A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM PROSA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM PROSA"— Transcrição da apresentação:

1 TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM PROSA
DESENVOLVIMENTO TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM PROSA

2 DESENVOLVENDO A TESE INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONCLUSÃO

3 OBJETIVO O Parágrafo de Desenvolvimento tem a função de defender e comprovar a TESE que foi apresentada no parágrafo introdutório.

4 AS PARTES DO PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO
1ª Parte: O Tópico Frasal 2ª Parte: Argumentos 3ª Parte: Encerramento

5 TÓPICO FRASAL É o primeiro período do parágrafo, ou seja, tudo que estiver escrito até o primeiro ponto final. Serve para dizer do que o parágrafo trata, identifica a ideia principal do parágrafo.

6 ARGUMENTOS E ENCERRAMENTO
Depois de apresentado o tópico frasal(no primeiro período), os outros períodos seguintes servem para apresentar os argumentos que desenvolvem a ideia principal do parágrafo. Por fim, o último o período serve para encerrar a ideia principal do parágrafo, é o acabamento do assunto, evitando que o parágrafo termine sem um fechamento.

7 EXEMPLO Apresentação do Tema (que está na proposta de redação)
Tema: Internet Parágrafo de Introdução: A Internet é o principal ícone tecnológico do século XXI e inaugurou, em nossa sociedade, a cultura da era digital. Sua principal característica é o fato de proporcionar ao usuário o poder de compartilhar informações e ideias para o mundo inteiro, manifestando a integração de conteúdo a nível global. Apresentação do Tema (que está na proposta de redação) Apresentação da Tese (que vai nortear todo o texto)

8 EXEMPLO Tópico frasal (ideia principal do parágrafo)
A internet possibilita aos seus usuários o inigualável poder de compartilhamento de informações. Muitas são as ferramentas que possibilitam ao internauta o poder de disseminar suas ideias de modo instantâneo e global, sendo essa uma das características sem precedentes na história tecnológica do homem. Como exemplo pode-se destacar o correio eletrônico, as redes sociais, os fóruns, os sites, os blogs, as plataformas de armazenamento de vídeos, entre outros. Com tantas ferramentas, nunca foi tão simples e fácil compartilhar ideias, fato que transforma o homem num se de interação universal. Tópico frasal (ideia principal do parágrafo) Argumentos (comprovação da ideia principal) Encerramento (acabamento da ideia , reafirmando o tópico frasal)

9 QUANTOS PARÁGRAFOS DE DESENVOLVIMENTO?
Se a TESE (na introdução) apresentar duas ideias, pode-se escrever dois parágrafos de desenvolvimento, uma para cada ideia. Caso a Tese apresente três ideais, pode-se escrever um parágrafo para cada ideia e assim sucessivamente. Atenção: o Fato-exemplo pode ser usado para comprovar uma das ideias da tese.

10 EXEMPLO Tema: Energia Nuclear Tese na Introdução:
A energia nuclear é uma boa alternativa para a geração de eletricidade, porém a possibilidade dela não ser usada para fins pacíficos é uma grande preocupação da humanidade. Há duas ideias nessa tese: geração de eletricidade (um parágrafo para esse assunto) Possibilidade de não ser usada para fins pacíficos (outro parágrafo para esse assunto)

11 MODELO 1º PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO Em muitos países, a fusão nuclear é uma boa alternativa para gerar energia. Para algumas nações, no entanto, o processo passa a ser fundamental, uma vez que não contam com boas condições hidrográficas para construir hidroelétricas. Sem dizer que a energia nuclear também tem sido usada para o desenvolvimento da medicina. Portanto, seu valor é real e necessário.

12 MODELO 2º Parágrafo de Desenvolvimento
Por outro lado, a energia nuclear, desde seu advento, não vem apenas sendo usado para o bem do homem. Infelizmente para a humanidade, seu princípio fez surgir a bomba nuclear, artefato capaz de exterminar uma população inteira de uma grande metrópole. Exemplos disso foram Hiroshima e Nagasaki, no Japão, que foram completamente destruídas, ao final da Segunda Guerra Mundial, por bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos. Falta ainda ao homem do século XXI discernimento para usar tal energia apenas para fins pacíficos. - Fato exemplo (para comprovar o argumento)


Carregar ppt "TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM PROSA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google