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FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA TÉCNICAS DE RELAXAMENTO

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Apresentação em tema: "FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA TÉCNICAS DE RELAXAMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA TÉCNICAS DE RELAXAMENTO
Prof. Márcio Ruiz TÉCNICAS DE RELAXAMENTO

2 FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA
INTRODUÇÃO Conjunto de procedimentos de intervenções úteis: Clínica Saúde Psicologia Aplicada Principais técnicas de relaxamento origem nos primeiros anos de nosso séc.

3 FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA
INTRODUÇÃO Forte impulso dentro da Terapia e Modificação do Comportamento parte integrante de outras técnicas ou como técnica de modificação do comportamento por si mesma Relaxamento Progressivo Relaxamento Passivo Relaxamento Autógeno Resposta de Relaxamento

4 FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA
FUNDAMENTOS CONCEITUAIS Processo psicofisiológico de caráter interativo, onde o fisiológico e o psicológico não são simples correlatos um do outro, mas ambos interagem sedo partes integrantes do processo, como causa e como produto (Turpin, 1989)

5 FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA
FUNDAMENTOS CONCEITUAIS Componentes: Fisiológicos padrão reduzido de ativação somática e autônoma Subjetivos informes verbais de tranqüilidade e sossego Comportamentais estado de quiescência motora

6 FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA
RELAXAMENTO E EMOÇÃO Emoção Relaxamento características fisiológicas, subjetivas e comportamentais similares de sinal contrário Emoção ativação fisiológica cognição

7 FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA
RELAXAMENTO E EMOÇÃO Ativação fisiológica ativação do sistema nervoso simpático (suporte sanguíneo – energia) Relaxamento ativação fisiológica mínima ativação do sistema nervoso parassimpático (conservar a energia do organismo)

8 FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA
RELAXAMENTO E “STRESS” Stress resposta biológica ante situações percebidas e avaliadas como ameaçadoras e as que o organismo não possui recursos para enfrentar adequadamente Importante: avaliação cognitiva da situação capacidade do sujeito de enfrentá-la

9 Fator de risco para a saúde
FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA RELAXAMENTO E “STRESS” Resposta biológica do stress caráter adaptativo defesa do organismo diante das ameaças ambientais Resposta alta freqüência grande intensidade Fator de risco para a saúde

10 FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA
RELAXAMENTO E APRENDIZAGEM Diferentes técnicas facilitar a aprendizagem do padrão de resposta biológica correspondente ao estado de relaxamento

11 Antes da técnica, alguns elementos são importantes:
FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA RELAXAMENTO E APRENDIZAGEM Adaptação da técnica de relaxamento de Jacobson (1934): pode-se obter mesmo resultado sujeitos seguem melhor quando no início é o terapeuta quem dirige os exercícios Antes da técnica, alguns elementos são importantes:

12 FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA
RELAXAMENTO E APRENDIZAGEM Aspectos referentes à avaliação Relação paciente-terapeuta Ambiente físico Voz do terapeuta Apresentação da técnica

13 FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA
RELAXAMENTO PROGRESSIVO Fechar os olhos e relaxar (1 a 2 min.) Seqüência de relaxamento guia relativamente padronizado Começar sempre pelo lado dominante Quadro 9.1 (pág. 155) Praticar em casa (anotar hora e dia, grau de relaxamento – 0 a 10 – antes e depois da prática e problemas encontrados)

14 FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA
RELAXAMENTO PROGRESSIVO Principais problemas: É necessário adequar a técnica à pessoa Se houver dificuldade repetir sessão Terapeuta pode modelar ou ajudar fisicamente Pescoço é o que mais apresenta problema Pés pode haver câimbras Se adormecer acordá-lo suavemente Respiração pode incomodar

15 “Me encontro relaxado muscularmente mas não por dentro”
FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA RELAXAMENTO PROGRESSIVO Principais problemas: “Me encontro relaxado muscularmente mas não por dentro” Relaxamento dos músculos externos levará ao relaxamento de fibras menos periféricas associar técnicas cognitivas (se tensão for causada por pensamentos perturbadores)

16 FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA
RELAXAMENTO PROGRESSIVO Variações: > ou < número de exercícios para tensionar os músculos Diferentes tipos de exercícios Repetição dos exercícios mais ou menos vezes Aprendizagem de poucos ou todos os músculos por sessão Ordem dos exercícios Auto-instrução ou do terapeuta Mescla de frases: relaxamento autógeno ou passivo

17 FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA
RELAXAMENTO PASSIVO Instruções adaptação da técnica utilizada por Schwartz e Haynes (1974) Instruções podem ser dadas na clínica ou gravadas em uma fita Pode mesclar frases de relaxamento autógeno (peso e calor) Ex: pág. 159

18 FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA
RELAXAMENTO AUTÓGENO Schultz (1932) frases elaboradas com finalidade de induzir estados de relaxamento através de auto-sugestões: Sensação de peso e calor nas extremidades Regulação das batidas do coração Sensações de tranqüilidade e confiança e si Concentração passiva na respiração Ex: pág. 161

19 FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA
RESPOSTA DE RELAXAMENTO Benson (1975) adaptado das técnicas de meditação utiliza um “mantra” ou palavra secreta sussurrada (para meditação profunda) Qualquer palavra pode causar as mesmas alterações fisiológicas que o “mantra” Decréscimo do consumo de oxigênio Decréscimo na eliminação de dióxido de carbono Decréscimo na taxa respiratória Ex: pág. 162

20 FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA
APLICAÇÕES Importância está na aplicação que se faz das técnicas Objetivo fundamental dotar o indivíduo de habilidades para enfrentar situações cotidianas que estão produzindo-lhe tensão e ansiedade: Atividades rotineiras (com mais tensão do que necessário) Situações específicas (onde se experimenta stress ou ansiedade)

21 FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA
APLICAÇÕES Finalidade do relaxamento é apresentada antes de começar a aprendizagem Relaxamento diferencial (Bernstein e Borkovec, 1973): Identificar diariamente a tensão durante atividades diárias (auto-registro e escalas subjetivas, 0 a 10) Utilizar a identificação da tensão como sinal para afrouxar os músculos e relaxá-los Praticar até que se converta em um hábito processo automático

22 FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA
APLICAÇÕES Relaxamento condicionado associar uma palavra (p.ex., “tranqüilo”) ao estado produzido pelo relaxamento Diante da tensão, paciente utilizará esta palavra como “sinal” para relaxamento imediato O condicionamento da palavra pode ser feito depois ou ao mesmo tempo que se aprende o relaxamento

23 FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA
APLICAÇÕES Também utilizada como componente da técnica de “Dessensibilização Sistemática” medos ou fobias Muito utilizado também nos problemas psicossomáticos: Insônia Hipertensão Asma Cefaléia entre outros

24 FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA
APLICAÇÕES Nesses casos não há técnicas superiores Enxaqueca (relaxamento autógeno): aumenta fluxo sanguíneo nas extremidades, diminuindo nas artérias cranianas Hipertensão: (relaxamento autógeno) Asma: (relaxamento autógeno é contra-indicado) Área importante: procedimentos cirúrgicos e hospitalares

25 Qualquer problema que tenha implícito componente ansiogênico
FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA APLICAÇÕES Tem sido usado também em: problemas psicóticos problemas diabéticos Qualquer problema que tenha implícito componente ansiogênico Técnica já é adaptada às crianças


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