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Avaliação do SUS Mayara Almeida Martins. AVALIAR.

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1 Avaliação do SUS Mayara Almeida Martins

2 AVALIAR

3 Avaliar

4 Meios de Avaliação AMQ – Avaliação para melhoria da Qualidade IDSUS – Índice de desempenho do SUS CARTA

5 AMQ – Avaliação para Melhoria da Qualidade Trata-se de uma metodologia de gestão interna ou autogestão dos processos de melhoria contínua da qualidade desenvolvida especificamente para a estratégia Saúde da Família. Os eixos centrais da proposta são ◦ Estabelecimento dos parâmetros de qualidade para a estratégia, ◦ Avaliação como instrumento de gestão, ◦ Tomada de decisão e o compromisso com a qualidade na atenção à saúde.

6 Composto por 5 instrumento. ◦ Gestor Municipal de Saúde ◦ Coordenação da Saúde da Família ◦ Unidade Saúde da Família ◦ Equipe de Saúde da Família ◦ Profissionais de nível superior de Saúde da Família. As questões são elencadas em 5 níveis de qualidade. (desde elementar até avançada). AMQ – Avaliação para Melhoria da Qualidade

7 Esses instrumentos possibilitam a identificação dos estágios de implantação, desenvolvimento e qualidade da estratégia em seus diferentes pontos, desde a gestão até as práticas de saúde das equipes junto à população. A partir desse conhecimento os gestores, coordenadores e profissionais poderão elaborar planos de intervenção e propor ações para melhoria da qualidade. AMQ – Avaliação para Melhoria da Qualidade

8 IDSUS Indíce de Desempenho do SUS. O índice verificou como está a infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população. Avalia os serviços dos municípios, regiões e estados com pontuação de 0 a 10 e mede o grau com que os serviços e ações de saúde estão atingindo os resultados esperados.

9 O IDSUS faz parte do Programa permanente de avaliação do SUS, assim como a carta - SUS. O levantamento de dados para divulgação do IDUS será realizado a cada três anos. IDSUS

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11 Carta - SUS Uma espécie de carta-resposta enviada ao usuário até 90 dias após sua internação para saber como foi o atendimento. Essa pesquisa poderá ser respondida através do cartão resposta destacável da carta, que tem transporte pago pelo Ministério da Saúde. Basta preenchê-lo e entregá-lo ao carteiro, agência ou caixa de coleta dos correios. Caso prefira, o paciente ou um familiar pode responder através da Ouvidoria-Geral do SUS/Disque Saúde 136.

12 Carta - SUS

13 Plano de melhoria da saúde (específico)

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16 Revisando Vídeo

17 Atividade em dupla Estabelecer um Plano de Ação para um paciente com Hipertensão Arterial. Minha Meta: Minhas Ações: Ações dos profissionais de saúde: Data Alvo:


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