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RELAÇÕES PÚBLICAS Ana Colaço Daiane Navarqui Joyce Agneli Marilene Gomes Neide Souza.

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1 RELAÇÕES PÚBLICAS Ana Colaço Daiane Navarqui Joyce Agneli Marilene Gomes Neide Souza

2 O QUE SÃO? São um equilíbrio entre as organizações e os públicos com os quais interagem. São um equilíbrio entre as organizações e os públicos com os quais interagem. Objetivo: Equilibrar a identidade e a imagem da organização, trabalhando com a opinião pública. Objetivo: Equilibrar a identidade e a imagem da organização, trabalhando com a opinião pública.

3 PODE SER FEITA: Pela construção de uma imagem positiva da instituição (produto, marca, empresa); Pela construção de uma imagem positiva da instituição (produto, marca, empresa); Através de pesquisa sobre a opinião pública; Através de pesquisa sobre a opinião pública; Pelo desenvolvimento de atividades de relacionamento com a mídia (assessoria de imprensa; Pelo desenvolvimento de atividades de relacionamento com a mídia (assessoria de imprensa; Pela identificação de potenciais patrocinadores, fazendo parcerias e convênios; Pela identificação de potenciais patrocinadores, fazendo parcerias e convênios; Pelo desenvolvimento de políticas de responsabilidade social. Pelo desenvolvimento de políticas de responsabilidade social.

4 COMO FUNCIONA Os profissionais de relações públicas contratados, ficam responsáveis pela publicidade em jornais ou noticiários televisivos. Os profissionais de relações públicas contratados, ficam responsáveis pela publicidade em jornais ou noticiários televisivos. O objetivo é satisfazer as necessidades dos jornalistas por notícias, aprimorando a imagem do cliente aos olhos do público. O objetivo é satisfazer as necessidades dos jornalistas por notícias, aprimorando a imagem do cliente aos olhos do público. Esses profissionais também são chamados para ensinar os funcionários de uma organização a se comunicarem com a mídia. Esses profissionais também são chamados para ensinar os funcionários de uma organização a se comunicarem com a mídia.

5 Um dos trabalhos de relações públicas é criar um “kit de imprensa”. Um jornalista pode pedir esse kit para o complemento do comunicado à imprensa. Contém as informações de quem é o cliente e o que ele faz. Um dos trabalhos de relações públicas é criar um “kit de imprensa”. Um jornalista pode pedir esse kit para o complemento do comunicado à imprensa. Contém as informações de quem é o cliente e o que ele faz.

6 EXEMPLO Perfil dos diretores; Perfil dos diretores; Fatos rápidos sobre uma organização, como sua história; Fatos rápidos sobre uma organização, como sua história; Fotos; Fotos; Descrições detalhadas dos produtos; Descrições detalhadas dos produtos; Comunicados recentes à imprensa; Comunicados recentes à imprensa; Cartões de visita dos representantes. Cartões de visita dos representantes.

7 Funções do Profissional da Área Elaborar o planejamento de comunicação da organização para dar unidade e otimização de esforços; Elaborar o planejamento de comunicação da organização para dar unidade e otimização de esforços; Realizar e analisar pesquisas de opinião pública; Realizar e analisar pesquisas de opinião pública; Promover divulgação jornalística e elaborar veículos internos de comunicação (boletins, malas-diretas, vídeos); Promover divulgação jornalística e elaborar veículos internos de comunicação (boletins, malas-diretas, vídeos);

8 Organizar estrutura geral de eventos (culturais, esportivos, sociais, empresariais, científicos); Organizar estrutura geral de eventos (culturais, esportivos, sociais, empresariais, científicos); Interagir a organização com a comunidade através do marketing social; Interagir a organização com a comunidade através do marketing social; Zelar pela construção e credibilidade da imagem / marca da organização; Zelar pela construção e credibilidade da imagem / marca da organização; Intermediar criação de campanhas institucionais e mercadológicas. Intermediar criação de campanhas institucionais e mercadológicas.

9 LEI 5.377 Disciplina a Profissão de Relações Públicas: Disciplina a Profissão de Relações Públicas: - São fiscalizados pelo Ministério do trabalho; - Devem ser formados e credenciados nos termos da Lei; - Respeitar o código de ética; - Devem pagar anuidade para exercerem a profissão.

10 Algumas instituições que fazem Relações Públicas HSBC – está engajado na promoção e divulgação da imagem social da cidade de Curitiba; HSBC – está engajado na promoção e divulgação da imagem social da cidade de Curitiba; UNILEVER – com algumas ações, contribui para o crescimento e desenvolvimento social do país. UNILEVER – com algumas ações, contribui para o crescimento e desenvolvimento social do país. Fonte: Informativo editado pela Escola de Negócios da Universidade Positivo. Nov/2009


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