A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gabrielle Cristine Serie: 4º ano-A

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gabrielle Cristine Serie: 4º ano-A"— Transcrição da apresentação:

1 Gabrielle Cristine Serie: 4º ano-A
Folclore Brasileiro Gabrielle Cristine Serie: 4º ano-A

2 Personagens

3 Iara Introdução  Também conhecida como a “mãe das águas”, Iara é uma personagem do folclore brasileiro. De acordo com a lenda, de origem indígena, Iara é uma sereia (corpo de mulher da cintura para cima e de peixe da cintura para baixo) morena de cabelos negros e olhos castanhos. A lenda conta que a linda sereia fica nos rios do norte do país, onde costuma viver. Nas pedras das encostas, costuma atrair os homens com seu belo e irresistível canto. As vítimas costumam seguir Iara até o fundo dos rios, local de onde nunca mais voltam. Os poucos que conseguem voltar acabam ficando loucos em função dos encantamentos da sereia. Neste caso, conta a lenda, somente um ritual realizado por um pajé (chefe religioso indígena, curandeiro) pode livrar o homem do feitiço. Origem da personagem Contam os índiosda região amazônica que Iara era uma excelente índia guerreira. Os irmãos tinham ciúmes dela, pois o pai a elogiava muito. Certo dia, os irmãos resolveram matar Iara. Porém, ela ouviu o plano e resolveu matar os irmãos, como forma de defesa. Após ter feito isso, Iara fugiu para as matas. Porém, o pai a perseguiu e conseguiu capturá-la. Como punição, Iara foi jogada no rio Solimões (região amazônica). Os peixes que ali estavam a salvaram e, como era noite de lua cheia, ela foi transformada numa linda sereia.

4 Boto Cor de Rosa Introdução
A lenda do boto tem sua origem na região amazônica (Norte do Brasil). Ainda hoje é muito popular na região e faz parte do folclore amazônico e brasileiro. O que diz a lenda  De acordo com a lenda, um boto cor-de-rosa sai dos rios nas noites de festa junina. Com um poder especial, consegue se transformar num lindo jovem vestido com roupa social branca. Ele usa um chapéu branco para encobrir o rosto e disfarçar o nariz grande. Com seu jeito galanteador e falante, o boto aproxima-se das jovens desacompanhadas, seduzindo-as. Logo após, consegue convencer as mulheres para um passeio no fundo do rio, local onde costuma engravidá-las. Na manhã seguinte volta a se transformar no boto.  Cultura popular: - Na cultura popular, a lenda do boto era usada para justificar a ocorrência de uma gravidez fora do casamento. - Ainda nos dias atuais, principalmente na região amazônica, costuma-se dizer que uma criança é filha do boto, quando não se sabe quem é o pai.

5 Saci-Pererê As principais características
Apesar das inúmeras definições dessa famosa entidade folclórica algumas características são mais presentes e recorrentes nas descrições do Saci. Sabe-se que em geral: - é um ser que vive nas matas; - é extremamente misterioso; - é negro, pequeno e possui apenas uma perna; - usa um capuz vermelho e um cachimbo; - não possui pêlos no corpo; - não possui órgãos para urinar ou defecar; - só tem três dedos em cada mão; - possui as mãos perfuradas; - adora assoviar e ficar invisível; - vive com os joelhos machucados, resultado das travessuras; - tem o domínio dos insetos que atormentam o homem: mosquitos, pernilongos, pulgas, etc.; - fuma em um pito e solta fumaça pelos olhos; - adora fazer travessuras; - pode, em momentos de bom humor ajudar a encontrar coisas perdidas; - gira em torno de si feito um pião e provoca redemoinhos; - pode ser malvado e perigoso; - adora encantar as criancinhas fazê-las perder-se na mata;

6 Conclusão O folclore é formado de contos ,lendas ,mitos ,tradições de uma cultura. O povo conta os seus costumes que aprenderam com outras pessoas Todos os personagens do folclore ,foram criados pelas pessoas que conviveram com outros e assim foram formando idéias ,comentários e influenciaram os costumes de um povo. O Saci passou a ser o mais marcante do Folclore Brasileiro. Isto valorizando e diminuindo a comemoração do halloween no Brasil.


Carregar ppt "Gabrielle Cristine Serie: 4º ano-A"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google