Espanhola historiativanet.wordpress.com 10 P.46/Q.07 a) Os republicanos – democratas – enfrentaram os nacionalistas – fascistas. b) O republicanos foram apoiadas pelas brigadas internacionais e pela URSS. Os fascistas tiveram o apoio de Hitler e de Mussolini. c) Os nacionalistas venceram e implantaram o regime fascista (que vigorou até 1975, quando ocorreu a morte de Franco). P.46/Q.07 a) Os republicanos – democratas – enfrentaram os nacionalistas – fascistas. b) O republicanos foram apoiadas pelas brigadas internacionais e pela URSS. Os fascistas tiveram o apoio de Hitler e de Mussolini. c) Os nacionalistas venceram e implantaram o regime fascista (que vigorou até 1975, quando ocorreu a morte de Franco).

11 Descolonização Afroasiática historiativanet.wordpress.com 11 P.47/Q.10 a)A formação da ONU a expansão dos ideais socialistas e a Guerra Fria b)O líder da descolonização da Índia, Mahatma Gandhi, adotou a estratégia da não violência e da desobediência civil, que incentivava o não pagamento de impostos e o boicote aos produtos ingleses. P.47/Q.10 a)A formação da ONU a expansão dos ideais socialistas e a Guerra Fria b)O líder da descolonização da Índia, Mahatma Gandhi, adotou a estratégia da não violência e da desobediência civil, que incentivava o não pagamento de impostos e o boicote aos produtos ingleses.

12 Descolonização Afro-asiática historiativanet.wordpress.com 12 P.47/Q.12 a)De acordo com o autor, a luta pela emancipação da África exigia a compreensão de que os africanos foram explorados e que a África já existia antes da chegada dos europeus b)O apartheid foi o regime racista no qual a maioria negra era considerada inferior à minoria branca. Esse racismo institucionalizado é uma herança do período colonial. P.47/Q.12 a)De acordo com o autor, a luta pela emancipação da África exigia a compreensão de que os africanos foram explorados e que a África já existia antes da chegada dos europeus b)O apartheid foi o regime racista no qual a maioria negra era considerada inferior à minoria branca. Esse racismo institucionalizado é uma herança do período colonial.

13 Guerra Fria – Guerra do Vietnã historiativanet.wordpress.com 13 P.48/Q.13 a)Os Estados Unidos pretendiam deter a expansão do socialismo na Ásia. Assim, o governo norte-americano enviou milhares de soldados para combater, sem sucesso, os Vietcongs. b)O fracasso militar dos norte-americanos, que acabaram abandonando o conflito em 1973, é o principal exemplo das tentativas infrutíferas dos EUA de deterem o avanço socialista no Sudeste Asiático. P.48/Q.13 a)Os Estados Unidos pretendiam deter a expansão do socialismo na Ásia. Assim, o governo norte-americano enviou milhares de soldados para combater, sem sucesso, os Vietcongs. b)O fracasso militar dos norte-americanos, que acabaram abandonando o conflito em 1973, é o principal exemplo das tentativas infrutíferas dos EUA de deterem o avanço socialista no Sudeste Asiático.

14 Oriente Médio historiativanet.wordpress.com 14 P.48/Q.14 A criação do Estado de Israel em um território pleiteado pelos palestinos. A radicalização do fundamentalismo judeu e muçulmano, avesso a acordos e favorável à utilização da força. P.48/Q.14 A criação do Estado de Israel em um território pleiteado pelos palestinos. A radicalização do fundamentalismo judeu e muçulmano, avesso a acordos e favorável à utilização da força.

15 Revolução Chinesa historiativanet.wordpress.com 15 P.49/Q.15 a)Alguns autores questionavam se Mao era verdadeiramente marxista, enquanto que outros afirmam que ele era stalinista. b)Em 1966, o governo chinês adotou um padrão cultural socialista que criticava e perseguia intelectuais, artistas, professores, cujos ideais foram considerados contra- revolucionários. P.49/Q.15 a)Alguns autores questionavam se Mao era verdadeiramente marxista, enquanto que outros afirmam que ele era stalinista. b)Em 1966, o governo chinês adotou um padrão cultural socialista que criticava e perseguia intelectuais, artistas, professores, cujos ideais foram considerados contra- revolucionários.


Carregar ppt "RETA FINAL 2012- SOMA MUNDO CONTEMPORÂNEO historiativanet.wordpress.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google