A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário Tecnologia da informação: INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário Tecnologia da informação: INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL"— Transcrição da apresentação:

1 Seminário Tecnologia da informação: INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL
Janice Silva dos Santos e Raquel Sena Souza Com:

2 APRESENTAÇÃO A NOVA AGENDA PÚBLICA:

3 Quando Gutenberg criou o processo de impressão com tipos móveis, as ideias ganharam velocidade. Com o surgimento da imprensa mudou as formas de convencimento e de fazer política. A nova tecnologia da comunicação tornou-se ferramenta indispensável para o envolvimento da nação e para a criação de uma sociedade de massa. A importância da imprensa para o poder foi tamanha que Max Weber, sociólogo alemão, afirmou ser o jornalismo a primeira profissão politica remunerada.

4 REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
Que revolução é esta? como ela altera a sociedade, a economia, as comunicações, as disputas política e o Estado? Por que criar uma nova agenda de preocupações públicas?

5 A EMERGÊNCIA DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E A AMPLIAÇÃO DA POBREZA.
Sociedade da informação, mundo globalizado e avanço tecnológico, ou sociedade dos infoexcluídos, alienação global e desumanização tecnológica?

6 A INTERNET Ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligadas entre si através de linhas telefônicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites e outros serviços de telecomunicações.

7 Revolução informacional
Quando começou a revolução das novas tecnologias da informação? Quais são os seus resultados? Que revolução é essa? Por que chamar esse processo de revolução?

8 Novos excluídos? Quanto custa se conectar a sociedade da informação?

9 Por que a infoinclusão é estratégica?
É possível pensar a inclusão social a partir da inclusão digital?

10 Externalidades negativas
Uma empresa está preocupada em lucrar, não em enfrentar problemas sociais, nem mesmo problemas macroeconômicos. PONTO ESSENCIAL - O ENFRENTAMENTO DA EXCLUSÃO DIGITAL.

11 Navegar é preciso - Inclusão digital: liberdade, independência tecnológica e democratização da sociedade Liberdade de executar o programa para qualquer propósito: Liberdade para estudar o programa e adaptá-lo às suas próprias necessidades, ou seja, ter acesso ao seu código-fonte. Liberdade de redistribuir suas cópias originais ou alteradas.

12 Sérgio Amadeu da Silveira Imagens: Google
Referências: Sérgio Amadeu da Silveira Imagens: Google BRASIL. Ministério da Educação. Portal de Inclusão Digital. Acessado em 1 de mar. de Disponível em:  

13 DOCENTE: MENANDRO CELSO DE CASTRO RAMOS
DISCENTES: JANICE SILVA DOS SANTOS RAQUEL SENA SOUZA DOS SANTOS FACULDADE DE EDUCAÇÃO / FACED

14 Conclusão: Por uma política publica de inclusão digital
Estar conectado às redes de informações e dominar tecnologias estratégicas pode fazer a diferença entre a construção de uma sociedade com qualidade de vida e uma sociedade de desindustrialização endividada, de pobreza informacional e de miséria social.


Carregar ppt "Seminário Tecnologia da informação: INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google