A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA EM SAÚDE E AMBIENTE: REALIDADE E POSSIBILIDADES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA EM SAÚDE E AMBIENTE: REALIDADE E POSSIBILIDADES"— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA EM SAÚDE E AMBIENTE: REALIDADE E POSSIBILIDADES
Profª Drª ELIZABETH TEIXEIRA

2 PONTO DE PARTIDA: A REALIDADE
O RECONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DE UM CAMPO DE INTERSECÇÃO ENTRE SAÚDE E AMBIENTE A RE-ELABORAÇÃO DO CONCEITO DE SAÚDE SITUADO NAS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUOS E ECOSSISTEMAS A ADOÇÃO DE METODOLOGIAS ETNOECOLÓGICAS E INTERDISCIPLINARES A AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE INSTALADA DE PESQUISA, COM NOVOS GRUPOS, NÚCLEOS E ORGANIZAÇÕES

3 AS POSSIBILIDADES: POR UMA SOCIOLOGIA DAS EMERGÊNCIAS
Que investiga o possível contido na realidade; Que analisa as alternativas que estão contidas no horizonte de possibilidades concretas; Que visa compreender e empreender uma amplificação simbólica de conhecimentos, práticas e agentes para identificar as tendências do futuro nas quais é possível intervir para maximizar a probabilidade de esperança.

4 POR UMA SOCIALIZAÇÃO DAS ALTERNATIVAS:
TERMO-CHAVE 1: POSSIBILIDADE Poder pensar um futuro plural e de possibilidades concretas, torna viável construir no presente novas alternativas de cuidado e redes de solidariedade (primeira razão para a socialização das alternativas).

5 TERMO-CHAVE 2: PISTA É preciso aumentar simbolicamente as possibilidades do futuro, e assim, localizar as pistas que estão ocultas em concretas experiências sociais. As pistas anunciam o que está por vir, que é próximo, e que é essencial (segunda razão para a socialização das alternativas).

6 POR UMA CARTOGRAFIA DAS EXPERIÊNCIAS EXITOSAS:
É viabilizar mapas dos pluralismos para além da coexistência, mas mapas das porosidades e transgressões nas diferentes redes; É mapear as formas de auto-organização onde se geram resistências e efeitos perversos mas também autonomia e criatividade. É descrever as experiências-de-referência, os atores-de-referência, os espaços híbridos, as alternativas locais.

7 Cartografar é construir mapas do real, no sentido metafórico:
.Estudar o efeito da escala: Quais são as formas diferentes em diferentes espaços? .Estudar o efeito da projeção: Quais os elementos que estão no centro e os que estão na periferia? .Estudar o efeito da simbolização: Quais os tipos-ideais de simbolização?

8 PONTO DE CHEGADA: É preciso traduzir o real para permitir a inteligibilidade mútua entre as experiências, o disponível e o possível (teoria da tradução). É preciso interpretar conhecimentos e práticas exitosas para identificar preocupações iguais que produziram respostas diferentes; É preciso reconhecer a relatividade e a incompletude das ações que, assim, podem ser enriquecidas por diálogos e confrontações.

9 É PRECISO NAVEGAR.... ...NAVEGAR É PRECISO


Carregar ppt "PESQUISA EM SAÚDE E AMBIENTE: REALIDADE E POSSIBILIDADES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google